A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas. Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia. Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!
Depois do granel que foi, na manifestação, em que até lhe afiançaram de porrada, deram roda de filho da puta e o deixaram em cuecas no meio da rua, o ilustre candidato refugiou-se, em cuecas, no terraço da sede do Partido e diz que só sai dali quando um helicóptero o vier buscar para tomar posse. Na foto, um grupo de operárias febris tenta arrastá-lo para a próxima manifestação do 8 de Maio, dia Internacional das Mulheres Carecas. Em vão. Como vêem, agarra-se à escada de salvação, como a uma escada de salvação se agarrasse. Eu, pessoalmente, nunca vi tal !...
Dirigente sindical inspecciona os trajes das manifestantes que, esta tarde, vão desfilar por Lisboa, na marcha comemorativa de mais um dia do trabalhador. Este ano, e em reflexo da grave crise económica e financeira, que se reflecte já, de forma tão sensível numa esmigalhadora quantidade de famílias e até pessoas, os sindicatos decidiram organizar os desfiles do 1º de Maio todos em culottes, revelando assim, de forma simbólica e acutilante, as dificuldades dos trabalhadores e as pernas das raparigas. Como se vê, na fotografia, alguma coisa parece não estar bem com o joelho esquerdo de uma delas. É para que vejam que isto, de desfiles e manifestações, não é só sair para a rua de qualquer maneira e gritar umas coisas e beber umas minis... Longe disso. São coisas que querem muita preparação.Vamos lá, com respeito!
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Alerta de gripe sobe para nível 5, diz o DN. O Público escreve que a Organização Mundial de Saúde diz que a pandemia está iminente. E a gripe suína mexicana passa hoje obviamente por todas as capas dos jornais. O JN diz que o grau de alerta para a gripe suína está quase no máximo. De facto, a escala é de 6 pontos.
E chegamos ao Correio da Manhã e começa a baixar a fervura… aqui a matéria só merece uma discreta referência onde se lê que a gripe suína fez suspender os voos para o México e que o caso de Chaves foi falso alarme. Refere-se aqui o caso da criança internada no hospital de s. João no Porto. Suspeita-se de pneumonia, mas a hipótese da criança estar contaminada com o vírus da gripe suína parece definitivamente afastada.
No 24 Horas é ainda mais discreta a referência. O jornal limita-se a dizer que os 10 testes de despistagem feitos em Portugal deram negativos.
A capa do 24, com fotografia de página inteira vai para a actriz Alexandra Lencastre… Ameaça sair da televisão. Isto porque está magoada com a estação para quem trabalha por causa das alegadas invasões da vida privada, com notícias dos amores e desamores e outras peripécias do foro íntimo da actriz… Assunto bem mais momentoso, obviamente do que as declarações que o bispo de Viseu terá proferido na entrevista que deu ao 24 Horas e que o jornal hoje publica… diz assim, a chamada de capa: “Bispo de Viseu aceita que os padres se casem”.
E agora em sentido inverso, voltemos por onde viemos… Correio da Manhã… “Contas a prazo já dão 4,8% de juros líquidos”… é a guerra… a guerra da concorrência, claro está… diz o Correio, que os bancos pequenos abriram a guerra dos super depósitos e sobem os juros para atrair os novos clientes.
Também aqui no Correio alguém se queixa de devassa da vida privada. No caso, a jornalista Fernanda Câncio. Já terá mesmo feito seguir a queixa para quem de direito. Diz que não gosta de ser referida como a namorada de José Sócrates e mais que isso não gosta que essa circunstância seja usada para envenenar o discurso e insinuar que isso lhe pode influenciar o rigor e ética jornalística.
No JN, Gonçalo Amaral o ex inspector da Judiciária, que foi afastado do caso Madeleine MaCann, parece que não desiste. Vencido, mas não convencido, o ex inspector, diz o JN, reuniu um grupo de ex polícias para voltar às investigações. “Se houver culpados terão de ser presentes à justiça”, é o mote e o Graal do ex inspector.
