Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sábado, 11 de julho de 2009

...e hoje está sol, nem é preciso flash!...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

E hoje ninguém se entende. Cada jornal puxa a brasa à sua manchete.

Comecemos pelo Correio da Manhã, com a respectiva fotografia que não o deixa mentir, o Correio diz que o superjuíz – no caso Carlos Alexandre , responsável pelos processos Freeport e do gangue do Multibanco – despacha num rés do chão na nova cidade judiciária, num gabinete de ampla montra envidraçada aberta para a rua. Trabalha exposto na montra –diz o Correio da Manhã, sem qualquer segurança especial.

No DN, a gripe e a notícia de que a vacina da gripe A não é recomendada a grávidas até 3 meses… Em subtítulo acrescenta-se que foi ontem registado o primeiro caso de contágio numa mulher grávida. Ontem registaram-se ao todo mais 10 novos casos.

No Jornal de Notícias o destaque vai para a detenção de Alfredo Morais, o ex policia envolvido no caso chamado da Máfia da Noite . Condenado a 7 anos de prisão, andava a monte. Foi apanhado com um passaporte falso quando tentava passar da Lituânia para a Letónia. Quanto à gripe , diz o JN que os marinheiros da Bartolomeu Dias estão em quarentena, no porto inglês de Plymouth, depois de ter sido detectado um caso de gripe, a bordo.

No Público a entrevista a Amin Malouf, o libanês que propõe a reinvenção do mundo. Dis ele que o fracasso de Barak Obama será trágico para o mundo. Lá dentro, no suplemento onde se publica a entrevista, diz o título que Obama tem uma solução para o Médio Oriente… em sublinhado lê-se também que para Amin Malouf a habilidade política está em impedir os conflitos latentes de se transformarem em verdadeiros conflitos. Que esse deve ser o objectivo e propósito de qualquer governação.

No 24 Horas deixam-se 25 dicas médicas para enfrentar a gripe A. As respostas são da sub directora geral de saúde, Graça Freitas, entrevistada pelo 24. Fala-se também, em chamada de capa, de Isaltino Morais, o autarca de Oeiras abandonou ontem o julgamento a meio, porque não queria ouvir as acusações sem poder responder e rebater as alegadas mentiras do Ministério Público… a acusação pede um mínimo de 5 anos de prisão para Isaltino e a inibição de exercício de qualquer cargo público durante esse tempo… Aqui deixem que sublinhe esta subtileza jurídica… impedido de exercer cargos público enquanto estiver preso… o que é que vos parece?... Adiante.

Na primeira do I anuncia-se que a subida do preço do petróleo ameaça a saída da crise. Desde Dezembro que o preço do crude já duplicou…

Da gripe , diz o jornal I que são já mais de 70 , os casos despistados em Portugal e que a doença está já a alterar os hábitos e as relações entre as pessoas. Afastam-se mais agora, diz o jornal… Ora bem, ao menos têm um bom motivo, agora, para se afastarem… e ainda, pequena e discreta como os próprios protagonistas da matéria…. A chamada de capa que anuncia a reportagem.

E a reportagem… essa ocupa um suplemento especial de 32 páginas… é obra… enfim, lá chegados fica-se a ver que a reportagem que nos levou ali, afinal não ocupa as 32 páginas por completo, mesmo assim… este foi o título que aqui nos trouxe.

Chega de suspense e preparai-vos para o destaque da reportagem do jornal I… estais preparados?... Pois então aqui vai.

A vida sexual dos pirilampos… assim mesmo… diz que os que voam todos iluminados são todos machos… elas ficam no chão a vê-los.

Nisso não são muito diferentes de outras espécies menos luminosas. De outras espécies da caga-lumes.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A gripe. Na primeira do Diário de Notícias, diz-se que as creches e os ateliers de tempos livres não têm um plano para combater a pandemia e que a Direcção Geral de Saúde vai reunir-se para a semana, com os responsáveis por esses estabelecimentos, para discutir um Plano de Contingência Nacional.

