Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Em protesto contra o preço da sardinha assada nos arraiais populares, esta marchante do bairro da Madragoa veio para trás da lona da tenda comer facas. Quando os bombeiros chegaram já tinha comido meia dúzia delas e três pimentos crus. A fotografia foi tirada antes disso. Ia na terceira faca, mas já tinha comido os pimentos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Maria Pandilha apresentou, hoje em Lisboa, à Comunicação Social, uma proposta de candidatura a uma grã Cruz de Uma Coisa Qualquer, num futuro 10 de Junho, de Camões e das Curiosidades.
Esta simpática criatura nunca fez nada de relevante na vida, o que a torna, só por si, um fenómeno curioso e raro, numa nação de tantos e tão portentosos feitos e conquistas. Nunca fez, porque nunca calhou, nem lhe deram a oportunidade. Seja como for, é inofensiva e simpática e de um tecido lavável e não tóxico. Chama-se "MoitaCarrasco" e não fala. Grunhe e emite guinchos. Uma comenda que lhe ficava bem era a grã Cruz da Ordem das Espécies Protegidas com um Naperón.
Maria Alice propôs ainda, caso a candidatura ao 10 de Junho seja recusada, que o MoitaCarrasco seja proposto para o Nobel da Literatura, ou então para miss Europa.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Ainda no balanço e contas das eleições europeias, o Público puxa hoje para manchete a pergunta: “Manter o rumo ou mudar de estratégia?”… Adianta depois, que no PS dividido já começou a discussão interna. Já o Diário de Notícias cita em título a garantia do Governo, de manter o rumo e não virar à esquerda. O I segue o rasto dos vencedores e dá a capa a Manuela Ferreira Leite, que, lê-se em manchete, não exclui uma coligação com o CDS, mas só depois das legislativas. Um acordo pós eleitoral, portanto.

Já o JN se deita a outras contas… O mau uso de dinheiro público. As auditorias feitas pelo Tribunal de Contas detectaram uma despesa irregular de mais de mil milhões de euros… por isso, as multas e reposições impostas chegaram o ano passado aos 180 mil euros. A noticia merece referência ainda nas capas do I e do Correio da Manhã e do Diário Económico... Derrapagens nas obras públicas… o túnel do Rossio, o do Terreiro do Paço a ponte Europa, o aeroporto Sá Carneiro, a Casa da Música. Para dar um exemplo, estas 5 obras estavam orçamentadas nos 427 milhões. Acabaram a custar o dobro, quase.

A foto de capa, no JN, vai entretanto para as operações de resgate, do acidente com o Airbus 330 da Air France. Os corpos começam hoje a ser identificados em Recife, Brasil… 16 cadáveres foram já resgatados às águas do Atlântico, assim como a asa vertical, o leme traseiro do avião, o que afasta, para os especialistas, a hipótese de atentado. No Diário de Notícias a mesma fotografia merece um destaque menor e a legenda é também outra. Aqui denuncia-se a alegada insegurança, já detectada nestes aparelhos. Os pilotos da Air France ameaçam ficar em terra, enquanto a Airbus não reforçar as normas de segurança… Consta que os pilotos portugueses já o tinham denunciado e consta também que a TAP já mudou os sensores em todos os Airbus iguais ao que caiu no mar.

E depois Vítor Constâncio. O governador do Banco de Portugal esteve ontem em S. Bento, a responder à comissão parlamentar de inquérito. Do que ficou dito , o essencial resume-se a isto. Constâncio não se demite a pedido deste ou aquele deputado, ou partido,,, Constâncio diz que não falhou a supervisão ao BPN, dessem-lhe mais poderes e outro galo cantaria… Constâncio diz que não tem esqueletos no armário. “O meu lixo está limpo”, foi o que disse, quando a conversa se desviou para uma certa tentação do CDS, em procurar na vida de alguns o tal lixinho comprometedor… E Constâncio diz que está a ser vítima de uma tentativa de destruição e linchamento… E Constâncio diz que há mais dois importantes bancos portugueses, a ser alvo de apertada investigação neste momento… Pelo caminho, ficou também o descontetamento de Nuno Melo, do CDS, por se ter agendado a reunião para o dia seguinte às eleições, sendo que ele é o único representante do partido e tinha-lhe dado jeito um dia para descansar das emoções da véspera e preparrar-se para o inquérito ao governador do Banco de Portugal.

Outra matéria, que merece fotografia de capa, pelo menos no Público, é o protesto dos polícias, ontem ás portas de S. Bento. Deitaram os bonés para o chão, depois enfiaram-nos todos ao monte num caixote de cartão e foram entregá-los a José Sócrates… Mil polícias em protesto contra o estatuto de carreira… ou se quisermos, em protesto pelo estatuto de carreira. Ficou a promessa. O próximo passo pode ser uma espécie de greve dos polícias. Ontem ficou também a saber-se, que se romperam as negociações entre o Governo e o principal sindicato da PSP.

