Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

“Ele não acreditava no fim” – diz o Público...

“O incansável divulgador de cinema”, como lhe chama o JN...

“O senhor cinema” – diz o DN, que foi como Eduardo Lourenço lhe chamou, quando soube da morte de Bénard da Costa… a notícia faz a capa de todos os jornais , menos o 24 horas que lhe abre uma página inteira, mas não o convoca para a capa da edição de hoje.

O Correio da Manhã escreve em chamada de capa que Bénard da Costa morreu aos 74 anos, deixando a cultura portuguesa mergulhada em luto profundo.

Do resto da actualidade, o Correio escolheu hoje os crimes violentos sem prisão preventiva – acrescenta-se que a Justiça libertou perto de 500 suspeitos, porque os tribunais não aplicam a medida mais grave em casos de sequestro, pedofilia e assaltos a bancos. No desenvolvimento da notícia dá-se o exemplo: 16 em 19 assaltantes de bancos estão neste momento em liberdade, assim como 12 dos 24 pedófilos e 33 dos 41 sequestradores detidos pela Judiciária e com processos em curso na Justiça.

Depois, a capa do Correio completa-se com a noticia da manifestação dos polícias, ontem em Lisboa . Oito mil contra o Governo e não se ficam por aqui…”Polícias vão voltar à rua e entregar os bonés ao primeiro ministro”.

E em referência mais breve, duas actualizações quanto às escandaleiras em curso envolvendo o BPP e o BPN- no primeiro caso dá-se conta da renovação da pena de prisão preventiva de Oliveira e Costa… pensava o ex banqueiro que poderia ser ontem libertado, mas não foi e no caso do BPN, diz o Correio que o Fisco está a investigar os prémios… bónus… diz o Correio, que João Rendeiro pagava bónus através de offshores…

No JN, o grande destaque de capa vai para este homem, pastor, que a fotografia mostra e cujo patrão manteve em trabalho escravo durante 10 anos sem salário e em cativeiro numa quinta. Consta que o homem tentou fugir, mas que o patrão o perseguiu e o levou à força de volta para o “local de trabalho”. Foi a Judiciária quem o resgatou… o JN conta a história toda, lá mais para dentro, em duas páginas inteiras.

Duas páginas também merece o mapa do desemprego… A região norte concentra quase metade dos desempregados de Portugal… o ano passado havia , a cada dia que passava, 287 novos desempregados.

O DN toca a reunir e quem responde são os 19 Pandurs do exército português, os blindados que custaram 30 milhões de euros e que estão parados há ano e meio por defeito de fabrico. Vieram para substituir os velhos Chaimites, só que, com a ferrugem que os foi minando nesse relento de ano e meio, um dia destes hão-de ter um aspecto tão envelhecido e acabado como os que vieram substituir…

Outro destaque vai para o escândalo na Irlanda, à volta dos abusos e violências sobre crianças em colégios religiosos… “O Vaticano mantém o silêncio em mais um escândalo de pedofilia na Igreja” – diz o título no DN… os irlandeses estão em estado de choque.. foram mais de 70 ano, de sevícias e violência, em reformatórios católicos.

No Público, fala-se do desemprego para se dizer que Abril foi o pior mês de todos. Perto de 500 mil inscritos nos centros de emprego, nesse mês. O número nunca tinha engordado tanto.

E agora façamos uma rápida inversão de marcha e recuemos até à capa do Correio… só para rematar com essa notícia auspiciosa… Margarida Menezes.. lembram-se dela?… se calhar não… a jovem presidente... diria, a jovem e solitária presidente do clube das Virgens.. pois já não está tão sozinha quanto isso… o clube já conseguiu 25 associadas… Diz o Correio da Manhã, que a jovem Margarida está entretanto a escrever um livro e consta que pode vir a ser relações públicas do Benfica… diz também que a jovem Margarida vai em breve ter a sua primeira consulta de ginecologia, com cobertura televisiva… é o que diz aqui… a jovem de 26 anos vai á sua primeira consulta de ginecologia. E como se isso só não fosse bizarria suficiente… a coisa vai ter cobertura televisiva!

