Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

FUI DE FÉRIAS COM O MEU PRIMO


HASTA LA VISTA RAPAZIADA !...

Comecemos com uma falsa entrada. Escreve o Diário Económico em manchete que o Tribunal Constitucional chumba casamento entre homossexuais. Em sub-título também não se chega lá… é preciso ir mesmo ao corpo da notícia, para se ficar a perceber que o que o Tribunal Constitucional chumbou, afinal, foi o recurso interposto em última instância, por um casal de duas mulheres, que se queriam casar uma com a outra.

Quase em rodapé de capa, uma outra história se insinua… O caso dos doentes que cegaram em Stª Maria. Diz o Económico, que o Hospital admite ter havido troca de medicamentos…

Na primeira do de Negócios, Nuno Amado, o presidente do Santander Totta, diz que Portugal precisa de uma maioria absoluta… acha o banqueiro, que o país está pior do que nos querem fazer crer e que há espaço em Portugal para operações de concentração entre os maiores bancos…

Na capa do I publicam-se as fotografias tipo passe dos 10 ilustres convidados pelo jornal para avaliarem o novo programa eleitoral do PS… O painel eleito é curioso e variado … vai desde o ex ministro Correia de Campos ao cantor Miguel Guedes, de Marinho Pinto a Manuel Luís Goucha …

O mesmo Goucha faz a capa do 24 Horas , mas já por outras razões.. aqui, ele foi um dos convidados a pronunciar-se porque é que não gosta de praia… Como são as férias da gente que odeia praia – é o desafio lançado na capa do 24 Horas… em chamada de capa, adianta-se entretanto a hipótese já referida no Económico… Aqui é o director do Santa Maria quem assume que os doentes cegos não foram tratados com Avastin… No Correio da Manhã, a mesma coisa… Cegueira no Hospital… Director de Serviço admite troca de remédio…

A manchete no Correio vai no entanto para Cavaco, que ganha guerra a Sócrates… Isto porque o estatuto dos Açores foi chumbado pelo Tribunal Constitucional, tal como previa, ou desejava Cavaco Silva… Dá-se também conta, na capa do Correio, do atentado de ontem em Palma de Maiorca… Atentado fecha ilhas espanholas - é o título . O aeroporto das Baleares foi encerrado pela polícia.

E de Espanha, diz que é de onde vem um terço da gripe A – É também a manchete do Público… Propõe-se depois explicar como são feitos os ensaios clínicos da vacina para esta gripe…

O chumbo do Tribunal Constitucional ao Estatuto dos Açores reparte entretanto a manchete… A lei, que abriu um braço de ferro entre o Presidente da República e o Governo e o Parlamento… Uma lei, que Cavaco considerava ter soluções absurdas, colocando em causa o equilíbrio dos poderes presidenciais… Por exemplo, a que obrigava o Presidente da República a ouvir os órgãos regionais, em caso de dissolução do Parlamento Regional…

DN e JN puxam para a capa o processo de Fátima Felgueiras… Ontem, o tribunal de Felgueiras absolveu-a do chamado “Caso do Futebol”, por falta de provas incriminatórias… Quanto ao outro processo, o primeiro deles todos, o do Saco Azul, que levou a presidente a refugiar-se no Brasil… esse ainda está em fase de recurso.

Outros futebóis… no DN diz-se que a policia vai exigir o pagamento adiantado, aos clubes, para fazer a segurança aos estádios durante os jogos…

No JN, conta-se que Vale e Azevedo, exilado em Londres, foi a tribunal sem advogado, porque não tem dinheiro para pagar a um… a verdade é que ele próprio é advogado, pode bem defender-se sozinho…

quinta-feira, 30 de julho de 2009

e hoje, só vos digo isto.

No JN, Jornal de Notícias… Os Bancos lucraram 4 milhões de euros por dia, no primeiro semestre deste ano… Trocando em miúdos e por exemplo, 4 das maiores instituições privadas ganharam 760 milhões de euros em meio ano…

É, ou não é fantástico este pequeno milagre em plena crise?!... 4 milhões de euros de lucro, por dia!…

BES, BPI, BCP e Satander-Totta… foram estes 4 juntos, quem facturou os tais 760 milhões e 700 mil euros de lucro, no primeiro semestre deste ano.

