Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sábado, 25 de abril de 2009


Prontos, camaradas, o 25 d'Abril já está!
Agora, é descer lá daí e mãos à obra,
antes que nos caia outro 28 de Maio em cima!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Os dias da música dão-nos as boas vindas, na capa do Diário de Noticias.

3 dias e 79 concertos no Centro Cultural de Belém. O primeiro é já hoje, para ouvir Bach e seus herdeiros, anuncia a legenda à fotografia. Foto de ensaio obviamente. Diz o DN, que o ano passado se venderam 28 mil bilhetes e foi sempre casa cheia.

A manchete vai no entanto para os medicamentos genéricos gratuitos, que depois da decisão anunciada ontem pelo governo vão beneficiar perto de um milhão de doentes reformados, desde que, ressalve-se, tenham uma pensão inferior a 450 euros por mês, ou seja, inferior ao salário mínimo nacional.

Quanto ao crédito mal parado, é ainda o DN que diz, que subiu à média de 110 milhões de euros por mês, até chegar ao total de 3 mil e 200 milhões em Fevereiro.

Milhões, milhões… milhões em donativos fazem já a capa do Jornal de Noticias. Aqui a história reporta-se a uma investigação em curso e que envolve um pastor evangélico de Gaia, acusado de recorrer às verbas dos Samaritanos… Leonel Ferreira, consta ser o nome do acusado e que o JN diz ainda que estaria envolvido em negócios com explosivo nuclear… em letra mais pequena ainda, remata o JN as apresentações, acrescentando que o suspeito terá ainda burlado o Banco Alimentar contra a Fome, a Assistência Médica Internacional e uma cadeia de supermercados… regressemos ao título, que o tínhamos deixado a meio… “Milhões de donativos pagaram tráfico de urânio”.

O Público puxa para a capa a fotografia de Otelo, o herói imperfeito… O Otelo em causa é naturalmente o português Saraiva de Carvalho. Otelo Saraiva de Carvalho, esse é que é, o herói imperfeito de que o Publico fala… O chefe operacional do 25 de Abril, numa entrevista a Paulo Moura, é a chamada de capa do Publico… Diz-se que o governo o decidiu promover a coronel, mas que ele admite recusar a compensação… Compensação?!... Eventualmente será esta, de que o DN já deixava a ponta solta na breve chamada de capa, de que não tinha ainda falado, mas vamos lá agora…

Diz que, Otelo teria direito a mais de 100 mil euros em retroactivos, se os tribunais dessem provimento à reclamação apresentada, por ele, Otelo, de ter ficado a marcar passo no posto de tenente-coronel, desde 1985.

Mas regressemos ao Público. E a crise de novo e o desemprego ainda. Com 65 mil novos desempregados, Março já é o pior mês, em 30 anos.

Já a cair da capa e em muito breve chamada, diz-se ainda que, este ano, há 3 realizadores portugueses no festival de Cannes… 3 filmes de 3 realizadores: João Pedro Rodrigues está na secção “Un Certain Regard” enquanto Pedro Costa e João Nicolau participam na semana dos realizadores…

Como um filme, vai-se desenrolando o caso Freeport. Hoje, diz o Correio da Manhã que um perito da Judiciária portuguesa está em Londres, a investigar dinheiro. É o que diz. “Em Londres há uma semana a investigar dinheiro”…diz a manchete, que o processo inglês está a ser passado a pente fino.

E do 24, sem desprimor nem intenção de ofensa, estou em crer que apesar de tudo e mesmo assim, a notícia mais interessante e curial é que, segunda-feira que vem, o 24 Horas é gratuito, não se paga, é o que diz. É grátis para que todos possam ver e apreciar o novo grafismo do jornal… Grátis… até certo ponto… Ou seja, 400 mil exemplares do jornal serão grátis…

quinta-feira, 23 de abril de 2009

E agora escolhei…

O Diário de Notícias diz que o FMI prevê que Portugal vai perder 160 mil empregos e diz que são previsões que abrangem o período entre 2008 e 2010.

O jornal cita o relatório actualizado do FMI, que foi ontem divulgado e que prevê um record da taxa de desemprego, desde que há estatísticas oficiais sobre o assunto.

