Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

dêem os cheques aos cavalos, que eles assinam

Roubos e assaltos... 
"Ataque relâmpago ao Norte Shoping" – é   a manchete do Jornal de Notícias. Os ladrões usaram uma marreta e um machado e fugiram assustados com os altifalantes da segurança.  O alvo era uma ourivesaria de luxo. Já o Correio da Manhã fala no assalto à mão armada ao futebolista Quaresma. Foi em Lisboa, durante a madrugada, o atleta foi assaltado por 3 embuçados, que levaram ouro, dinheiro e diamantes(!) e logo abaixo desta, a notícia de mais um assalto a uma bomba de gasolina... em Leiria. O assaltante apontou uma pistola à cabeça da funcionária, para roubar 260 euros. 
E este é o género de notícias que vão começando a dominar as manchetes. 
Mas vamos  às outras.
Senhorios podem cobrar multa de 50% das rendas em atraso. Basta um atraso de 8 dias no pagamento – é a notícia do Diário Económico. 
E as pontes podem vir a ser descontadas nas férias – a UGT parece disposta a aceitar que as empresas que encerrem , fazendo a ponte entre feriados e fins de semana, descontem esse dia nas férias dos trabalhadores...  este é o destaque no Jornal de Negócios
Quanto ao outro JN – o Jornal de Notícias, já se disse, faz a manchete com o ataque relâmpago à ourivesaria do Norte Shoping...  mas dá ainda destaque às obras do túnel do Marão – diz o jornal que a paragem das obras está a obrigar centenas de operários a emigrar.
No Diário de Notícias o destaque vai para as  esforçadas explicações que Passos Coelho decidiu ontem dar ao país e  principalmente à oposição parlamentar, quanto às recentes nomeações para empresas, como a EDP e a Águas de Portugal...  e para que o esclarecimento fosse mais completo até mostrou uns gráficos onde se podia ver que nomeações mesmo só fez umas 490 , os restantes 1733 funcionários com responsabilidades maiores em empresas do Estado foram apenas reconduzidos nos cargos.
No Público , temos o resultado de um estudo, diz que pioneiro, e que mostra que engravidar por acidente é mais comum nas mães com mais de um filho... o estudo revela mesmo que há um número significativo de mulheres que não planeia a maternidade. Se formos a números, temos que 25% das que vão ser mães pela primeira vez,  vão-no por descuido ou por falha no método anti concepcional; já no caso de mulheres com mais de um filho, em 34% dos casos admitem não ter planeado a última gravidez. Aconteceu!
E a televisão digital terrestre?.. Pois aí está. No Público, a legenda à foto que ilustra o momento do apagão analógico ontem em Setúbal... a legenda diz assim:  "Portugal Telecom em guerra com RTP, SIC e TVI por causa do preço do sinal digital."
Já o semanário Sol que fala também nesta TDT à portuguesa, escreve assim: "TDT: portugueses poderiam ter 50 canais mas vão ter 4."
E falta o I.
E aqui a manchete não é de todo um inédito...  diz assim: "Segurança Social enviou cartas a 34 mil mortos, a informá-los dos novos valores dos descontos para a Caixa."
E agora um motivo de orgulho nacional – o puro sangue lusitano – falo dos cavalos, naturalmente. 
E diz o I  que a coudelaria nacional está ao deus dará – "Fundação Alter Real com 500 cavalos ao deus dará." "Não há dinheiro , mas mesmo que houvesse..." – escreve o I  - "...não haveria quem passasse os cheques a funcionários e fornecedores."

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

continuarei a apoiar a Central de Cervejas

E, tirando obviamente alguns filmes cómicos, nunca uma sociedade secreta se viu tão exposta aos olhares públicos... E, assim sendo hoje os jornais continuam publicando matérias e notícias à volta das polémicas ligações entre a maçonaria e a actividade política dos respectivos afiliados. 
Hoje o Diário de Notícias escreve mesmo que o PSD admite avançar com uma lei que obrigue os políticos e outros profissionais públicos a declarar se têm ou não ligação à maçonaria. Saber-se o que fará o governo posteriormente com essa informação não deixa de ser curioso, mas haverá que esperar para ver...
E de repente a Holanda torna-se muito popular... Na primeira do Diário Económico Alberto da Ponte, o presidente da empresa que produz a cerveja Sagres, diz que está de partida para a Holanda, para trabalhar na Heineken Internacional. Vai, mas o coração fica, ou seja, segundo o próprio – "vou estar na Holanda mas continuarei a apoiar a Central de Cervejas..." Ainda no Económico, já em rodapé e quase como quem diz que mais vale tarde que nunca, temos esta legenda: Banco de Portugal e CMVM vão ajudar no combate à corrupção. 
Quanto ao de Negócios, aqui a festa faz-se à volta do apagão analógico e da passagem para a televisão digital terrestre. O jornal escolheu para título esta frase – os negócios da TDT... já em sub título escreveu-se que o Estado, os operadores e os instaladores dos novos equipamentos são os beneficiários desta mudança. Do resto, vai-se sabendo... Que, em comparação com a TDT espanhola, esta, que agora se anuncia com pompa e circunstância, é mais cara para o consumidor, oferece muito menos, não cobre todo o território que pretende cobrir e ao que parece em muitos casos funciona mal e com interferências ou perda de sinal... Um êxito, portanto.
E vamos à manchete do Público. Aqui poderiamos falar em sentido de oportunidade, ou da falta dele. A manchete diz que a Segurança Social reclama, a mais de 100 mil beneficiários, o dinheiro que lhes pagou a mais desde o ano de 2004 – o que perfaz um total de quase 600 milhões de euros a reaver...  Acrescenta-se que, quem não pagar o que recebeu indevidamente, terá o ordenado penhorado (isto claro, quem tiver ordenado) mas o que talvez também indigne um pouco é perceber agora que a Segurança Social andou 7 anos a pagar dinheiro a mais, num desgoverno de contas que somou quase 600 milhões de euros de prejuízo.  Agora, parece que a culpa é exclusiva de quem recebeu a mais e não deu por isso, ou fez que não deu... Talvez também fosse de alguma justiça penalizar os salários de quem deixou as contas da Segurança Social derrapar desta maneira...
No Jornal de Notícias e para amenizar um pouco o ambiente temos esta boa nova. A de que os reformados do Banco de Portugal estão em vias de receber por inteiro os subsídios de 13º e 14º meses. Diz o JN que Cavaco Silva (naturalmente e enquanto reformado do Banco de Portugal) será beneficiado... E o mistério adensa-se. À medida que os regimes de excepção vão surgindo nesta questão dos cortes dos  subsídios de férias e natal na função pública... Os CTT deram o mote; contestaram, foram para tribunal e venceram. O Banco de Portugal já se sabia entretanto que gozava de um estatuto especial... Entretanto, a Caixa Geral de Depósitos concluiu que merece ser também distinguida com um  regime de excepção que a isente desse – vou-lhe chamar - esforço solidário nacional... O mistério adensa-se... A que Deus devem estes agradecer as graças recebidas?
No Correio da Manhã e a propósito da crise, o jornal continua a oferecer vales de compras todas as semanas... o anúncio lá está discreto no cantinho superior direito da primeira página – mais de 13mil euros em vales de compras todas as semanas.  E como se isso não bastasse, na edição de hoje basta recortar um cupão e mandar para se habilitar o leitor a ganhar barras de ouro!
E por fim o jornal I. E aqui – chapéus há muitos mas os de chuva são mesmo muito especiais - é pelo menos o que se lê em chamada de capa ... e esta chamada de capa serve para anunciar que começa hoje em Lisboa a Ilustrarte – a bienal de ilustração para a infância está de volta ao Museu da Electricidade, onde vai ficar até dia 8 de Abril.