Faz a capa do I desta terça – a criminalidade em Portugal... Diz o jornal que os portugueses querem que a polícia recorra mais à força para combater a criminalidade em Portugal... Seis em cada dez inquiridos apontam a falta da severidade da polícia, como a principal causa do elevado número de crimes que se praticam por cá...
Já o Correio da Manhã, em discreta chamada de capa, fala em homicidas brasileiros sem controlo... Há que abrir o jornal e ir lá até à página 12, onde se fica a perceber que o que se passa é que alguns cidadãos brasileiros chegam a Portugal como turistas... alegadamente dizem que vêm participar em torneios de artes marciais, mas acabam ou a vender droga, ou a fazer segurança ilegal e extorsão em bares e casas de divertimento nocturno, a roubar, ou, se for preciso, a matar mesmo.
Quanto à tragédia na Madeira... escreve o JN em título que o plano de emergência da Madeira é de 2003 e já alertava para risco de morte... diz que o que se passou este fim de semana corresponde a um dos principais perigos identificados na altura, nesse plano de emergência... de resto, hoje o JN repete a receita de ontem e volta a publicar uma fotografia na capa do resgate de um cadáver.. no caso, a vítima completamente coberta de lama está a ser retirada de dentro do automóvel onde morreu... A mesma fotografia faz a capa do 24 Horas, sendo que aqui a legenda que a cobre quase por completo diz que milionários dão milhões para ajudar a Madeira.. Nuno Amado do Santander, Ricardo Salgado do BES... acrescentam-se depois os valores que cada um diz que vai doar... Joe Berardo, por exemplo, um madeirense, consta que vai doar 5% da receita de um vinho que produz... Já Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, parece ser o mais generosos, nesta breve lista... um milhão de euros é quanto se diz que o empresário vai doar em solidariedade com as vítimas do aluvião na ilha da Madeira.
No DN, explica-se que há agora uma outra emergência na ilha.. repor o abastecimento de água e combater a praga de ratos que ameaça a cidade... quanto à calamidade pública , diz-se que a ideia de Alberto João Jardim, ao recusar-se a proclamar calamidade pública, é obrigar as seguradoras a pagar os prejuízos da cheia... Quanto ao turismo, diz ainda o DN, que há um plano que prevê apoios extras para evitar o cancelamento de reservas.
Também o Público diz que o governo regional e João Jardim não querem dramatizar a situação, para não assustar o turismo, mas isso já é notícia de ante ontem... a novidade não é manchete, mas vem lá dentro, ao virar da página, que o Governo Central resolveu fazer tréguas na guerra das Finanças Regionais, tendo em conta a situação de excepção que se vive no arquipélago.
A manchete do Público vai entretanto para o inquérito do Freeport...ainda se lembram dele?... do inquérito claro.!. pois diz a manchete, que o inquérito do Freeport não reuniu provas para acusar José Sócrates, mas adianta que outros suspeitos vão ser acusados. Agora que o processo entra na recta final, o Ministério Público vai mesmo arquivar os indícios que comprometiam o 1º ministro.
Outra noticia com destaque de 1ªpágina... o crédito mal parado às empresas, que o ano passado cresceu 80%.. é mesmo assim o ritmo mais baixo dos últimos 5 anos. Já os empréstimos de cobrança difícil disparam em flecha.. quase duplicaram, fixando-se nos 4 mil e 500 milhões de euros.
Outros números e de regresso rapidamente à capa do JN.. os desempregados... diz o JN que os trabalhadores precários são um terço do total de desempregados... só o mês passado eram 70 mil em fila nos centros de emprego.
O Económico fala do endividamento das empresas públicas e do limite imposto pelo Governo para sanear as contas... O programa para a redução do défice e da dívida pública vai ser entregue por estes dias em Bruxelas , sendo que Lisboa fixa agora um tecto máximo para o endividamento das empresas públicas, no Pacto de Estabilidade e Crescimento... Outra matéria de capa no Económico... Bruxelas pode vir a dar 750 milhões de euros de ajuda para a Madeira... pode é demorar uns meses.. foi o que disse já Durão Barroso, o presidente da Comissão...
E já agora também, a manchete do de Negócios... diz que os fabricantes de automóveis estão a aumentar a produção para evitar despedimentos.. diz mesmo que as fábricas em Portugal... as de automóveis, claro, já estão a sair da crise... em esforço, em primeira, devagarinho... mas estão.
Sem comentários:
Enviar um comentário