No DN, ficamos entretanto a saber, que a falta de funcionários judiciais compromete as investigações e que a Judiciária chega a esperar horas, por um mandato de detenção, por exemplo.
Outra matéria, em destaque na primeira do DN, é os despedimentos colectivos, que em Portugal quadruplicaram. Os processos abertos entre Janeiro e Março afectaram quase 3500 trabalhadores… e diz ainda, o DN, se bem que com muito menor destaque, que a senhora Berlusconi perdeu a paciência com o marido. A gota de água parece ter sido a recente proposta de Sílvio Berlusconi, de fazer um casting com actrizes e modelos, para escolher candidatas ao Parlamento Europeu em nome do partido.
Dos partidos – e estamos já onde tínhamos começado, na capa do Público… dos partidos, diz que a nova lei de financiamento faz subir dos actuais 22 mil e 500, para um milhão 257 mil e qualquer coisa, o valor total de dinheiro vivo, que os partidos podem receber, para financiar campanhas e outras acções que considerem necessárias para levar a carta a Garcia..
Um aumento de 55 vezes, diz o Público e diz mais… diz que foi consensual e rapidíssima, a decisão de aprovar este aumento… Aprovação em tempo record e com alargado consenso.
É tranquilizante saber que reina a paz institucional, a um nível tão sensível para a República, como o fórum onde a democracia se esculpe e afirma… pelo menos em algumas matérias…
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Barak Obama e os cem dias que reconciliaram a América com o mundo fazem a capa do Público. O Diário de Notícias segue por caminho idêntico e puxa também uma fotografia do presidente norte-americano para a primeira página. Obama completa cem dias sem perder popularidade. Lembra o DN, que o presidente herdou duas guerras frias e uma crise financeira, como não se via desde os anos 30, mas que, os primeiros passos da governação merecem o apoio de 65% do povo norte-americano. A gripe suína mexicana, diz ainda o DN é o mais recente problema – e este com carácter da maior urgência, que Barak Obama tem de resolver
Ainda na capa do DN, confirma-se o primeiro caso suspeito de gripe mexicana em Portugal… diz o DN que a vítima é uma criança de 3 anos regressada dos Estados Unidos no passado 21 de Abril…
O Público, esse completa a primeira página com a notícia da descida das taxas de juro, que está a demorar a chegar a quem tem empréstimos à habitação. No mês passado, a taxa média de juro ficou 3 pontos acima da média da taxa Euribor – que é a referencia mais usada.
O Público traz hoje, ainda e em especial destaque uma entrevista ao Nobel alemão da Medicina, Harald zur Hausen, que acredita que em breve haverá uma vacina, ou melhor, um cocktail de vacinas capaz de vencer alguns tipos de cancro… O dr. zur Hausen sempre acreditou – diz o jornal – que sempre acreditou, por exemplo, na origem viral do cancro do colo do útero… quanto a outros tipos de cancro, acha também que nalguns casos pode haver uma relação directa com agentes infecciosos (vírus, bactérias e outras espécies de parasitas…)
Na primeira do JN o ensino superior ameaça com greve… esta é uma história que já vem levantando fervura de há uns dias para cá… hoje o JN diz que os sindicatos ainda negoceiam com o ministério da tutela, mas já há um pré aviso de greve, para o 14 de Maio… diz o JN, que há 4 mil professores equiparados dos politécnicos, cujas carreiras estão em risco.
Em risco, pelo menos esse é o receio dos criadores nacionais,,, em risco pode estar o puro sangue do cavalo lusitano. Isto porque o Brasil reclama o controlo da raça. Uma associação brasileira criou um livro genealógico do puro-sangue lusitano e os criadores portugueses temem a descaracterização de – o que chamam – uma marca portuguesa… Uma marca – é o que aqui está escrito. Não uma raça, ou uma espécie, ou variante, ou o que seja, mas uma marca portuguesa.
