Roubos e assaltos...
"Ataque relâmpago ao Norte Shoping" – é a manchete do Jornal de Notícias. Os ladrões usaram uma marreta e um machado e fugiram assustados com os altifalantes da segurança. O alvo era uma ourivesaria de luxo. Já o Correio da Manhã fala no assalto à mão armada ao futebolista Quaresma. Foi em Lisboa, durante a madrugada, o atleta foi assaltado por 3 embuçados, que levaram ouro, dinheiro e diamantes(!) e logo abaixo desta, a notícia de mais um assalto a uma bomba de gasolina... em Leiria. O assaltante apontou uma pistola à cabeça da funcionária, para roubar 260 euros.
E este é o género de notícias que vão começando a dominar as manchetes.
Mas vamos às outras.
Senhorios podem cobrar multa de 50% das rendas em atraso. Basta um atraso de 8 dias no pagamento – é a notícia do Diário Económico.
E as pontes podem vir a ser descontadas nas férias – a UGT parece disposta a aceitar que as empresas que encerrem , fazendo a ponte entre feriados e fins de semana, descontem esse dia nas férias dos trabalhadores... este é o destaque no Jornal de Negócios.
Quanto ao outro JN – o Jornal de Notícias, já se disse, faz a manchete com o ataque relâmpago à ourivesaria do Norte Shoping... mas dá ainda destaque às obras do túnel do Marão – diz o jornal que a paragem das obras está a obrigar centenas de operários a emigrar.
No Diário de Notícias o destaque vai para as esforçadas explicações que Passos Coelho decidiu ontem dar ao país e principalmente à oposição parlamentar, quanto às recentes nomeações para empresas, como a EDP e a Águas de Portugal... e para que o esclarecimento fosse mais completo até mostrou uns gráficos onde se podia ver que nomeações mesmo só fez umas 490 , os restantes 1733 funcionários com responsabilidades maiores em empresas do Estado foram apenas reconduzidos nos cargos.
No Público , temos o resultado de um estudo, diz que pioneiro, e que mostra que engravidar por acidente é mais comum nas mães com mais de um filho... o estudo revela mesmo que há um número significativo de mulheres que não planeia a maternidade. Se formos a números, temos que 25% das que vão ser mães pela primeira vez, vão-no por descuido ou por falha no método anti concepcional; já no caso de mulheres com mais de um filho, em 34% dos casos admitem não ter planeado a última gravidez. Aconteceu!
E a televisão digital terrestre?.. Pois aí está. No Público, a legenda à foto que ilustra o momento do apagão analógico ontem em Setúbal... a legenda diz assim: "Portugal Telecom em guerra com RTP, SIC e TVI por causa do preço do sinal digital."
Já o semanário Sol que fala também nesta TDT à portuguesa, escreve assim: "TDT: portugueses poderiam ter 50 canais mas vão ter 4."
E falta o I.
E aqui a manchete não é de todo um inédito... diz assim: "Segurança Social enviou cartas a 34 mil mortos, a informá-los dos novos valores dos descontos para a Caixa."
E agora um motivo de orgulho nacional – o puro sangue lusitano – falo dos cavalos, naturalmente.
E diz o I que a coudelaria nacional está ao deus dará – "Fundação Alter Real com 500 cavalos ao deus dará." "Não há dinheiro , mas mesmo que houvesse..." – escreve o I - "...não haveria quem passasse os cheques a funcionários e fornecedores."