Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Hoje é o dia da Terra, o que o Público celebra com manchete, a dizer que o vento é o presente e o sol o futuro… fala-se, claro está, das energias renováveis, que podem atrasar o envelhecimento e morte do planeta. Diz o Público que, em Portugal, as eólicas chegam já aos 11%, da produção energética nacional.

E depois a entrevista de Sócrates ontem na RTP… Na do Público os sublinhados vão para o TGV que, segundo Sócrates, vai criar empregos e o caso Freeport que, segundo Sócrates, não vai tirar empregos… enfim, o que está aqui escrito é que, para o 1º ministro, o caso Freeport não vai retirar a maioria absoluta ao PS.

E no caso Freeport, este é já chamada de capa no JN… no caso Freeport, Sócrates acha que a TVI o anda a perseguir, pessoalmente, numa caça ao homem. Foi como lhe chamou.

A manchete do Jornal de Notícias vai entretanto para o número de queixas dos clientes dos bancos… diz o título, que os bancos violaram os direitos dos clientes, à razão de 19 vezes por dia – o ano passado, a média mensal das queixas aproximou-se vertiginosamente das 1200 e diz ainda que, em quase metade das queixas, se apurou que a Banca tinha falhado, nas suas obrigações contratuais.

É esse também o assunto de capa e manchete na primeira do Diário de Notícias. Aqui explica-se, que foram os depósitos e os créditos os principais motivos das queixas apresentadas e que os empréstimos na hora e pelo telefone… aqueles créditos milagrosos em que o credor nem quer saber para que é que a pessoa quer o dinheiro, nem nada, é só ligar e já está… esse género... pois foi aí que houve mais queixas e reclamações.

Ao topo da capa e antes de tudo, garante o DN que foi um português, quem descobriu o Gliese 581… nome catita não?

Pois este Gliese 581, de que o DN dá hoje noticia, é o planeta mais pequeno descoberto até hoje e o mais parecido com a Terra. Gravita em órbita extra solar… e depois – isto já dava para outra conversa… depois, lá dentro, ficamos a saber que quem descobriu oficialmente o planeta foi afinal um suíço… Michel Mayor, o chefe da equipa de cientistas, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, a que este português (Nuno Santos, já agora) também pertence. E a observação, que levou á descoberta, foi realizada no Chile, em la Silla, no observatório europeu do sul…

Adiante…

14294 queixas contra bancos, e Sócrates a dizer que confia na investigação ao caso Freeport, no Correio da Manhã, disso já fomos sabendo….

No 24, a capa faz-se com Gonçalo Amaral, o ex inspector da Judiciária que foi afastado das investigações do desaparecimento de Madeleine MacCann, no Algarve… esse!

Diz o 24, que o ex–inspector se sente discriminado e que exigiu ir ao programa de Oprah Winfrey, na televisão por cabo e que pediu também, que a apresentadora convidasse o casal MacCann, para um frente a frente, live on tape…

Dos económicos, temos o Diário dizendo que Vítor Constâncio instaurou 11 processos contra bancos… por razões que já vimos. Outros jornais trazem também essa intenção, do governador do Banco de Portugal, de lançar um inquérito à literacia bancária dos cidadãos… enquanto o Jornal de Negócios, não fugindo ao assunto, prefere dar o destaque às perdas das receitas fiscais. A maior quebra da última década…por este andar… os economistas apontam para um défice global próximo dos 7% do PIB, no fim deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário