Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Jornal de Negócios... afirma Cândida Almeida, que escutas a magistrados defenderiam melhor o segredo de justiça... O mesmo será admitir, deduz-se,  que para a procuradora geral adjunta serão os próprios magistrados a fonte e origem das fugas de informação e da violação do segredo de justiça. O jornal dedica hoje 4 páginas à entrevista com Cândida Almeida. Outras declarações destacadas pelo de Negócios em primeira página... que o poder absoluto corrompe muito mais ... e ainda que há mais criminosos nas ruas que inocentes nas prisões - não menos preocupante seria concluir-se que há mais inocentes presos que criminosos à solta, o que indo dar ao mesmo, soaria muito pior, apesar de tudo. Adiante.
No Económico, resume-se o essencial da tragédia, que assolou a ilha da Madeira... diz assim: Prejuízos na Madeira podem passar os mil milhões de euros.
O resto dos jornais puxam obviamente a Madeira para a primeira página.. No caso dos JN e DN cedeu-se à tentação de publicar fotografias de cadáveres na primeira página. Gente anónima apanhada na enxurrada e que os bombeiros  resgatam do meio dos escombros... o Correio da Manhã é um pouco mais comedido na fotografia que faz a capa e do corpo que os bombeiros transportam na maca apenas se lhe percebe o vulto embrulhado num lençol.
Do resto da actualidade...
Comecemos pelo I. 
Não é a manchete, mas trás destaque que chegue... Guia de Impostos.  Anuncia-se assim e depois promete explicar como se poupa mais de 3 mil euros no IRS... é bom, melhor seria explicar como se ganha dinheiro suficiente, para se ter de descontar 3 mil euros em IRS... adiante, que não se pode ter tudo...
No Público, em destaque e no ano em que se comemora o centenário do fotógrafo francês Marcel Gautherot e os 50 anos da construção de Brasília, que ele fotografou, o Instituto Moreira Salles presta-lhe homenagem... ao fotógrafo. O texto é de Isabel Coutinho, as fotos, naturalmente de Marcel Gautherot... o fotógrafo que o Público diz que terá afirmado certa vez em conversa com Jacques Prévert... que, no Brasil, teve vontade de derrubar uma floresta inteira, para tirar o retrato a uma árvore de que tinha gostado particularmente...
E a violência doméstica... de volta a casa temos então que a violência doméstica passa hoje também pelas capas de alguns jornais... 84 queixas por dia – diz o DN... 19 mil processos abertos em 2009, mais de 30 mil denúncias... um aumento significativo em relação ao ano anterior. Nesse ano, o de 2009 morreram 29 mulheres vítimas de violência doméstica.
Com passagem por quase todas as capas de hoje está ainda a vitória demolidora do Futebol Clube do Porto frente ao Sporting de Braga... 5 a 1 - um resultado que volta a pôr o Porto na rota do Título, segundo o Público... uma exibição demolidora, diz o JN... Dragão esmaga Braga e dá liderança ao Benfica... escreve o Correio da Manhã...
Quanto ao Braga, para além da derrota, diz que histórica frente aos Dragões, há ainda mais uma matéria que traz o clube minhoto às primeiras dos jornais...é que a GNR prendeu o chefe da claque do Sporting de Braga... porque, segundo diz o Correio e os outros também, traficava-se droga na sede da claque bracarense.

Sem comentários:

Enviar um comentário