Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Na capa do Correio da Manhã, Cristiano Ronaldo diz que tenta imitar a mãe e as irmãs…

Foi ontem, durante uma conferência de imprensa e o assunto era a elegância… foi quando o craque português respondeu como vimos,,, que tenta imitar a mãe e as irmãs, em elegância e bom gosto.

Esperemos que não exagere.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Não todos, é certo, mas a maioria dos jornais de hoje puxa para a primeira página a morte de Hermínio da Palma Inácio.

Morreu ontem aos 87 anos… O revolucionário romântico, como lhe chama o DN. O mestre dos golpes contra Salazar, diz o Correio da Manhã. O líder do assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz e do desvio do avião da TAP, que lançou panfletos sobre Lisboa, Barreiro, Setúbal, Beja, os Algarves… apelando à revolta – como lembra o Jornal de Notícias... Na última do Jornal de Negócios, escreve-se que morreu de doença prolongada, o socialista Hermínio da Palma Inácio.

No Público, anuncia-se a morte do lutador que desconhecia a palavra "Impossível"… Conta-se como se iniciou aos 25 anos na luta armada contra a ditadura… fala-se do sequestro do avião da TAP, em 61 e de como já antes tinha participado num golpe militar falhado para derrubar Salazar, em 47... e, claro, do assalto ao banco da Figueira da Foz, em 67 – feito que pôs Portugal nas bocas do mundo e nas primeiras de todos os jornais. Pelo caminho, ficavam duas fugas da prisão, do Aljube, em Lisboa e da cadeia da PIDE, no Porto. Quando chegou o 25 de Abril, foi o último a abandonar a prisão de Caxias.


O resto da actualidade faz-se ainda com as noticias da gripe A… A morte de uma criança inglesa – diz o Público – alerta para a agressividade do vírus…

Em Portugal – é já o Correio da Manhã a falar – há neste momento 102 casos detectados.

Os bombeiros, acrescenta o DN, não têm um plano de prevenção para a pandemia. A barreira dos cem casos foi ontem ultrapassada.

Está fora de controle, a gripe, diz o Diário Económico, que diz também que , depois da questão da alegada anticonstitucionalidade da ASAE, é de esperar uma chuva de queixas contra a instituição…


Mas voltemos à gripe.

Neste momento – é título no JN – há mais 4 hospitais em Portugal, a tratar casos de gripe A.

Ainda na primeira do JN , uma notícia que não chega a ser surpresa por aí além, mas que merece , mesmo assim, a manchete… na praça do aeroporto de Lisboa, os turistas são vigarizados pelos taxistas… é o que diz a manchete… e dá o exemplo de um turista japonês, a quem valeu a intervenção de um amigo, para evitar que pagasse o dobro do preço da corrida.

Outra primeira página, que nos traz uma novidade relativa é a do jornal I.

É um alerta da comissária da Saúde. Citando Maria do Céu Machado, o I escreve que médicos e farmacêuticos abusam na receita de antidepressivos… Antidepressivos, sedativos, ansiolíticos e hipnóticos … o consumo destas drogas aumentou em 32%, desde o ano de 2002.

Ainda na primeira página do I e puxando a atenção para o destaque especial…. Férias… “SOS descanso”, diz o título… sugestões de última hora, para quem ainda não planeou férias… a ideia também não será das mais novas, mas sempre soa melhor, como calmante, do que as drogas de que acabámos de falar… e não chega a dar cabo da cabeça de ninguém, a médio, curto, ou longo prazo.


E o 24 Horas.

Daqui deixem que sublinhe só a discreta chamada de capa que diz que o português, que assaltou 26 bancos, é o tesoureiro da cadeia da Policia Judiciária.

Carlos Parracho, 53 anos, o solitário português, é agora responsável por toda a actividade dos bares e cantina da prisão, incluindo a tesouraria. O caso está ainda na fase das alegações finais. Uma delas foi apresentada pela esposa do detido, que afirmou que, para conseguir levar 900 euros, ao fim do mês para casa, o marido tinha de trabalhar dois turnos seguidos, num dia só. A sentença deve ser conhecida no próximo dia 27 .

terça-feira, 14 de julho de 2009

Os títulos dos jornais… têm muito que se lhes diga.