Crise? Crise, onde? No cu do conde?!...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Os deputados vão ter acesso a segredos de Estado. Até hoje só o 1º ministro e o presidente da República tinham esse livre acesso… A nova lei – diz o DN – abre agora esse acesso ao presidente da Assembleia e aos lideres e comissões parlamentares. Condição essencial- que o segredo se mantenha depois disso tal como estava – ou seja, em segredo.

A outra matéria de capa é ainda o caso da professora de Espinho… que na capa do DN admite fazer ela própria queixa da aluna que lhe gravou a aula e os impropérios… porque, segundo lembra e sublinha… a gravação é ilegal

Na capa do JN a matéria merece destaque com a manchete a dizer que a escola - a Sá Couto de Espinho é suspeita de encobrir este caso… A inspecção geral, diz o JN está a investigar o Conselho Executivo da escola, por alegado encobrimento de todo o caso, no caso – o das reclamações e denúncias do comportamento menos próprio da professora .

Na foto de capa, o JN já desceu entretanto até Coimbra para dizer que o futebol é uma boa ajuda na integração de jovens em risco, mas que o projecto que foi desenvolvido em 2 bairros problemáticos de Coimbra tem poucos apoios…

Ainda da capa do JN sublinho só mais esta , que o jornal resume em duas linhas: número de casos de cancro de pele duplicou em 10 anos.

E nos últimos 3 anos foram demitidos 26 professores. É já o Público a puxar também para a capa o processo disciplinar e o caso de Espinho. O ano de 2006 foi o pior de todos, com 21 casos de demissão por processo disciplinar.

Do mundo traz o Público essa decisão inédita da junta militar birmanesa de autorizar jornalistas e diplomatas a acompanharem o julgamento de Aung San Suu Kyi, a líder da oposição que volta a tribunal, desta vez acusada de ter permitido um estranho passar a noite em casa dela… o estranho, se bem se lembram, foi aquele americano que atravessou o lago da residência de Suu Kyi a nadar e acabou por ficar então uma noite em casa da senhora, a conspirar.

Na edição online do jornal I salta este título espantoso- raparigas afegãs envenenadas para não ir à escola… em resumo diz o jornal que nas últimas 3 semanas e em várias escolas do país as raparigas tinham sintomas que , para alguns, são evidentes de uma qualquer intoxicação ou envenenamento. Diz-se que as jovens estão a ser envenenadas para abandonarem a escola.. diz-se também que é normal ver afixados nas escolas afegãs cartazes alertando para os perigos da educação das raparigas.

Só para fechar atente-se na foto de capa do Jornal de Negócios e na legenda. A foto mostra 3 presidentes de 3 bancos conhecidos e acreditem que para o caso é irrelevante saber-se o nome dos bancos… porque o que está em causa é maior que os problemas que eventualmente qualquer um deles possa ter. ´

E da crise que se fala... da crise pandémico financeira. E diz a legenda que – aspas – banqueiros discutem saídas para a crise… e aqui, meus amigos, pelos sorrisos rasgados nos rostos, pelo ar de galharda bonomia com que se cumprimentam e saúdam… das duas uma, ou já encontraram a saída, ou já cagaram no assunto e agora vão mas é almoçar.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ida, o mais velho antepassado do homem. Ida, a tia-avó de 47 milhões de anos que esconde uma parte da nossa evolução faz hoje capa no DN e no jornal Público. Ida é um lagarto, ou melhor o fóssil de uma espécie de lagarto, que acaba de ser descoberto na Alemanha e que, segundo os jornais, pode revelar o elo perdido entre os primatas e os animais mais primitivos.

Depois, Público e DN completam as capas com duas iniciativas do Governo Português. No DN diz-se que o Governo autoriza armas de fogo à segurança privada… acrescenta-se em sub título que todas as polícias se manifestam contra esta medida, por temerem o aumento da violência… No Público, por enquanto é só uma intenção… a do Governo liberalizar as margens de lucro dos remédios… também aqui há quem ache má ideia. A Indústria, diz o Público que a Indústria considera que o anteprojecto favorece os interesses das farmácias… Aqui, desculpem, mas estamos ou não perante uma evidência laPaliceana?... Se se liberaliza as margens de lucro, seja do que for, a haver ganho, será forçosamente do comerciante, no caso, as farmácias… adiante.

