Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

E do DN, resgato a notícia que vem da Grécia e que ilustra as manifestações de ontem nas ruas de Atenas e que contaminaram outras cidades, afectando serviços públicos e transportes. 30 mil desfilaram pela capital, contra as medidas de austeridade do Governo, para o país sair da crise. Os hospitais funcionam a conta gotas e as escolas, tribunais, jornais e televisões mantém-se em greve. Os portos estão fechados e os aviões ficaram em terra. 
É o que se lê, na primeira do DN de hoje... Em rodapé, notícias da casa... Diz que a Segurança Social portuguesa penhora 40 automóveis por dia. O que faz com que, desde o princípio deste ano, tenham já sido penhorados 2 mil carros para saldar dívidas que chegam aos 26 milhões de euros.  E logo ao lado outras contas... Diz que o Estado pagou 146 milhões de euros em bolsas de investigação. Uma contabilidade que faz com que , o ano passado, se tenha batido o record no número de bolseiros investigadores, ou investigadores bolseiros.
Ainda à volta da economia e do emprego... No Público , a manchete afirma que os funcionários públicos estão a antecipar as reformas com perdas de 60% nas pensões. O Governo aconselha a alguma prudência e que a antecipação da reforma lhes vai custar dinheiro... mesmo assim, os funcionários preferem assim... ou antes assim, que pior ainda... No dia em que se espera a aprovação do PEC, o Público puxa para a capa alguns dos temas mais sensíveis para os funcionários públicos... os prémios de desempenho... este ano vão mais que duplicar, diz o Público...  já os montantes para as progressões na carreira podem cair, fixando-se num total de pouco mais de 80 milhões de euros.
No JN, fala-se em despedimentos colectivos, sublinhando que a maioria deles se regista no norte do país... mais de metade. O ano passado fecharam 379 empresas, mandando mais de 5 mil pessoas para o desemprego... Ainda no JN e em chamada de capa... diz-se que duplicou o número de portugueses que se reformaram depois dos 65 anos... o que lhes valeu uma bonificação prevista pela lei. Uma bonificação, que deixa de existir, se o reformado tiver 70 anos ou mais... sendo que, para os outros, os que têm direito a bonificação, ela, a bonificação, se fixa numa taxa que chega a 1% , nos casos máximos em que se tem mais de 40 anos de descontos...   (soa a pouco, mas é decerto de boa vontade).
"Lavagem de dinheiro em vendas do Futebol Clube do Porto" – grita a manchete de hoje no Correio  da Manhã... transferência de 3 jogadores são alvo de suspeitas da polícia belga(?) é o que diz aqui... da policia belga... diz o Correio que o suspeito é um empresário e ex dirigente portista... a sede da SAD portista foi investigada pela judiciária... o I acrescenta que o empresário é suspeito de fuga ao fisco...
Mas a manchete do I vai para a situação na Madeira.. no caso, para as razões que levam Sócrates e João Jardim a recusarem a declaração de calamidade pública no arquipélago... não é para não assustar o turismo... é para não ter de os indemnizar... ou antes, não ter de os reembolsar, se algum protestar contra o mau tempo.
No Económico... preços de bens alimentares sobem 100% na Madeira após tragédia... aí está um título tão enigmático quanto esclarecedor.... ou seja, sobem 100% porque são bens extremamente escassos nesta altura, ou porque a especulação saltou também já o leito da ribeira?.. Também o de Negócios trás uma breve chamada de capa relacionada com a Madeira... madeirenses cooperam para combater efeitos no turismo...
No 24 horas, mais um milagre...  Um homem que chegou a pensar que ia ser enterrado vivo no meio da lama e do lixo. Foi resgatado com vida e está agora no hospital, de onde conta ao jornal o grande susto que viveu... 