Também o jornal I puxa a matéria para a capa, explicando que, se surgisse hoje um foco de gripe, a esmagadora maioria dos serviços do Estado ainda não tinha plano de emergência e a única solução seria fechar as portas, em quarentena. Portanto, ao que parece e pelas contas do I, em Portugal não haverá ainda o que se chama – um foco de gripe.

Já o Público lembra que a lei, que regula as doenças contagiosas, tem 60 anos e não serve para travar pandemias. Cita-se um especialista, que garante que o sistema está totalmente obsoleto. Talvez por isso, como resume o 24 Horas em chamada de capa curta e demolidora, citando uma lei do Estado: Quem transmitir o vírus da gripe pode apanhar pena de prisão. A sanção está prevista no código penal e classifica o crime como de propagação de doença contagiosa. Foi feita a pensar nos doentes de sida e tuberculose e prevê uma pena de 3 anos de prisão. Uma pena que inclui, entretanto, os médicos que, sabendo da situação, não façam nada para travar o contágio.

E também os jornais económicos fazem hoje contas aos danos colaterais da gripe A… Diz o de Negócios: Saiba como agir e gerir em casa e nas empresas, a gripe A… diz ainda que o alarme público pode fazer parar as empresas e a economia.

Da economia ela própria, diz o JN que o Governo cerca os bancos na renegociação dos spreads... Entre outras coisas, pretende-se que os bancos incluam, ao menos, os custos dos produtos, que os clientes têm de subscrever, no crédito à habitação.

Da economia global , as notícias que vêm de Aquilla, não são as mais animadoras. Diz o DN, em título, que os líderes do G8 não se entendem sobre a crise. Ontem, na cimeira italiana, consegiu-se algum consenso em questões climáticas, já quanto à economia, parece mais difícil encontrar uma resposta concertada. Entretanto o presidente chinês foi obrigado a abandonar a cimeira e regressar a Pequim, por causa dos confrontos na província de Xinjiang. O agravar da situação levou-o a cancelar também a visita que tinha marcada para amanhã, a Portugal.

Outra história que merece destaque, na primeira do Público, é o anunciado sistema operativo da Google. A ideia é obviamente combater a hegemonia da Microsoft no sector.. Numa primeira fase este novo sistema operativo destina-se apenas a computadores portáteis de baixo custo.

Mais duas histórias soltas da actualidade nacional, que hoje merecem referência de primeira página… a manifestação de ontem, dos estivadores frente a S. Bento. Insultos ao primeiro ministro. E a proposta de responsabilizar e até punir os pais dos alunos faltosos, ou mal comportados. Pela capa do I , consta que a ideia original partiu de uma escola de Viana do Castelo. A proposta foi ontem debatida no Parlamento, mas parece que não foi longe. Só o CDS e o PSD se mostraram abertos à ideia.

Ainda e para acabar, na capa do jornal I, com todo o destaque especial lá pelas centrais… a história recente de Portugal… Portugal guardou napalm para atacar a Guiné. Fala-se num documento secreto, agora desclassificado, que indica que Portugal guardou uma reserva de napalm, como “dotação de emergência no teatro de operações” (estou a usar os termos técnicos que aqui vêm) no teatro de operações da Guiné, já depois do 25 de Abril. Enfim, o que a ser verdade não deixa de ser curioso, se bem que continue sem esclarecer, se o napalm foi ou não usado… antes do 25 de Abril. Durante a guerra, como arma de destruição em massa. Oficialmente, ainda não, apesar dos documentos oficiais que vão paulatinamente “queimando” aos poucos essa dúvida.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

“Surto de gripe A fecha infantários e obriga Governo a pedir vacinas para 3 milhões” – é a manchete do Público e resume o essencial da situação. O JN diz que foram uma escola de Lisboa e um infantário nos Açores, os dois estabelecimentos encerrados por precaução e quarentena. Foi o caso de 5 crianças infectadas na escola de Lisboa, o que ditou a decisão do ministério da Saúde. Os 3 milhões da vacinas encomendadas hão-de servir 30% da população, pelas contas do ministério. Na capa do I, diz-se que os pais exigem agora o adiamento da abertura do ano lectivo, por causa do surto de gripe… Enquanto o DN acrescenta, que há juristas que defendem que as empresas devem continuar a pagar e por inteiro os ordenados dos trabalhadores, que forem forçados a ficar em casa de quarentena. E mesmo isso, a quarentena – haverá que justificá-la com atestado médico.