Por exemplo, o Correio da Manhã diz que este ano duplicaram os chumbos a português, nos exames do 9º ano do ensino secundário. Chega-se ao Jornal de Notícias e lê-se que, o que duplicou, foi o número de notas negativas a português nesse mesmo exame… o que não será forçosamente a mesma coisa… ter uma negativa e chumbar no exame. Outro, o do Diário Económico, que diz que o Tribunal da Relação considera inconstitucional a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica… e depois, em sub título, percebe-se que não será tanto assim. O que é inconstitucional, segundo os juízes da Relação, é a transformação da ASAE em polícia criminal, com poder para ordenar detenções, apreensões e até escutas telefónicas. Uma vez mais, o título leva ao engano; já que não é tanto a ASAE, quem está fora da lei, mas sim alguns poderes que lhe foram entretanto concedidos e que, esses sim, necessitam autorização parlamentar. Portanto, não é a ASAE que é inconstitucional, como diz o título, mas sim a atribuição de alguns poderes e valências é que , ao que parece foi feita sem a autorização devida. E isso é que é inconstitucional.

Do resto – e já agora ainda na primeira do Económico - diz-se que as pequenas e médias empresas estão mais vulneráveis ao contágio da gripe A e que o presidente da Escola Nacional de Saúde sublinha a necessidade de informação, nos locais de trabalho, para prevenir esse perigo.

Da gripe A , puxa o JN para a capa a informação que a epidemia não vai fazer parar os transportes públicos em Portugal. Outra chamada de capa no JN fala de armas ilegais e diz que hoje vão ser destruídas mais mil armas de fogo e 15 mil armas brancas … As caçadeiras estão no topo da lista e a lista, ela própria já vai em 15 mil, armas ilegais apreendidas em 3 anos… aqui, calcula-se que se esteja a falar em 15 mil armas de fogo apreendidas em 3 anos, já que 15 mil, mas armas brancas, serão destruídas hoje, mais as mil de fogo e já íamos em 16 mil…

No Diário de Notícias há uma guerra de titans, a abrir a primeira página. Microsoft e Google fazem o braço de ferro, que a fotografia simbolicamente ilustra, para dominarem o mercado dos sistemas operativos. A matéria merece desenvolvimento em suplemento especial de 2 páginas…

E depois, de volta às contas da casa… Diz o DN, que o Estado português pagou 4 milhões de euros de pensões de alimentos até Março último. Há cada vez mais crianças a receber as pensões de alimentos, que deviam ser pagas pelos pais, através do Fundo de Garantia da Segurança Social… Diz o DN, que há casos em que, quando os pais renitentes finalmente se decidem, ou são obrigados pelos tribunais a cumprir esse dever – de pagar a pensão de alimentos aos filhos - já eles chegaram à maioridade.

Do mundo, traz o DN a notícia de que Kim Jong-il sofre de cancro no pâncreas, o que pode querer dizer que pode estar por pouco, a morte do líder norte coreano. Foi a televisão da Coreia do Sul, quem mostrou, há perto de uma semana, o presidente numa cerimónia pública. Extremamente debilitado, com o ar de quem envelheceu vários anos, em muito poucos meses.

Já quase em rodapé , uma outra notícia que passa obviamente pelos outros jornais também, já que a matéria é de interesse nacional e bastante sensível. Diz o DN que os policias portugueses compram, do próprio bolso e a prestações, algemas e coletes de protecção. Isto porque o material dado pelos comandos da corporação não chega para todos.

No Público deitam-se as contas aos exames do 9º ano e comparam-se os resultados com os do 12º ano que se realizaram a semana passada. E comparam-se também com valores do ano passado e de há dois anos e comparam-se percentagens de positivas e de negativas e vice-versa também... em resumo, na capa do Público, deitam-se contas.

E a outras contas também… as da imigração. Diz o Público, que a nova lei de estrangeiros tirou 53 mil brasileiros e ucranianos da clandestinidade. Apesar disso, hoje estima-se ainda em 440 mil, o nº de imigrantes ilegais em Portugal.

No I, a manchete vai para a guerra no Afeganistão. O ministro da Defesa explica ao jornal, o que espera os soldados portugueses destacados para o Afeganistão e porque razão esta guerra é tão diferente das outras.

