Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Não todos, é certo, mas a maioria dos jornais de hoje puxa para a primeira página a morte de Hermínio da Palma Inácio.

Morreu ontem aos 87 anos… O revolucionário romântico, como lhe chama o DN. O mestre dos golpes contra Salazar, diz o Correio da Manhã. O líder do assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz e do desvio do avião da TAP, que lançou panfletos sobre Lisboa, Barreiro, Setúbal, Beja, os Algarves… apelando à revolta – como lembra o Jornal de Notícias... Na última do Jornal de Negócios, escreve-se que morreu de doença prolongada, o socialista Hermínio da Palma Inácio.

No Público, anuncia-se a morte do lutador que desconhecia a palavra "Impossível"… Conta-se como se iniciou aos 25 anos na luta armada contra a ditadura… fala-se do sequestro do avião da TAP, em 61 e de como já antes tinha participado num golpe militar falhado para derrubar Salazar, em 47... e, claro, do assalto ao banco da Figueira da Foz, em 67 – feito que pôs Portugal nas bocas do mundo e nas primeiras de todos os jornais. Pelo caminho, ficavam duas fugas da prisão, do Aljube, em Lisboa e da cadeia da PIDE, no Porto. Quando chegou o 25 de Abril, foi o último a abandonar a prisão de Caxias.


O resto da actualidade faz-se ainda com as noticias da gripe A… A morte de uma criança inglesa – diz o Público – alerta para a agressividade do vírus…

Em Portugal – é já o Correio da Manhã a falar – há neste momento 102 casos detectados.

Os bombeiros, acrescenta o DN, não têm um plano de prevenção para a pandemia. A barreira dos cem casos foi ontem ultrapassada.

Está fora de controle, a gripe, diz o Diário Económico, que diz também que , depois da questão da alegada anticonstitucionalidade da ASAE, é de esperar uma chuva de queixas contra a instituição…


Mas voltemos à gripe.

Neste momento – é título no JN – há mais 4 hospitais em Portugal, a tratar casos de gripe A.

Ainda na primeira do JN , uma notícia que não chega a ser surpresa por aí além, mas que merece , mesmo assim, a manchete… na praça do aeroporto de Lisboa, os turistas são vigarizados pelos taxistas… é o que diz a manchete… e dá o exemplo de um turista japonês, a quem valeu a intervenção de um amigo, para evitar que pagasse o dobro do preço da corrida.

Outra primeira página, que nos traz uma novidade relativa é a do jornal I.

É um alerta da comissária da Saúde. Citando Maria do Céu Machado, o I escreve que médicos e farmacêuticos abusam na receita de antidepressivos… Antidepressivos, sedativos, ansiolíticos e hipnóticos … o consumo destas drogas aumentou em 32%, desde o ano de 2002.

Ainda na primeira página do I e puxando a atenção para o destaque especial…. Férias… “SOS descanso”, diz o título… sugestões de última hora, para quem ainda não planeou férias… a ideia também não será das mais novas, mas sempre soa melhor, como calmante, do que as drogas de que acabámos de falar… e não chega a dar cabo da cabeça de ninguém, a médio, curto, ou longo prazo.


E o 24 Horas.

Daqui deixem que sublinhe só a discreta chamada de capa que diz que o português, que assaltou 26 bancos, é o tesoureiro da cadeia da Policia Judiciária.

Carlos Parracho, 53 anos, o solitário português, é agora responsável por toda a actividade dos bares e cantina da prisão, incluindo a tesouraria. O caso está ainda na fase das alegações finais. Uma delas foi apresentada pela esposa do detido, que afirmou que, para conseguir levar 900 euros, ao fim do mês para casa, o marido tinha de trabalhar dois turnos seguidos, num dia só. A sentença deve ser conhecida no próximo dia 27 .

Sem comentários:

Enviar um comentário