Fixe! Mais tarde , quando tiver alta e a ilha tiver voltado à normalidade, já tem uma história do camandro para contar aos turistas!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Faz a capa do I desta terça – a criminalidade em Portugal... Diz o jornal que os portugueses querem que a polícia recorra mais à força para combater a criminalidade em Portugal... Seis em cada dez inquiridos apontam a falta da severidade da polícia, como a principal causa do elevado número de crimes que se praticam por cá...
Já o Correio da Manhã, em discreta chamada de capa, fala em homicidas brasileiros sem controlo... Há que abrir o jornal e ir lá até à página 12, onde se fica a perceber que o que se passa é que alguns cidadãos brasileiros chegam a Portugal como turistas... alegadamente dizem que vêm participar em torneios de artes marciais, mas acabam ou a vender droga, ou  a fazer segurança ilegal e extorsão em bares e casas de divertimento nocturno, a roubar, ou, se for preciso, a matar mesmo.
Quanto à tragédia na Madeira... escreve o JN em título que o plano de emergência da Madeira é de 2003 e já alertava para risco de morte... diz que o que se passou este fim de semana corresponde a um dos principais perigos identificados na altura, nesse plano de emergência... de resto, hoje o JN repete a receita de ontem e volta a publicar uma fotografia na capa do resgate de um cadáver.. no caso, a vítima completamente coberta de lama está a ser retirada de dentro do automóvel onde morreu... A mesma fotografia faz a capa do 24 Horas, sendo que aqui a legenda que a cobre quase por completo diz que milionários dão milhões para ajudar a Madeira.. Nuno Amado do Santander, Ricardo Salgado do BES... acrescentam-se depois os valores que cada um diz que vai doar... Joe Berardo, por exemplo, um madeirense, consta que vai doar 5% da receita de um vinho que produz... Já Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, parece ser o mais generosos, nesta breve lista... um milhão de euros é quanto se diz que o empresário vai doar em solidariedade com as vítimas do aluvião na ilha da Madeira.
No DN, explica-se que há agora uma outra emergência na ilha.. repor o abastecimento de água e combater a praga de ratos que ameaça a cidade... quanto à calamidade pública , diz-se que a ideia de Alberto João Jardim, ao recusar-se a proclamar calamidade pública, é obrigar as seguradoras a pagar os prejuízos da cheia...  Quanto ao turismo, diz ainda o DN, que há um plano que prevê apoios extras para evitar o cancelamento de reservas.
Também o Público diz que o governo regional e João Jardim não querem dramatizar a situação, para não assustar o turismo, mas isso já é notícia de ante ontem...  a novidade não é manchete, mas vem lá dentro, ao virar da página, que o Governo Central resolveu fazer tréguas na guerra das Finanças Regionais, tendo em conta a situação de excepção que se vive no arquipélago.
A manchete do Público vai entretanto para o inquérito do Freeport...ainda se lembram dele?... do inquérito claro.!. pois diz a manchete, que o inquérito do Freeport não reuniu provas para acusar José Sócrates, mas adianta que outros suspeitos vão ser acusados. Agora que o processo entra na recta final, o Ministério Público vai mesmo arquivar os indícios que comprometiam o 1º ministro.
Outra noticia com destaque de 1ªpágina... o crédito mal parado às empresas, que o ano passado cresceu 80%.. é mesmo assim o ritmo mais baixo dos últimos 5 anos. Já os empréstimos de cobrança difícil disparam em flecha.. quase duplicaram, fixando-se nos 4 mil e 500 milhões de euros.
Outros números e de regresso rapidamente à capa do JN.. os desempregados... diz o JN que os trabalhadores precários são um terço do total de desempregados... só o mês passado eram 70 mil em fila nos centros de emprego.