Com chamada de capa ainda no I, lança-se a questão- será que o seu filho escolheu o curso certo? Deixam-se depois algumas alíneas, que parecem querer condicionar essa escolha… a saber: os cursos com maiores taxas de emprego; as profissões mais bem remuneradas; os cursos com vagas a mais e empregos a menos; o retrato do desemprego entre os mais jovens...

Ora, conclui-se portanto que, quando se fala em curso certo, temos como horizonte, não tanto a valorização pessoal de cada um, o enriquecimento do património nacional de conhecimento e habilitação, mas simplesmente a conquista de um emprego bem remunerado… como dizia O’Neill- é pouco como projecto ?! … é no entanto o projecto mais imediato e urgente, de muito boa gente, ao que parece.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Casas antigas. É a manchete do Público, que a proposta de lei para impor obras de recuperação de casas antigas é criticada por todos.

No desenvolvimento da notícia, fica-se a saber, entre outras coisas, que metade das casas de Lisboa e Porto precisa de obras e que os proprietários consideram a proposta de lei inaplicável. Quanto mais não seja porque consideram que sem outra lei das rendas não é possível ter bons projectos de reabilitação…

Outra matéria com chamada de capa na edição de hoje do Público diz que os estudantes portugueses não se conseguem inscrever no ensino superior em Espanha, por uma razão simples. É que as pré-inscrições para a Universidade, em Espanha, fecham antes dos exames do secundário em Portugal terem acabado. O curso mais prejudicado, ou pelo menos com mais candidatos, é o de Medicina. Há neste momento 1200 alunos a tirar medicina fora de Portugal, 700 estão em Espanha. Quanto a este problema dos prazos de matrículas… para muitos a solução é fazer um compasso de espera de um ano, para se matricularem.

No Correio da Manhã dá-se conta do sufoco financeiro que asfixia os militares da GNR. O comando terá emprestado quase 7 milhões e meio de euros, através dos Serviços Sociais para ajudar as famílias dos guardas republicanos.

Quanto à gripe A… diz o Correio que a Direcção Geral de Saúde manda que se distribuam lenços de papel nas escolas, como forma de evitar o contágio. Lenços de papel e toalhas de papel e secadores automáticos das mãos.

O Jornal de Notícias fala dessa guerra de vizinhos que , ao fim de um ano, chega ao fim. Vizinho paga 24 mil euros pelo barulho – diz a manchete. È a história do inferno de uma família de Lisboa que chegou a ser obrigada a ir dormir num hotel, por causa do barulho dos vizinhos de cima. Diz que tiveram mesmo que insonorizar a própria casa, mas não adiantou grande coisa. Agora a indemnização ordenada pelo tribunal inclui o dinheiro gasto nas obras, também.

Outro destaque de primeira página no JN vai para um fenómeno que , apesar de discreto, movimenta multidões em Cantanhede, paróquia de Covões… Tudo por causa deste padre que benze água em garrafões e garrafinhas para curar os males dos fieis. Alguns acabam por usar a água benzida para tomar os medicamentos e dizem que resulta, quase milagrosamente… obviamente por virtude da água benta.

No DN fala-se da lei da eutanásia… e que o PS cedeu a Cavaco Silva adiando a polémica lei. A lei do testamento vital – que é como se chama na realidade. Não vai ser objecto de votação final, apesar de já aprovada na generalidade.

E já agora os nascimentos também… diz o DN que, o ano passado, registou-se pela primeira vez um aumento de natalidade em Portugal… Enfim, pela primeira vez… há pelo menos muito tempo que tal não acontecia. O ano passado e em relação ao ano anterior nasceram mais de 2 mil novos portugueses.

O recuo na aprovação final da lei do testamento vital é também título de capa no I- Sócrates recua na lei que dá mais liberdade na forma de morrer. Por recear um novo veto presidencial – é o que explica depois o sub título.

E ainda Wellington Nazaré… estão a vê-lo?… é um dos protagonistas daquele célebre assalto, com sequestro, à dependência do BES em Campolide. O que sobreviveu. O que foi condenado a 11 anos de prisão … diz o jornal que Nazaré pede desculpa aos portugueses e ao Banco assaltado acrescentando… este é o pormenor curioso… acrescentando que continua a ter as economias próprias depositadas no Banco Espírito Santo.