Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sábado, 16 de maio de 2009


E no dia em que o Cristo-rei celebra o seu cinquentenário (que falar em cinquenta anos de vida, não é que não se possa, mas, enfim, foram cinquenta anos tão paradinhos sempre no mesmo sítio, que chamar àquilo vida...), a Senhora veio de Fátima para visitar o filho, em Almada. De caminho, passou por Lisboa e foi uma festa com missa campal no Terreiro do Paço e a ponte em fundo. Os meteorologistas ainda prometeram chuva, mas lixaram-se, que deus fez o milagre. Ameaçou, mas não choveu. Depois, a Virgem de Fátima atravessou o rio com o povo todo atrás, em procissão de barcos de todos os tamanhos e feitios. Foi uma coisa linda de se ver. O rio cheio de barquinhos a acenar à Virgem, enquanto ela lá ia, toda pimpona, na fragata da Marinha. Nunca o Tejo tinha visto uma enchente assim! Uma verdadeira loucura.
Na foto, os náufragos de uma família de peregrinos de Sesimbra que, infelizmente, acaba de ser abalroada por um ferry boat. Que isto, meninos, festa é festa, mas a vida continua e os cacilheiros não podem ficar parados.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vá à Feira do Livro (sugestão de FimdeSemana)



Está a alcançar um êxito assinalável e um surpreendente sucesso, a edição deste ano, da Feira do Livro de Lisboa.
Como se pode ver na imagem, os stands, mal abrem esvaziam logo as prateleiras, deixando as simpáticas empregadas livreiras reduzidas a um miserável jornal e uns frascos de xarope, para se entreterem, até chegar a hora de ir para casa.
Este fim de semana aproveite e visite-a com a família. Se levar os filhos, leve também qualquer coisa para ler, enquanto eles brincam na relva. Não os deixe é meter depois as mãos na boca, que a relva do Parque Abelardo Préstimo não é de confiança. Caga por ali muito cão.

E talvez por ser sexta-feira, os jornais de hoje tenham feito questão de não nos deixarem ir de fim-de-semana à míngua de manchetes portentosas.

Atente-se no 24 Horas… “As incríveis histórias de Jesus”…. Jesus, no caso, Jorge Jesus, o homem que o Benfica já garantiu para substituir Quique Flores e que diz, na capa do 24, que é o melhor treinador do campeonato, em termos tácticos.

Mais?..

No DN: “Eurojust considera o processo das pressões…” na investigação do licenciamento do Freeport, claro, “…assunto nacional”. O DN explica depois que o Eurojust, organismo europeu de justiça, prepara uma comunicação sobre Lopes da Mota, pelas razões que já todos sabemos…o inquérito disciplinar que pende sobre o magistrado…

No JN – “Oficiais da PSP suspeitos de desvio de dinheiro…” são irregularidades na gestão do Montepio e peritagens, que denunciam a venda de ouro na cantina e na farmácia da instituição.

No Público pergunta-se se “a Madeira pode ser independente”...? Hoje Sócrates está de visita ao arquipélago, pela primeira vez, enquanto 1º ministro. Na foto de capa no Público, Alberto João Jardim encosta-se com ar pensativo a uma espécie de parapeito, ou varandim. Estará a ponderar essa questão da manchete, a da independência, ou na forma de gerir diplomática e civilizadamente, o encontro a que inevitavelmente o protocolo de Estado o vai obrigar com o primeiro-ministro? Aquele de quem Jardim já disse ser o pior inimigo da Madeira… O mais certo, claro, é não ser nem uma coisa nem outra.

Logo abaixo desta manchete, o Público lembra ainda que o Banco de Portugal se propõe salvar os clientes do BPP, deixando para o Governo a decisão sobre o que fazer com o que sobrar do Banco, depois de saldadas todas as dívidas e esclarecidas todas as dúvidas.

No Correio da Manhã foi “preso o suspeito de bomba no avião.”

Ora o avião de que se fala é aquele que estava ali estacionado à beira da estrada, perto do aeroporto e que servia como bar de strip-tease… Esse avião. E o caso tem a ver com uma bomba que mandou pelos ares o carro e o empresário desse mesmo avião… enfim, se não se lembram… Foi mais ou menos isto. Ontem a polícia apanhou em Chaves, o empresário açoriano suspeito de ser o autor do atentado, que matou então esse outro empresário da noite, que geria o bar de strip-tease.