O 24 Horas, desde que mudou de visual tornou-se um pouco complicado de incluir nestas resenhas… querem ver? Logo ao topo da capa diz que Cláudia Jacques pousou nua para a Playboy e agora está preocupada com o que dirão dela, ás filhas, lá na escola… Uma questão sensível, sem dúvida... Esta de saber quem é Cláudia Jacques, afinal…
No Correio da Manhã… depois de se dizer que os salários da GNR subiram 5,5%... o que aparentemente é uma subida em flecha. É o que se depreende… “nova tabela dispara ordenados”, diz aqui, e que agora um comandante geral da GNR passa a ganhar mais do que o chefe do estado-maior das forças armadas…
E, noutras guerras, o Correio da Manhã publica ainda a fotografia de Margarida Menezes, que ontem já alguns jornais apresentavam como presidente do Clube das Virgens. A personagem em questão foi oradora convidada, anteontem no Porto, na abertura do Congresso do Desejo e hoje faz a capa do Correio, por causa dessa surpreendente realidade… o Clube das Virgens, fundado por Margarida há um ano continua sem sócios. Diz a presidente - e já ontem o tínhamos ouvido - que a falta de sócios se explica pela vergonha, que algumas mulheres portuguesas têm, de assumir a virgindade…
Ora bem dona Margarida… e os homens, não?!... E quanto às mulheres, talvez que nem todas sintam a necessidade de fazer bandeira da sua própria virgindade, nem de sair para a rua agitando-a como um troféu, ou, quem sabe, como panfleto publicitário… se calhar muitas das virgens portuguesas até convivem mais ou menos pacificamente com essa circunstância... que é de uma circunstância que se trata, nem de uma condenação, nem profissão de fé.
terça-feira, 28 de abril de 2009
As caras da notícia… os rostos…
Vamos por aí. Hoje o Público imprime na primeira página – chamemos-lhe assim – o rosto do mal, ou, como diz a legenda – a imagem colorida do AH1N1, o vírus da gripe suína, divulgado no dia 24, nos Estados Unidos… Só a imagem já assustava, mas o Público faz questão de completar o cenário, com a legenda: “Alerta de epidemia global de gripe mexicana”… e continua depois: “Organização Mundial de Saúde aumenta nível de alerta de pandemia”… “Governos tomam medidas sanitárias”… “México já conta 150 mortos”… “vírus atravessou o Atlântico e há casos confirmados em Espanha e no Reino Unido”.
Ora portanto, não lhe vamos chamar uma capa alarmista, a de hoje do Público, mas admitamos que é alarmante quanto baste…
Já o DN, quanto a este assunto, resume-o dizendo que os hospitais portugueses reforçam o stock anti gripe… O JN diz que o risco de pandemia aumenta, que o número de casos na Europa vai crescendo, mas que a ministra portuguesa da saúde garante que Portugal está preparado…
O Correio da Manhã puxa para a capa a notícia de duas portuguesas de quarentena e fala de suspeitas de dois casos de gripe suína na linha de Sintra…
E até os de negócios não fogem ao assunto.
O Jornal de Negócios diz que o México lança o pânico no mundo e que a gripe suína fez cair os mercado da aviação e turismo, mas que está a ser bom para a indústria farmacêutica… Enquanto o Diário Económico dá igualmente conta do prejuízo que vai sobrando para os operadores turísticos e companhias de aviação. As companhias aéreas preparam planos de emergência, enquanto as acções vão afundando na Bolsa.
O 24 Horas, em novo formato, puxa para a capa um outro rosto…
O rosto de uma jovem actriz de telenovela. O título explica que se reuniram 11 caras famosas e que o jornal as fotografou sem maquilhagem, nem retoques, nem roupa de marca, nem truques fotográficos… Hoje o 24 convida os leitores a ver o rosto dessas 11 mulheres de coragem e com idades entre os 20 e os 70 anos e perceber como elas realmente são. DIVAS de cara lavada – é como o jornal as apresenta, em título e manchete.