No JN a matéria de capa é o caso da professora de Espinho acusada de expor a vida íntima nas aulas. É esta a manchete do JN, se bem que o que está aqui em causa, ao que parece, não será tanto a professora ter exposto a própria vida íntima nas aulas, mas mais os termos e a forma como o fez… Já se sabia que o processo, que pode levar até à demissão da professora, partiu da gravação de uma aula, feita por uma aluna… Diz hoje o JN que essa gravação pode não servir de prova, mais que isso pode ser considerada ilegítima e – é já o DN quem o afirma – a aluna que gravou a professora corre um sério risco de punição, ela também… Invoca-se o regulamento interno da escola que proíbe o uso de telemóveis e outras tecnologias nas salas de aula… outras tecnologias, menos o Magalhães, claro. Acontece entretanto – e convém que se diga p’ra que não fiquem pontas soltas - que alguns alunos, os mais velhos pelo menos, acham esta professora a mais espectacular de toda a escola e há 2 anos, um jornal de Espinho, dedicou mesmo uma página inteira ao perfil e elogio desta mesma professora.

Ainda no JN ouçam-me esta pequena chamada de capa… Os portugueses, em 2008, gastaram 100% dos salários no crédito à habitação… Cem por cento. O guito todo.

E já estamos no Correio da Manhã, onde temos ainda a professora de Espinho a ilustrar a primeira página… a ilustrar mesmo, com fotografia e a legenda que diz que as alunas que a denunciaram foram ou estão a ser ameaçadas através de mensagens de SMS e alegadamente ameaçadas pelos colegas que apoiam a professora.

O outro rosto de capa é a irmã Lúcia, ex pastora e vidente de Fátima… enfim, vidente de Fátima, não tanto que, Fátima mesmo, a vila, toda a gente podia ver, o que a , na altura ainda pastora, viu foi a Virgem mãe de Deus a falar com ela em cima de uma árvore, como sabeis… a partir daí, como a povoação mais próxima era Fátima, a Virgem ficou a ser chamada de Senhora de Fátima, por uma questão de facilidade e também, pelas mesmas razões, se passou a abreviar a designação que identifica as crianças que testemunharam o fenómeno, como “videntes de Fátima”, tout court… Seja como for, fala-se aqui de Lúcia de Jesus dos Santos, já o nome lhe era profético… a irmã Lúcia do Coração Imaculado, como ficou conhecida desde que se enclausurou num convento das Carmelitas Descalças. É ela que aguarda a beatificação da Santa Sé e a propósito de quem, hoje o Correio escreve que... “Igreja acelera beatificação de Lúcia”. O processo corre no Vaticano e diz o Correio que pode ser mais rápido que o da própria Madre Teresa de Calcutá…

Explica-se esta ultrapassagem a caminho do céu, porque, como diz o Correio, há relatos de milagres da vidente de Fátima, quanto a Madre Teresa, o único milagre que se lhe reconhece é o da bondade e ter dedicado a vida à militância activa em favor e benefício dos mais pobres e desprotegidos. Não consta de facto que tenha curado alguma queimadura de óleo das batatas no olho de alguém, ou guardado ciosamente qualquer segredo que o mundo precisasse mesmo de saber.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

cuidado com o cão !

Olhem, eu hoje não posso ir, fica aqui o Belzebu a tomar conta do Quiosque. Vocês não m'atazanem o cão, que ele é nervoso. De resto, se quiserem passar os olhos pela jornalada já velha, desde que não desarrumem, estão à vontade...

domingo, 17 de maio de 2009

Há quanto tempo não vem ao
Jardim Zoológico ?!...


Com o agravar da crise económica, os portugueses vão dispensando alguns luxos, como segundos carros, segundas casas, residências de férias, tomar banho e afins.
Na mesma proporção, surgem as ocasiões de realizar um bom negócio. Este domingo, dê uma volta pelos arredores, quem sabe, não encontra uma excelente oportunidade, como a que esta foto ilustra, de um requintado chalet de veraneio que, apesar da privilegiada localização, tem este ar abandonado e disponível.