Ora, saltemos para a capa do Público… FMI prevê mais 180 mil novos desempregados. E aqui temos já um ganho, ou se quisermos uma perda de 20 mil novos postos de trabalho. Ou, mais correctamente, a perda de 20 mil velhos postos de trabalho. Ou, colocando a questão de outra forma… a diferença equivale ao ganho de 20 mil novos desempregados… seja como for, a diferença é sempre de 20 mil, ou, tendo em conta o adjectivo que precede ambas as hipóteses, ou seja, mais de 160 mil, no caso do DN, ou mais de180 mil, no caso do Público, temos que a diferença se arrisca a ser, ela também, de mais de 20 mil novos desempregados, ou 20 mil velhos postos de trabalho perdidos…

Avancemos entretanto para o Jornal de Negócios – O desemprego é a manchete. Óptimo, escusa-se de procurar muito. Está logo aqui em título negro e a toda a largura da primeira página… e diz assim: “Desemprego vai atingir mais de 600 mil pessoas.” São de facto mais de 160 mil, como diz o Notícias, e igualmente mais que os 180 mil do Público...Seiscentos mil, diz aqui. Mais de 600 mil! Continua-se, explicando que estamos a citar o mesmo relatório do FMI, de que já falámos e que esse mesmo relatório dá conta dos tais 11% de taxa de desemprego, que continua, também aqui na primeira do de Negócios, a ser a mais alta, desde que há memória e estatísticas sobre o assunto… o de Negócios diz que, no caso, é desde 1953… é esse o ano de referência, quando se fala na mais alta taxa de desemprego de sempre do chamado mundo rico…

O 24 e o Correio ignoram o assunto na primeira página da edição de hoje…

O Jornal de Notícias fica-se pelas percentagens, que neste caso ainda vão coincidindo nos tais 11%.

Já o Diário Económico, que trás o desemprego para manchete, fica-se pela constatação do facto, dos números previstos representarem um record histórico, adiantando o pormenor desses números - no caso português - nos manterem em linha, com os parceiros europeus…

Diz ainda que, pior que Portugal, contudo e entretanto, estão países como a Itália, Finlândia, Alemanha e Irlanda…

Piores como?!... Também não acertam com as contas, quando se querem traduzir percentagens em números reais?...

E saimos por onde entrámos, pode ser?...

E saímos com uma boa notícia, pode ser?...

Diz o DN, que as crianças portuguesas são das menos apoiadas do mundo rico.
A boa notícia é , pelo menos o Diário de Notícias , considerar Portugal membro da família dos países ricos, obviamente.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Hoje é o dia da Terra, o que o Público celebra com manchete, a dizer que o vento é o presente e o sol o futuro… fala-se, claro está, das energias renováveis, que podem atrasar o envelhecimento e morte do planeta. Diz o Público que, em Portugal, as eólicas chegam já aos 11%, da produção energética nacional.

E depois a entrevista de Sócrates ontem na RTP… Na do Público os sublinhados vão para o TGV que, segundo Sócrates, vai criar empregos e o caso Freeport que, segundo Sócrates, não vai tirar empregos… enfim, o que está aqui escrito é que, para o 1º ministro, o caso Freeport não vai retirar a maioria absoluta ao PS.

E no caso Freeport, este é já chamada de capa no JN… no caso Freeport, Sócrates acha que a TVI o anda a perseguir, pessoalmente, numa caça ao homem. Foi como lhe chamou.

A manchete do Jornal de Notícias vai entretanto para o número de queixas dos clientes dos bancos… diz o título, que os bancos violaram os direitos dos clientes, à razão de 19 vezes por dia – o ano passado, a média mensal das queixas aproximou-se vertiginosamente das 1200 e diz ainda que, em quase metade das queixas, se apurou que a Banca tinha falhado, nas suas obrigações contratuais.

É esse também o assunto de capa e manchete na primeira do Diário de Notícias. Aqui explica-se, que foram os depósitos e os créditos os principais motivos das queixas apresentadas e que os empréstimos na hora e pelo telefone… aqueles créditos milagrosos em que o credor nem quer saber para que é que a pessoa quer o dinheiro, nem nada, é só ligar e já está… esse género... pois foi aí que houve mais queixas e reclamações.

Ao topo da capa e antes de tudo, garante o DN que foi um português, quem descobriu o Gliese 581… nome catita não?

Pois este Gliese 581, de que o DN dá hoje noticia, é o planeta mais pequeno descoberto até hoje e o mais parecido com a Terra. Gravita em órbita extra solar… e depois – isto já dava para outra conversa… depois, lá dentro, ficamos a saber que quem descobriu oficialmente o planeta foi afinal um suíço… Michel Mayor, o chefe da equipa de cientistas, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, a que este português (Nuno Santos, já agora) também pertence. E a observação, que levou á descoberta, foi realizada no Chile, em la Silla, no observatório europeu do sul…

Adiante…

14294 queixas contra bancos, e Sócrates a dizer que confia na investigação ao caso Freeport, no Correio da Manhã, disso já fomos sabendo….

No 24, a capa faz-se com Gonçalo Amaral, o ex inspector da Judiciária que foi afastado das investigações do desaparecimento de Madeleine MacCann, no Algarve… esse!

