Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Hoje, até os jornais económicos se rendem à manchete do dia.

PSD vence PS, na capa do de Negócios, Sócrates perde europeias, na primeira do Económico. Uma vitória clara que faz tremer o PS –garantem os de Notícias – JN e DN… o Público fala mesmo em colapso rosa .

E com isto, pouco espaço fica sobrando, nas capas dos jornais de hoje, para o resto do mundo e da actualidade… mas ainda assim, o Correio da Manhã, por exemplo, diz que Dias Loureiro não tem bens para penhorar. O património do ex conselheiro de Estado e ex quadro do BPN está todo em empresas offshore, onde a Justiça portuguesa não lhe chega. O mesmo estará acontecendo com os bens de Oliveira e Costa.

A capa do 24 Horas, como sempre, marca a diferença e é só em breve chamada de capa que se vai dizendo, que Sócrates levou uma tareia nas eleições europeias. Sendo que, a matéria de fundo é o vencimento de ex ministros… Ou seja, faz-se um levantamento de quanto ganhavam antes, durante e depois de passarem pelo governo, algumas figuras conhecidas como, por exemplo, o próprio Dias Loureiro, de que se falava agora mesmo. Diz o 24 que, só num negócio com o BPN, Dias Loureiro terá ganho 8 milhões de euros, 6 anos depois de ter saído do Governo… Ou António Mexia, que ganhava 680 mil euros por ano, antes de chegar a ministro… Aí, baixou o salário para 54 mil euros, mas essa quebra foi generosamente compensada, com o milhão e 250 mil euros, que ganha actualmente… Enfim, para resumir, o que o jornal escreve em manchete é isto: “Como antigos ministros ganham agora fortunas.”

Ainda e de volta ao caso BPN, temos que Vítor Constâncio – está na primeira do Diário Económico - vai hoje a S. Bento ser ouvido pela comissão parlamentar de inquérito. A dúvida que resta é se Constâncio tinha ou não conhecimento, do que se estava a passar no BPN… Os deputados dizem ter documentos, que provam que o Banco de Portugal e o seu governador já em 2005 sabiam que o Banco de Oliveira e Costa estava em dificuldades – digamos assim… há também quem diga que, o que os deputados querem também saber, ou querem mesmo saber é se neste contexto Vítor Constâncio deve ou não ser afastado da governação do Banco Central.

Já quanto ao outro escândalo em curso, o do BPP... João Rendeiro, o antigo presidente, diz que não sabe de nada - pelo menos oficialmente não sabe de nada - quanto ao congelamento de bens… não sabe e quanto ao resto diz que está de consciência tranquila. Rendeiro talvez, os clientes do Banco é que não tanto: “Clientes do BPP endurecem posições e vão pedir à Comissão Europeia que investigue pagamentos a investidores estrangeiros e bancos nacionais…” é uma chamada de capa no DN.

Do mundo, vão chegando as notícias das operações de resgate, das vítimas do voo 447 da Air France… A identificação dos corpos começa hoje no Recife… Os jornais falam em 15 cadáveres, já recuperados pelas equipas brasileiras e francesas de resgate.

Uma outra breve chamada de capa no DN diz que os hospitais portugueses estão a gastar de mais com a informática… disse informática, não enfermagem… em duas linhas, diz-se que os hospitais estão a gastar milhões de euros, com novos sistemas informáticos, quando o Governo só lhes pediu que actualizassem os programas.

E já agora só mais uma que vem no Correio… em Gaia, um homem ia para levar uma vacina e disseram-lhe que estava morto… Claro que não estava e por isso acabaram por vaciná-lo. O problema dos computadores é que ainda dependem das ordens da espécie humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário