Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

E agora está nas mãos de Espanha – diz o JN . O Tratado de Lisboa, aprovado ontem em Belém…O início de nova vida para a Europa – diz Económico, o Tratado que promete uma Europa mais forte – escreve o de Negócios…uma Europa mais acessível a todos – é o título no Público.

E é também no Público, que ficamos a saber que, em cada dia que passa, um bebé português vai nascer a Espanha…tanto assim, que o Alentejo e a Estremadura portuguesa já partilham vários serviços de saúde… tudo, na sequência, como se adivinha, do encerramento de maternidades cá deste lado da raia… Também o Público puxa para a capa os mais recentes números do desemprego em Portugal… diz que passou a taxa dos 10%. O que acontece pela primeira vez em 26 anos… em números reais… é já o DN a falar… o total de desempregados em Portugal atinge os 561 mil.

Mas não é por aí que vai a manchete do Diário de Notícias, se bem que não se afaste muito do tema … As pensões e a segurança social… diz então a manchete do DN que para o ano as pensões vão sofrer um corte de 1,65% e que aos 65 anos, os novos pensionistas vão ser obrigados a trabalhar mais um par de meses para anularem o chamado efeito do factor de sustentabilidade… coisa que, por sua vez , depende da esperança média de vida, actualizada à luz das novas estatísticas.

Ainda no Dn duas breves chamadas de capa… Primeiro o procurador Pinto Monteiro que diz que é impossível cumprir a lei que obriga a controlar as declarações anuais dos políticos, por manifesta falta de meios… aponta falhas à lei do financiamento dos partidos… O partido Socialista – diz o DN – já respondeu com uma pequena provocação… o procurador que apresente propostas concretas…

E depois esta outra… Há 160 crimes em escolas sob investigação do Ministério Público… agressões, roubos, chantagens.. os professores dizem que os actos violentos entre alunos estão a aumentar…

O jornal I puxa Zapatero para a capa… e cita o primeiro ministro espanhol quanto à crise de mercados que afecta a Europa e o resto do mundo… Diz Zapatero que alguns países da União Europeia estiveram à beira da bancarrota…

Das chamadas de capa destaquem-se estas duas.. a primeira pela actualidade, já que é hoje que o PS se reúne com o governo para discutir o fim do sigilo bancário, de forma a que o fisco possa avaliar a real situação financeira de cada um… como se faz em Espanha, aliás, onde os bancos são obrigados a comunicar duas vezes por ano ao fisco o saldo dos depositantes…

E esta outra já a cair pela direita baixa… Burmester…Pedro Burmester toca amanhã em Belém, no CCB… Burmester volta aos concertos em Lisboa… diz o jornal. E no Porto? A resposta vem logo a seguir… No Porto? Com Rui Rio nunca mais…palavras do pianista.

No Correio da Manhã esta breve chamada de capa que acaba por cruzar um pouco outras duas matérias de que aqui já falámos… Voltamos a Pinto Monteiro… O Procurador Geral da República não pode vigiar os políticos enquanto não houver meios para controlar o enriquecimento ilícito.

Falta ainda o JN que traz esta manchete …. Latas de gás pimenta da PSP deitam água… Isto porque as latas de que se fala são ainda as que lhes deram aquando do Euro 2004. Estão já fora de prazo e só esguicham água… o jornal diz que já houve bandidos que conseguiram escapar por causa disso, com uns borrifos de água, mas nada de mais…

E aqui está uma situação delicada.. Haveria de denunciar-se a situação em público na tentativa de sensibilizar quem de direito tem o dever de remediar a situação?… Mesmo sabendo que se está também a avisar os bandidos, de que as latas de gás pimenta da polícia valem tanto como uma bisnaga de Carnaval?...