Já os económicos não trazem nada que nos surpreenda verdadeiramente…

“Governo assume hoje recessão em linha com Constâncio”, o governador do Banco de Portugal…é essa a manchete do Diário Económico…

Governo e Banco de Portugal de acordo quanto ao descalabro das finanças nacionais… é como tudo na vida, tem de bom e mau a um tempo. Aqui, tem de bom o consenso, é verdade, tem de mau, o assunto, que merece esse mesmo consenso… não se pode ter tudo.

Na do de Negócios… vai a manchete para a lei dos contratos públicos, que diz o jornal de negócios – “…abre a porta à corrupção”.

Agora noticias mais recentes e reveladoras da crise em curso… há que ir à capa do pequeno suplemento do Correio da Manhã. Esse, onde se editam os programas de televisão e noticias desse género.

“Desemprego atinge estrelas”… as estrelas de que se fala são Herman José e Teresa Guilherme… ambos estão alegadamente sem emprego e à procura de um projecto novo e eventualmente mais autónomo que os tire da crise, antes que a crise os atire a eles para o esquecimento… que isto nas artes do espectáculo, como em outras artes… quem não aparece esquece.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Magistrado arrisca pena de suspensão no Freeport".

É a manchete do Jornal de Notícias. Claro que o magistrado em causa é Lopes da Mota, o presidente da Eurojust.

O Inquérito a Lopes da Mota confirmou a suspeita de pressões sobre os magistrados, que investigam o caso do licenciamento do Freeport de Alcochete. Agora a Oposição quer que o Governo demita Lopes da Mota… Isto porque o procurador-geral adjunto, que Lopes da Mota também é, terá usado o nome de Sócrates, para influenciar o andamento do processo. Diz o Correio da Manhã, que acrescenta que Pinto Monteiro, o PGR, aprova a suspensão provisória de Lopes da Mota. Também o inspector do Ministério Público, citado na capa do DN, propõe a suspensão do magistrado, enquanto PSD e PCP exigem a demissão de Lopes da Mota, do cargo de presidente da Eurojust – o organismo comunitário que coordena – digamos assim – a cooperação judicial entre os 27 da União.

A manchete do DN vai no entanto para o BPP e diz que os clientes do banco denunciam contas fictícias. Já o Diário Económico avança que os gestores do BPP venderam acções, dias antes de pedirem ajuda ao Estado, para se salvarem da bancarrota.

Na primeira do Público, conta-se que os deputados do PS desautorizaram as Finanças, no apoio ao Bloco de Esquerda, sobre sigilo bancário… consta que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais terá pedido ao Parlamento um voto contra a proposta do Bloco, de levantamento do sigilo bancário, mas a bancada socialista fez orelhas moucas e aprovou o projecto lei. Na generalidade, mas aprovou-o.

Com destaque discreto, adianta ainda o Público que neste momento já vai perto dos 40%, o percentual de desempregados sem subsídio de desemprego. Em números concretos dá qualquer coisa como 180 mil pessoas, sem trabalho e sem subsídio.

E Fátima. Claro.

Hoje é 13 de Maio, em todo o mundo, mas em Fátima muito em especial.

Diz o Público, que a crise domina as intervenções da Igreja, nas celebrações em curso. Já o DN diz que em Fátima se pagam promessas por um emprego…

O JN diz que a Igreja teme explosão social violenta por causa da crise – o mesmo escreve o Correio da Manhã.

No Jornal de Negócios o destaque maior vai para o desaguisado entre a ZON e a Portugal Telecom. A operadora apresentou queixa à Autoridade da Concorrência que a PT está a fazer batota, com preços imbatíveis, o que revela um abuso da posição dominante, que ocupa no mercado. Diz a ZON, que a PT pratica preços abaixo dos custos, o que põe em causa mesmo o próprio racional da concorrência legítima (!)

Sendo a PT quase coisa pública, até que nem mal lhe ficaria, se fornecesse os serviços a custo zero… isso é que era o chamado bonito serviço!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Ora vamos a contas. Diz o Diário Económico que o Fisco fixou a meta das 28 mil penhoras, sobre o património dos gestores. Explica-se depois que as contas, imóveis e produtos financeiros e prémios dos administradores de empresas, com dívidas fiscais, são os alvos da Inspecção de Finanças.