A estes, pelo menos a estes se os ouvirem chorar , não se aflijam, que não há pressa.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Quatro doentes do Stª Maria devem mesmo ficar cegos – anuncia o 24 Horas em chamada de capa… Só têm oito dias para recuperarem a visão – é o prognóstico do presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia – que o Público destaca… assim sendo, conclui o Jornal de Notícias, esta semana é decisiva para as vítimas do que se passou.. e diz-se assim, já que parece que ninguém sabe muito bem e ao certo o que provocou a cegueira dos doentes.

Do resto da actualidade temos, ainda na primeira do JN, que as casas de luxo iludem a crise em Lisboa e Porto – é a manchete. Os condomínios fechados surgem no topo da lista da preferência de jovens licenciados…em Viana do Castelo e Aveiro a preferência vai para o arrendamento.. diz-se ainda que os preços dos arrendamentos em Braga contornam o problema vivido no sector… resumindo e ao arrepio da crise, o mercado de habitação nos sectores de luxo e classe média alta está bem e recomenda-se…

Outros sinais de bom augúrio, puxa-os o Público para a primeira página.

E diz que os pequenos investidores começaram a regressar à Bolsa portuguesa. No primeiro trimestre deste ano foi quase a debandada geral, para os investidores individuais. O presidente da Euronext sublinha no entanto que, este regresso de confiança, estes sinais de recuperação não são ainda o anúncio do fim da crise.

E o fogo. Porque está a ser demasiado lenta, a mudança na política de preservação das florestas, os riscos de incêndio continuam elevados. Há um chamado “cadastro florestal” à espera de concurso, desde Abril. O jornal fez um levantamento da situação e concluiu que, em 92% das zonas de intervenção florestal, há queixas do atraso e da exiguidade dos apoios públicos. O minifúndio continua a ser o calcanhar de Aquiles nesta guerra do fogo… Os proprietários estão desmotivados…e queixam-se que as chamadas Zonas de Intervenção Florestal, criadas em 2005, pouco mais são que letra morta no despacho que as criou.

Os fogos na Europa fazem a capa do DN, com fotografia e tudo. Chamas na Europa do sul já fizeram 7 mortos, lê-se no título… Grécia, Espanha e França continuam com temperaturas de quase 40 graus e níveis mínimos de humidade. Em Espanha, 80% do território nacional está em estado de alerta máximo.

Da actualidade nacional, destaca o DN a falta de fiscalização nos carrosséis. O vazio legal na matéria não se comove nem sequer com os acidentes graves, que se vão sucedendo em várias feiras e parques de diversão. O jornal relembra o caso da morte de uma criança em Oliveira de Azeméis, há 2 anos. Neste caso aqui, o tribunal acabou por acusar de homicídio por negligência, o dono do carrossel e o engenheiro que fez a vistoria ao equipamento…

Outras chamadas de capa no DN… o espanhol sobe nas preferências dos portugueses, como segunda língua estrangeira no secundário… Há já 50 mil estudantes a preferir o espanhol ao francês… Badajoz e Cáceres, são duas cidades onde , entretanto se vai apostar na inclusão do ensino de português, nas escolas…

Quanto à gripe A… diz o DN, que as igrejas não estão a cumprir as regras indicadas pela Pastoral da Saúde e ontem, em Lisboa, por exemplo, a saudação da paz fez-se como de costume, com beijos e abraços e a hóstia foi também entregue directamente na boca dos fiéis…

No Correio da Manhã, a Igreja é notícia também ,mas por outras razões… Aumentaram em 40%, os assaltos a igrejas… até ao mês passado, foram assaltadas 58 igrejas em Portugal. Os ladrões vão mais é pelo dinheiro das velas eléctricas… aquelas, que se deita uma moedinha e elas acendem…

Na capa do I, a indignação dos gestores das grandes empresas… Indignação contra o valor das reformas… O tecto máximo imposto pelo Governo é de 5 mil euros de pensão de reforma… Doze quadros, que ocuparam cargos de direcção e administração em algumas das principais empresas portuguesas, estão contra esse tecto máximo e querem processar o Estado português, por causa disso. Consta que, um tribunal de Sintra já deu razão a alguns destes protestos… Disse que era de facto ilegal, cortar assim a direito na pensão das pessoas. Para que vejam, que nem sempre a Justiça é lenta, em Portugal.