E depois Michael Jackson. O Showfuneral de despedida de Jackson – como escreve o Público. Que ontem, no Staples Center de Los Angeles, a cerimónia andou entre o tributo e homenagem com discursos de circunstância , comovidos e… a música, o espectáculo. Diz o JN que foi um funeral privado com homenagem pública.

Ainda no JN, outra história e esta a merecer a manchete do jornal. Diz assim: PJ acredita que luvas dos CTT foram parar ao PSD. O processo chega agora ao fim e fala-se num milhão de euros que terão acabado nos cofres do partido e de ex administradores dos CTT. Carlos Horta e Costa e Carlos Encarnação fazem parte do rol de suspeitos, diz ainda o JN. O Diário de Notícias puxa também a matéria para manchete. Caso CTT revela ligações perigosas entre Justiça e Maçonaria… Diz o jornal que há registo de chamadas onde um certo José Grácio, maçon confesso, promete a um dos arguidos do processo que vai recolher informações sobre a investigação do caso. No relatório final da Judiciária propõe-se uma acusação de gestão danosa dos CTT e aponta-se Carlos Encarnação, o social democrata presidente da Câmara de Coimbra, como suspeito de prevaricação. Ao todo há 52 arguidos neste processo . Um processo que, no essencial, passa por uma compra e venda de um mesmo imóvel, já há um tempo, lá em Coimbra, com uma surpreendente valorização e tudo no espaço de um mesmo dia, ou quase. A mais valia do negócio, as tais “luvas” de que se fala é o que falta explicar.

Na capa do Correio da Manhã, a notícia principal é a da nova lei, que obriga os polícia a fazer um seguro de tiro. Ou seja, que obriga os agentes a pagarem uma indemnização às vítimas de disparos. Esta é a denúncia dos sindicatos. A PSP ressalva que a lei se aplica apenas em casos em que os disparos forem feitos com armas particulares e não com as de serviço. O desenvolvimento vem lá mais para dentro e na página ao lado desta outra, que pede mesmo para ser lida.

Fala de um jovem de 21 anos, que foi ontem detido, acusado de ter ateado pelo menos uns 9 incêndios, só este ano, na Nazaré, Batalha e Porto de Mós… Para ver o espectáculo. Diz que para ver o espectáculo. Das chamas consumindo o mato, das sirenes dos bombeiros, dos rotores dos helicópteros. Diz que era quando regressava a casa, depois da festa com os amigos, que lhe dava para pegar fogo aos bosques. A polícia acha que não o fazia sozinho. Mas para já é o único suspeito detido.

De saída, deixo-vos com um pequeno enigma… Cito o Público, que por sua vez cita a ministra da educação, que terá dito que as más notas, por exemplo a matemática, este ano, foram culpa dos jornalistas.

Ora, antes isso, que, se tivesse sido culpa dos alunos ou até mesmo dos professores, seria bem mais preocupante.

terça-feira, 7 de julho de 2009

E nos de negócios e economia, Teixeira dos Santos é o rosto da capa… Super ministro adopta políticas de Pinho – de Manuel Pinho, obviamente - e é o título no Jornal de Negócios, sendo que a manchete, essa vai entretanto para o relatório à supervisão do banco de Portugal, no caso BPN – diz a manchete que a Oposição acusa o inquérito ao BPN de branquear Vítor Constâncio… O Diário Económico acrescenta que o PS está isolado na defesa do governador do banco de Portugal… Quanto ao ministro das Finanças e Economia… o super ministro vai passar os próximos dias a falar com empresários – escreve o Económico.