Ainda no Económico, Santos Ferreira, do BCP, diz que está disposto a revelar os salários da administração do Banco. Diz o jornal, que os lucros do BCP subiram mais de 600% no primeiro trimestre deste ano.

Outra matéria de capa no Económico é a situação no Bairro da Bela Vista, em Setúbal. Claro que a abordagem aqui não é tanto a situação tensa e de conflito, que se vive por estes dias no bairro, mas uma outra guerra mais surda e insidiosa. Diz então o Económico, que o desemprego no bairro da Bela Vista chega aos 30% da população residente.

No Jornal de Negócios, Saviotti processa Rendeiro.

Vamos aos factos: Um grupo de accionistas da Privado Holding, com Stefanno Saviotti à cabeça, tomou a iniciativa de processar o antigo presidente do BPP, por alegada burla e abuso de confiança. João Rendeiro – continua o de Negócios - disse ao jornal que desconhece a acção judicial, mas que a seu tempo tudo será esclarecido

Entretanto, os empresários parecem estar contra a nova lei de financiamento dos partidos. Os gestores querem transparência nos contributos e dizem que a nova lei é um passo atrás nesse propósito.

E a fechar a capa do de Negócios outra história de fino recorte. Mais de 15 milhões de euros estão desaparecidos da Oleocom. O jornal cita José António Santos, accionista da empresa, a maior importadora nacional de cereais. Diz que ninguém sabia da real situação das finanças da Oleocom. Todos confiavam no presidente Ramiro Raimundo. Só que, o presidente está desaparecido desde Março e com ele os tais 15 milhões de euros.

E no entanto – é manchete no Público –pior que do que já estamos é difícil… ou seja e por outras palavras… segundo o presidente do Banco Central Europeu, estamos a aproximarmo-nos do ponto de inflexão. Garante o jornal, ou neste caso Jean Claude Trichet, que já são perceptíveis, os primeiros sinais de optimismo, com o abrandamento da crise económica.

No Diário de Notícias é o caso Freeport que faz a manchete… Relatório diz que há indícios de pressões no caso Freeport. As conclusões desse relatório serão hoje apresentadas, ao Concelho Superior do Ministério Público e então se decidirá sobre a abertura de um processo disciplinar a Lopes da Mota, o presidente da Eurojust.

O JN faz manchete idêntica, acrescentando que o Procurador-geral da Republica poderá entretanto tomar uma decisão pessoal, para evitar mais fugas de informação neste caso.

O resto das capas, tanto de um como do outro – JN e DN - completam-se com a notícia da visita do Papa, ao Médio Oriente.

“Papa defende estado palestiniano”, na capa do DN e “condena o anti-semitismo”, na do JN.

E Fátima…

Na capa do Jornal de Noticias diz-se que são os bebés em cera, o que tem mais saída no mercado das figuras de cera para pagar promessas… isso e, claro, os já tradicionais pés de cera, mãos de cera, pernas de cera, cabeças de cera, corações de cera… Diz ainda o JN, que o Santuário de Fátima se prepara para receber entre 100 mil e 150 mil pessoas na peregrinação do 13 de Maio… já o DN aponta para um total de 350 mil peregrinos nesta noite de vigília que se aproxima… diz que as autoridades esperam 350 mil peregrinos… enfim, 100 mil, 150 mil, 350 mil… è muita fé junta!

Um milhão… esta é já outra história e faz a capa do Correio da Manhã de hoje… “Bela Vista custa um milhão em subsídios”. “Dinheiro do rendimento mínimo”. Diz o Correio, que 20% das famílias da Bela Vista recebe o subsidio do rendimento mínimo. Tendo em conta que, como já vimos aí atrás, 30% delas não tem emprego, sobra aqui uns 10% que lá se vai safando, como pode e sabe. Já o caso Freeport merece uma referência mais discreta… relembra-se que Lopes das Mota pode vir a ser alvo de processo judicial, mas acrescenta-se que o Procurador terá entretanto livrado – é assim que aqui está – livrado o ministro. O ministro em causa é Alberto Costa

No 24 Horas, a capa faz-se com os efeitos da crise nas televisões privadas portuguesas. Fala-se em cortes vários e ajustes pontuais e cancelamento de programas, por alegada falta de dinheiro para os suportar.