Diz o 24, que o ex–inspector se sente discriminado e que exigiu ir ao programa de Oprah Winfrey, na televisão por cabo e que pediu também, que a apresentadora convidasse o casal MacCann, para um frente a frente, live on tape…

Dos económicos, temos o Diário dizendo que Vítor Constâncio instaurou 11 processos contra bancos… por razões que já vimos. Outros jornais trazem também essa intenção, do governador do Banco de Portugal, de lançar um inquérito à literacia bancária dos cidadãos… enquanto o Jornal de Negócios, não fugindo ao assunto, prefere dar o destaque às perdas das receitas fiscais. A maior quebra da última década…por este andar… os economistas apontam para um défice global próximo dos 7% do PIB, no fim deste ano.

terça-feira, 21 de abril de 2009

ÚLTIMA HORA - EXTRA! EXTRA! -

A Maria Pandilha tem o prazer de anunciar a todos os clientes e amigos (que, um cliente é um amigo!) que, a partir de hoje, conta com a colaboração de Eduardo Seizollos, o famoso fotógrafo espanhol, vencedor do prestigiado prémio Pullover, de reportagem e mãos nos bolsos.
A partir de hoje, também, todas as fotografias publicadas neste Quiosque serão da autoria da câmara sempre atenta e indiscreta de Eduardo Seizollos.
A Maria Pandilha dá-lhe as boas vindas e deseja desde já, ao jovem e garboso caixa d'óculos, as melhores diopterias e muita força.

O Banco Privado Português pede 150 milhões de euros ao Estado, para evitar a falência… é o que diz o Diário Económico em manchete. Isto enquanto a Entidade da Concorrência nega a combinação de preços nos combustíveis.

Na primeira do Jornal de Negócios, os combustíveis ainda; só que aqui anuncia-se que os de marca branca já conquistaram 30% do mercado nacional português. Os genéricos contra-atacam!

O Diário de Notícias puxa para manchete o prejuízo acumulado pelo Fisco, em virtude da crise e da quebra do consumo… Menos de 995 milhões de impostos cobrados em 3 meses – diz a manchete. A diminuição do consumo é já visível no decréscimo de cobrança prevista de Imposto de Valor Acrescentado.

Com menor destaque, mas ainda em chamada de capa… Os 10 lugares mais poluídos do planeta. A avenida da Liberdade, em Lisboa é a mais suja de Portugal e toda a Ibéria.

O Jornal de Notícias puxa para a primeira a denúncia de que há autarcas em Portugal que pagam multas pessoais com verbas da Câmara Municipal. Do erário público, portanto. O tribunal de Contas terá já identificado vários casos. O secretário de estado do Tesouro, Carlos Pina, disse entretanto que os autarcas nessa situação deverão repor o dinheiro usado indevidamente e , adianta ainda o jornal, terá admitido, o secretário de estado do Tesouro que, “no máximo, poderá estar em causa responsabilidade criminal”… isto, de termos técnicos, é um mundo!...

Vamos lá pensar em voz alta! Se alguém paga despesas próprias com dinheiro de outros sem pedir licença a ninguém, a começar pelos próprios financiadores anónimos e involuntários… vamos dizer que, no máximo o que se pode imputar é uma responsabilidade criminal?!... No máximo, ou no mínimo?...

O jornal acrescenta entretanto, que o referido secretário de estado admitiu ainda que, a esses autarcas faltosos, podem vir a ser assacadas consequências disciplinares. Pois, do género quê? “Vá lá! Vá lá!”... Ou …“Ai, ai, os meninos!” …!?...

E depois, temos este achado arqueológico, que pode vir a parar as obras no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Ao substituir-se uma conduta de água, acabou por revelar-se uma antiga muralha, diz que do século 17. É por isso que, segundo conta o Diário de Notícias, os vereadores sociais-democratas da Câmara de Lisboa querem parar as obras. Suspender as obras, é o que o jornal diz. Para isso há já uma moção, que será amanhã apresentada em Assembleia Municipal. Os vereadores do PSD vão exigir a António Costa que dê garantias –e aqui já se abriram as aspas – “que dê garantias sólidas e expressas de que é capaz de defender e salvaguardar o património histórico e arqueológico na cidade, solicitando desde já a suspensão das obras.”

Desde já… e depois?

O princípio e a preocupação são absolutamente legítimos, para ser perfeito faltava só acrescentar-lhe uma proposta alternativa de solução para este problema…

Mas fiquemos um pouco mais ainda pelo Terreiro do Paço.