Outro rosto que ocupa hoje todas as primeiras de todos os jornais é naturalmente Cristiano Ronaldo. Até o Económico o puxa para a primeira : Ronaldo conquista lugar no clube das estrelas planetárias… acrescenta o Diário Económico que o futebolista , que foi ontem apresentado ao povo no estádio do Real Madrid… é uma das poucas marcas internacionais portuguesas… Já no Jornal de Negócios fala-se em apostas. Consta que se fazem as mais extravagantes apostas à volta da figura de Cristiano Ronaldo. Na capa do de Negócios dá-se o exemplo… Casamento de Ronaldo paga 99 euros.

Mas ele há mais mundo e diz o Público que, a vacina contra a gripe A, só vai estar disponível em Dezembro… Adianta o DN, que Portugal não fez pré-reserva da vacina, ao contrário da Espanha, França e outros países europeus… Nos Estados Unidos a encomenda chegou mesmo aos milhões de doses.

O resto das capas… no Público, Ronaldo, braços abertos, saúda as bancadas do estádio Santiago Barnabéu de Madrid…. “À maneira de Ronaldo”… o título é o óbvio trocadilho com o nome da canção escolhida para a presentação aos adeptos… o “À minha maneira”, dos Xutos e Pontapés…

No DN são os confrontos de ontem, na província chinesa de Xinjiang, que merecem a foto de capa. A região é de maioria muçulmana e o conflito já nem é novo, se bem que bastante menos mediatizado, que a resistência tibetana à ocupação chinesa… que de resto, os motivos são os mesmos. E também aqui os números divergem. Pequim fala em 156 mortos e mais de 800 feridos… do lado dos manifestantes as contas apontam para muitas mais vítimas.

No JN…

Deixemos agora o Ronaldo sossegadinho e sublinhe-se a noticia do assalto falhado a uma ourivesaria na Trofa. O ourives , um ex militar da GNR, respondeu ao assalto e do tiroteio que se seguiu resultou a morte de um dos assaltantes… gente já referenciada pela policia e cujos movimentos andavam, aliás, a ser seguidos. Um morreu, o outro ficou ferido, ferida ficou também uma mulher, que passava por ali naquela altura.

No jornal I, diz a manchete que as prisões portuguesas são inseguras por falta de guardas. Vem a manchete à boleia da greve dos guardas prisionais… Ultrapassa os 90% de adesão, diz o título.

Quanto a Ronaldo,,, diz que ainda não jogou e já esgotou o estádio do Real Madrid. É bem verdade . Mais de 85 mil pessoas, ontem no Santiago Barnabéu.

O 24 Horas conta como foi a última noite lisboeta do craque, antes de voar para Madrid. As últimas 24 horas loucas de Cristiano Ronaldo. Na foto, ele parece dançar numa esplanada não identificada à beira Tejo… continua a legenda dizendo, que uma misteriosa rapariga de franja não largou o melhor jogador do mundo a noite toda… Homessa? A Beatriz Costa foi às Docas?!...

No Correio da Manhã parece que não há dúvidas… Foi mesmo uma cilada o que levou a policia da Amadora ao bairro de Santa Filomena.. Foram recebidos a tiro de caçadeira. Ficaram feridos e um deles corre o risco de ficar cego. Ontem fez-se no local a reconstituição do crime. Os autores dos disparos continuam a monte.

E ainda esta pequena e surpreendente chamada de capa… Pinho… Manuel Pinho, ex ministro da Economia, precisamente… Diz o Correio da Manhã, que Pinho almoçou com Carreira no dia da gaffe.

Ora, a gaffe ainda se devem lembrar de que gaffe estamos a falar , quanto ao Carreira … Tony Carreira… é desse Carreira que se fala… diz o jornal, que o encontro antecedeu a ida ao parlamento. Fica-se sem saber qual a relação entre uma coisa e outra e a gaffe dos corninhos. Lá dentro explica-se melhor e percebe-se que não há relação nenhuma. Mas, se ficássemos pela capa e nos deixássemos embalar no sofisma implícito, podíamos concluir que, ainda bem que o ministro não almoçou com o Quim Barreiros, nesse dia, senão, no Parlamento, em vez dos corninhos, ainda era capaz de mandar para o caralho o camarada da bancada do PC. Com os dedos, claro.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

tudo controlado. ainda não foi desta que me mandaram o Quiosque abaixo.