È pena ser esse o motivo, a falta de dinheiro. É pena pelos danos colaterais que isso provoca eventualmente em postos de trabalho e coisas dessas. Que, de resto, em relação aos programas, que o jornal dá como exemplo… Bem podiam ter já acabado há muito tempo, para não dizer que, alguns nem nunca deveriam ter ido para o ar, primeiro que tudo.

Mas isso… cala-te Maria Pandilha!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

“Eles comem tudo” – É assim que o JN dá a notícia, da conquista do tetra campeonato nacional de futebol…

Um golo de Bruno Alves deu a vitória e fez antecipar a festa do título, ontem, no estádio do Dragão – explica o Diário de Notícias.

O Público e o I adiantam entretanto que esta é também uma vitória de Pinto da Costa… a 17ª vitória de Pinto da Costa. Quanto ao tetra, é a 2ª vez em 11 anos, que o clube consegue a proeza de vencer 4 campeonatos seguidos. Este, o de 2008/2009 é, entretanto e por seu lado, o 24º título de campeão nacional, conquistado pelo Futebol Clube do Porto.

A outra notícia, que merece manchete, ou chamada de capa em todos os jornais desta manhã é – naturalmente – o Bairro da Bela Vista, em Setúbal.

O JN diz que o bairro da Bela Vista é uma bomba ao retardador…

O DN diz que 70% dos crimes violentos são praticados por jovens de bairros de risco…

O I faz manchete com a calma tensa que reinava na Bela Vista, ontem ao princípio da tarde e acrescenta a lista dos bairros mais explosivos… ficam em Lisboa, Setúbal e no Porto…

O Correio da Manhã diz que o SIS aperta a vigilância a bairros perigosos, concentrando-se, ao que consta, na área metropolitana de Lisboa… Diz ainda, o Correio, que é o chamado gang do Multibanco, quem está a organizar os tumultos e atentados no bairro da Bela Vista.

No Público diz-se que, com a noite chega o medo ao bairro da Bela Vista… Isto apesar da polícia garantir, que o bairro está seguro e a situação sob controlo.

A manchete do Público vai entretanto para outras guerras… Diz que a empresa de energia apadrinhada por Sócrates perdeu a certificação ao fim de um mês. Em sub titulo explica-se que foi um laboratório alemão quem terá anulado a certificação passada à tal empresa de painéis solares que o primeiro-ministro, no escrever do Público, apadrinhou.

Do mundo, sublinha a capa do Público hoje, as centenas de refugiados civis paquistaneses, que fogem à guerra contra as milícias talibãs, no noroeste do país. Já há um milhão de deslocados no Paquistão. Diz o Público.

Do resto… temos o Diário de Notícias a puxar para a capa os quase 2 mil milhões de euros que o Governo e as Câmaras devem às construtoras… 1850 milhões em obras públicas por facturar. A Federação da Construção alerta para graves problemas de liquidez… Os municípios parece que também se queixam do mesmo, já que diz aqui no sub título que esperam dinheiro do Governo central.

E já que estamos metaforicamente com a mão na massa… fica para que conste e segundo o Diário Económico que o Banco Privado Português deve mais de 2 mil milhões aos credores. Ora aí está, um pouco mais que o estado deve às construtoras, portanto…

Mas para o que interessa, diz o Diário Económico, que o Banco de Portugal deve entregar hoje nas Finanças a proposta final para resolver o problema do Banco. O governo tem depois 5 dias para responder.

Também o Jornal de Negócios puxa a matéria para manchete…diz que o Governo estuda a solução para pagar aos clientes do BPP, sendo que o plano que está em cima da mesa das reuniões, entre o Ministério das Finanças, CMVM e Banco de Portugal, prevê um pagamento imediato, embora parcial, aos clientes dos produtos de retorno absoluto, avaliados num total de 1270 milhões, mas com perdas de 550 milhões… enfim, em resumo parece que é uma proposta que o Governo já tinha recusado, mas que entretanto admitiu dar-lhe uma segunda oportunidade e voltar a estudá-la.