O Económico fala do endividamento das empresas públicas e do limite imposto pelo Governo para sanear as contas... O programa para a redução do défice e da dívida pública vai ser entregue por estes dias em Bruxelas , sendo que Lisboa fixa agora um tecto máximo para o endividamento das empresas públicas, no Pacto de Estabilidade e Crescimento... Outra matéria de capa no Económico... Bruxelas pode vir a dar 750 milhões de euros de ajuda para a Madeira... pode é demorar uns meses.. foi o que disse já Durão Barroso, o presidente da Comissão...
E já agora também, a manchete do de Negócios... diz que os fabricantes de automóveis estão a aumentar a produção para evitar despedimentos.. diz mesmo que as fábricas em Portugal... as de automóveis, claro, já estão a sair da crise... em esforço, em primeira, devagarinho... mas estão.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Jornal de Negócios... afirma Cândida Almeida, que escutas a magistrados defenderiam melhor o segredo de justiça... O mesmo será admitir, deduz-se,  que para a procuradora geral adjunta serão os próprios magistrados a fonte e origem das fugas de informação e da violação do segredo de justiça. O jornal dedica hoje 4 páginas à entrevista com Cândida Almeida. Outras declarações destacadas pelo de Negócios em primeira página... que o poder absoluto corrompe muito mais ... e ainda que há mais criminosos nas ruas que inocentes nas prisões - não menos preocupante seria concluir-se que há mais inocentes presos que criminosos à solta, o que indo dar ao mesmo, soaria muito pior, apesar de tudo. Adiante.
No Económico, resume-se o essencial da tragédia, que assolou a ilha da Madeira... diz assim: Prejuízos na Madeira podem passar os mil milhões de euros.
O resto dos jornais puxam obviamente a Madeira para a primeira página.. No caso dos JN e DN cedeu-se à tentação de publicar fotografias de cadáveres na primeira página. Gente anónima apanhada na enxurrada e que os bombeiros  resgatam do meio dos escombros... o Correio da Manhã é um pouco mais comedido na fotografia que faz a capa e do corpo que os bombeiros transportam na maca apenas se lhe percebe o vulto embrulhado num lençol.
Do resto da actualidade...
Comecemos pelo I. 
Não é a manchete, mas trás destaque que chegue... Guia de Impostos.  Anuncia-se assim e depois promete explicar como se poupa mais de 3 mil euros no IRS... é bom, melhor seria explicar como se ganha dinheiro suficiente, para se ter de descontar 3 mil euros em IRS... adiante, que não se pode ter tudo...
No Público, em destaque e no ano em que se comemora o centenário do fotógrafo francês Marcel Gautherot e os 50 anos da construção de Brasília, que ele fotografou, o Instituto Moreira Salles presta-lhe homenagem... ao fotógrafo. O texto é de Isabel Coutinho, as fotos, naturalmente de Marcel Gautherot... o fotógrafo que o Público diz que terá afirmado certa vez em conversa com Jacques Prévert... que, no Brasil, teve vontade de derrubar uma floresta inteira, para tirar o retrato a uma árvore de que tinha gostado particularmente...
E a violência doméstica... de volta a casa temos então que a violência doméstica passa hoje também pelas capas de alguns jornais... 84 queixas por dia – diz o DN... 19 mil processos abertos em 2009, mais de 30 mil denúncias... um aumento significativo em relação ao ano anterior. Nesse ano, o de 2009 morreram 29 mulheres vítimas de violência doméstica.
Com passagem por quase todas as capas de hoje está ainda a vitória demolidora do Futebol Clube do Porto frente ao Sporting de Braga... 5 a 1 - um resultado que volta a pôr o Porto na rota do Título, segundo o Público... uma exibição demolidora, diz o JN... Dragão esmaga Braga e dá liderança ao Benfica... escreve o Correio da Manhã...
Quanto ao Braga, para além da derrota, diz que histórica frente aos Dragões, há ainda mais uma matéria que traz o clube minhoto às primeiras dos jornais...é que a GNR prendeu o chefe da claque do Sporting de Braga... porque, segundo diz o Correio e os outros também, traficava-se droga na sede da claque bracarense.