Pensar que por baixo de tanta beleza se podem hospedar criaturas tão horríveis e nojentas, como a que o Público hoje retrata na capa, deixa-me cheio de medo e repugnância por mim próprio.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
A gripe suína é notícia em todas as primeiras páginas dos jornais de hoje.
Quatro hospitais mobilizados em Portugal, para controlar o surto da doença. O universitário de Coimbra, o de s. João no Porto e os de d. Estefânia e Curry Cabral em Lisboa. Em alerta para receber, se for caso disso, os 200 turistas portugueses cujo regresso do México é esperado para amanhã. É a matéria de capa do Diário de Notícias.
E no México já se sabe. Há a notícia da morte de dezenas de pessoas. Os Estados Unidos declararam estado de emergência médica… no Canadá a mesma coisa, sendo que há suspeitas do vírus ter já entrado na Europa, por Espanha, ou França.
Mortes no México e casos suspeitos em 3 continentes é a manchete no Público, enquanto o Correio da Manhã garante que os turistas portugueses estão a ser controlados nos aeroportos espanhóis e que essa mesma vigilância ainda não foi reforçada nos aeroportos portugueses. Já o Jornal de Notícias lembra que quem tomou a vacina – no caso a Tamiflu- que se tem revelado eficiente desde que tomada aos primeiros sintomas… pois diz o JN, que quem tomou a vacina está mais protegido… conclusão brilhante! Para quê tomá-la, se ela não fizesse efeito nenhum, nem bom nem mau, antes pelo contrário?!...
Ora já o 24 Horas passa ao lado da gripe suína e – celebrando o novo grafismo e visual - puxa para a capa a alegada guerra entre a TVI e o Governo… ou melhor e como diz a manchete… puxa para a capa os segredos do ódio entre José Eduardo Moniz e José Sócrates.
Dos económicos e se me permitem destaco apenas a capa do Diário. Do Diário Económico, onde se diz que os salários em Portugal têm o maior aumento da década…
Este ano! Diz o Diário Económico, que os patrões e os sindicatos acordaram num aumento médio de 2,6% nos salários, o que resulta no maior ganho de poder de compra desde o ano 2000.
Outra chamada de capa no Diário Económico vai para esta declaração do empresário Miguel Pais do Amaral… Diz que não se pode considerar vítima da crise e garantiu ao jornal que tem uma lista de empresas, que tenciona comprar nos próximos dois anos.
Pois que deus lhe dê vida e saúde para as conseguir gerir a todas com inteligência e sucesso.
domingo, 26 de abril de 2009
Bifanas nas alturas, Deus é pai! A partir de hoje, o panteão da santidade conta com mais um reforço. Foi de Portugal, após uma longa e idiossincrática espera, que se alistou este d. Nuno Álvares de Santa Maria e Pereira, aka já há muito tempo, o santo Condestável do reino e herói de muitas e miraculadas aljubarrotas. O Vaticano resolveu canalizá-lo. A prova que faltava, consta que até é relativamente recente. Fala-se de uma mulher que queimou uma vista a fritar peixe, ou qualquer coisa e os médicos diziam que ia ficar cega. Não ficou e até se curou, diz ela que, porque rezou umas rezas ao santo Condestável. Temos portanto que, mesmo sem alvará da Santa Sé, o santo fez o milagre e o Vaticano não teve outro remédio senão canalizá-lo. A partir de agora, portanto e sem receio de recorrer ao milagre clandestino, qualquer pessoa que esteja aflita, em situações em que eles são muitos e nós poucochinhos, ou em que eles são gordos e nós uns lingrinhas esfomeados, ou eles bem treinados e instruídos e nós uma cambada de bêbados cagões... pode recorrer a este ex beato Nuno de santa Maria, que acaba de ser oficialmente reconhecido como mais um canal de intercedência, ou comunicação com o Além. Na foto, dois neófitos da recém criada Ordem de Marcha (em homenagem ao passado militar do santo...) dão a boa nova a alguns transeuntes.