E depois há ainda este estudo, que o DN cita em chamada de capa, que diz que o corredor entre o Lumiar e o castelo de S. Jorge em Lisboa é o que tem pior qualidade do ar. Uma situação que está a causar problemas respiratórios nas crianças. Daí o título: “Poluição gera enchentes de crianças nas urgências.”

Saindo pela direita alta da capa do DN, deixo-vos com o alerta… A Indústria de guerra bateu recordes… ou seja, o ano passado a despesa em armamento quase duplicou em relação ao volume de vendas de 1999. Diz o jornal, que a culpa é do terrorismo internacional e da ambição russa e chinesa… Numa lista publicada lá para dentro ficamos a saber que , mesmo assim, a China surge em 2º lugar, com um total de 85 mil milhões gastos em armas, enquanto os Estados Unidos permanecem os mais perdulários na matéria, com uma despesa de 697 mil milhões, em armas de guerra.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Hoje, até os jornais económicos se rendem à manchete do dia.

PSD vence PS, na capa do de Negócios, Sócrates perde europeias, na primeira do Económico. Uma vitória clara que faz tremer o PS –garantem os de Notícias – JN e DN… o Público fala mesmo em colapso rosa .

E com isto, pouco espaço fica sobrando, nas capas dos jornais de hoje, para o resto do mundo e da actualidade… mas ainda assim, o Correio da Manhã, por exemplo, diz que Dias Loureiro não tem bens para penhorar. O património do ex conselheiro de Estado e ex quadro do BPN está todo em empresas offshore, onde a Justiça portuguesa não lhe chega. O mesmo estará acontecendo com os bens de Oliveira e Costa.

A capa do 24 Horas, como sempre, marca a diferença e é só em breve chamada de capa que se vai dizendo, que Sócrates levou uma tareia nas eleições europeias. Sendo que, a matéria de fundo é o vencimento de ex ministros… Ou seja, faz-se um levantamento de quanto ganhavam antes, durante e depois de passarem pelo governo, algumas figuras conhecidas como, por exemplo, o próprio Dias Loureiro, de que se falava agora mesmo. Diz o 24 que, só num negócio com o BPN, Dias Loureiro terá ganho 8 milhões de euros, 6 anos depois de ter saído do Governo… Ou António Mexia, que ganhava 680 mil euros por ano, antes de chegar a ministro… Aí, baixou o salário para 54 mil euros, mas essa quebra foi generosamente compensada, com o milhão e 250 mil euros, que ganha actualmente… Enfim, para resumir, o que o jornal escreve em manchete é isto: “Como antigos ministros ganham agora fortunas.”

Ainda e de volta ao caso BPN, temos que Vítor Constâncio – está na primeira do Diário Económico - vai hoje a S. Bento ser ouvido pela comissão parlamentar de inquérito. A dúvida que resta é se Constâncio tinha ou não conhecimento, do que se estava a passar no BPN… Os deputados dizem ter documentos, que provam que o Banco de Portugal e o seu governador já em 2005 sabiam que o Banco de Oliveira e Costa estava em dificuldades – digamos assim… há também quem diga que, o que os deputados querem também saber, ou querem mesmo saber é se neste contexto Vítor Constâncio deve ou não ser afastado da governação do Banco Central.

Já quanto ao outro escândalo em curso, o do BPP... João Rendeiro, o antigo presidente, diz que não sabe de nada - pelo menos oficialmente não sabe de nada - quanto ao congelamento de bens… não sabe e quanto ao resto diz que está de consciência tranquila. Rendeiro talvez, os clientes do Banco é que não tanto: “Clientes do BPP endurecem posições e vão pedir à Comissão Europeia que investigue pagamentos a investidores estrangeiros e bancos nacionais…” é uma chamada de capa no DN.

Do mundo, vão chegando as notícias das operações de resgate, das vítimas do voo 447 da Air France… A identificação dos corpos começa hoje no Recife… Os jornais falam em 15 cadáveres, já recuperados pelas equipas brasileiras e francesas de resgate.

Uma outra breve chamada de capa no DN diz que os hospitais portugueses estão a gastar de mais com a informática… disse informática, não enfermagem… em duas linhas, diz-se que os hospitais estão a gastar milhões de euros, com novos sistemas informáticos, quando o Governo só lhes pediu que actualizassem os programas.

E já agora só mais uma que vem no Correio… em Gaia, um homem ia para levar uma vacina e disseram-lhe que estava morto… Claro que não estava e por isso acabaram por vaciná-lo. O problema dos computadores é que ainda dependem das ordens da espécie humana.

domingo, 7 de junho de 2009

e honra aos vencidos!


Tanto investimento para nada! roupinha nova e de marca, para não ir lá para fora fazer má figura e afinal o povo português deixou este ilustre candidato no cais de embarque para o cobiçado Parlamento Europeu. há muita ingratidão e falta de respeito neste País. às vezes parece que o povo não merece nem a merda de governantes que tem. Nem isso, nem merda nenhuma. Só porrada e fome.