É aí que vão ser instalados, pelas festas do 25 de Abril, os “Jardins Portáteis”. 45 Jardins Portáteis, diz o jornal. Coisa simbólica. Foram concebidos pelo artista plástico Leonel Moura e descrevem-se rapidamente… cada jardim é composto por um banco, com rodinhas e uma oliveira… estes jardins terão custado uns 70 mil euros à Câmara de Lisboa e vão ser instalados no Terreiro do Paço, sexta que vem e por lá irão ficar até ver… que o jornal também não sabe, diz que não há prazo para os retirarem de lá.

Agora a questão é outra… e dando de barato que, agora com a descoberta da muralha seiscentista, as coisas podem vir a complicar-se ainda mais ali pela beira rio… mas tirando isso… mesmo só com as obras em curso… tapumes e máquinas e pó e lixo… e ainda mais sendo portáteis… não se descobriria um sítio mais aprazível para colocar estes jardins efémeros?!...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vamos pela letra mais miúda. Com chamada de capa no Diário de Notícias:

“Sinais revelam local do túmulo de Cleópatra” – o título remete para a secção de Ciência do jornal, onde se promete desvendar esse antigo enigma: onde foram sepultados, Cleópatra rainha do Egipto e Marco António… Neste momento os arqueólogos escavam em três locais diferentes e para a semana começam as escavações num outro local, a oeste de Alexandria. Acreditam que nunca se esteve tão perto de descobrir o sítio exacto.

Esta outra remete-nos para a secção da Bolsa e diz que 4 trabalhadores da Quimonda – ou deveria dizer-se da ex- Quimonda, ou da falida Quimonda… vão representar Portugal, na final de um concurso de gestão! “Global Management Challenge”, chama-se o concurso. O desafio, para cada equipa, é administrar e gerir uma empresa virtual, com vista a valorizá-la o mais possível na Bolsa de valores. Portugal vai fazer-se representar por 4 trabalhadores de uma empresa que faliu.

Outra chamada de capa do DN diz que, quase metade da população portuguesa tem a tensão arterial alta demais. Pior que isso é que, desses, apenas um terço é que se trata, ou diz ter a tensão arterial sob controlo.

No JN, dá-se conta do protesto anunciado dos professores. Os protestos voltam à rua – é o que se anuncia. Esta semana será de consultas, para os sindicatos do sector. Daí se há-de concluir, se é ou não para avançar com nova manifestação de rua a 16 de Maio.

Ainda na capa do JN, cita-se o patriarca de Lisboa, José Policarpo que diz querer formar cristãos para voto eleitoral consciente.

No Público, fala-se também da nota pastoral que vai ser discutida em Fátima, a partir de hoje, em mais uma conferência episcopal dos católicos portugueses. O direito e o dever de votar... já vimos e os casamentos entre gente do mesmo sexo,,, esse era um assunto, que chegou a ser prometido para este encontro, mas que o jornal Publico garante que acabou por ficar fora da agenda dos trabalhos.

O Público traz hoje também e em suplemento notícia da tese de doutoramento de Alexandra Oliveira. Um novo olhar sobre o mundo da prostituição de rua, é o que se diz e promete.

Do Correio da Manhã temos a notícia, que o Público aliás destaca com ampla fotografia de capa também… a notícia da baleia anã, que deu ontem à costa da Póvoa de Varzim. Baleia com 5 metros… Consta que dão à costa portuguesa umas 7 baleias, por ano. Esta, de que se fala, vai ser o cabo dos trabalhos, para a removerem hoje, de cima das rochas, onde encalhou…

Discretamente também, o Correio publica uma espécie de retrato robot, feito em Inglaterra, onde se mostra o que seria a cara de Madeleine MaCann, hoje, se fosse viva, ou se for viva… O 24 Horas faz mesmo capa e manchete com o assunto. “Especialistas mostram como serão as feições actuais da menina desaparecida há quase dois anos”. A nova cara de Maddie. Uma desenhadora inglesa e – Ah bom! – também uma retratista portuguesa revelam, “como será Madeleine MaCann hoje, à beira de fazer 6 anos…”

Com muito menos destaque, dá ainda conta o 24, que o ano passado, 4 bebés foram abandonados pelas mães na maternidade Júlio Dinis, no Porto. Durante esse mesmo ano, os Serviços Sociais da Maternidade acompanharam 90 novos casos de crianças em risco, sendo que, 8 bebés foram logo retirados à família e outros 4, como vimos, foram abandonados pelas mães nos berçários da maternidade.

domingo, 19 de abril de 2009


encerrada a sondagem, somos forçados a concluir que, a esmigalhadora maioria do povo português considera que, só sairemos desta crise, à base de pão!

seja.

amanhã, reabriremos o espaço à sondagem de opinião lançando um novo repto à vossa consideração e bom aviso.