Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sábado, 6 de junho de 2009


e hoje é dia de reflexão...
dou o biscoito, a que cão?...
...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Comecemos por aqui. Um dos títulos de capa do Diário Económico de hoje diz que os 3 grandes do futebol: Benfica, Sporting e Porto, precisam de 90 milhões de euros, para saírem da falência técnica em que se encontram… O outro destaque vai para o património cultural de Sintra, que a Unesco diz que está a ser mal gerido. Um alerta para problemas detectados na gestão e conservação do património cultural classificado. O relatório, que dá conta dessa má gestão, vai ser analizado lá para o fim deste mês, em reunião do Comité do Património, em Sevilha. Manuel Maria Carrilho, embaixador português na Unesco, defende que se deveria ir um pouco mais além das simples recomendações e avisos. Acredita que, se houvesse o risco de sanções graves, já alguém teria feito qualquer coisa, para evitar a degradação desse património classificado.

Na capa do DN, revisita-se a Praça da Paz Celestial, 20 anos depois do protesto estudantil e da repressão policial . Diz o jornal, que o movimento estudantil de 89 em Pequim só merece uns cem caracteres, nos livros da escola e é apresentado como um conflito com o Governo. O DN falou com jovens chineses em Portugal e ficou a saber que, para eles, houve erros de parte a parte, nesse Junho de 89 em Tiananmen… erros dos governantes e erros dos manifestantes. De resto, asseguram os jornais que a paz celestial reina de novo em Tiananmen.

No JN, destaca-se esta megafraude no exército português, que acaba de ser desmontada para revelar que, quem estava por trás de tudo, era um alto quadro do exército; um tenente coronel. O esquema , como lhe chama o jornal, envolvia mais alguns oficiais superiores, sargentos e civis… ao todo há 20 arguidos. Quanto á burla, do que se sabe é que envolvia serviços de saúde e pode ter rendido pelo menos 500 mil euros … consta ainda que este é o resultado de 5 anos de trabalho e investigações da Policia Judiciária.

No Público e á volta das Europeias diz-se que há quase um milhão de votantes a mais…ou seja, o número dos que podem votar não bate certo com o dos cidadãos recenseados, ou seja, quem nunca quis votar foi agora recenseado à força… o jornal publica a fotografia de um jovem arquitecto que acaba de descobrir que foi incluído nessa lista… veste, na foto, uma t-shirt negra, onde se lê que foi recenseado à força. Enfim, ressalvando a perda dessa semi clandestinidade, nada na lei o obriga a ir votar. Adiante.

O Correio da Manhã puxa para a capa tal mega-fraude no exército português, para acrescentar que há ainda e também dois generais envolvidos… Mas o destaque vai para a guerra dos professores do Ensino Superior. Quatro mil estão em risco - diz o título da fotografia, que os mostra ontem em protesto às portas de S. Bento.

Na capa do 24 Horas fez-se a festa com a contratação do humorista Herman José, pela TVI… diz que bastou um telefonema para aceitar o convite de José Eduardo Moniz… o novo programa de Herman José, na TVI, começa a 5 do mês que vem e parece que é uma espécie de concurso de cantigas… uma coisa ao estilo do Chuva de Estrelas...Ora porra, que finalmente temos aí um programa inovador e estimulante para ver na televisão. Um concurso de cantigas caça-talentos. Porque é que ninguém se lembrou disto antes?!...

Depois temos ainda a capa do I, onde Durão Barroso aparece denunciando o que chama de “guerra entre socialistas”… Isto, por causa do documento dinamizado por Mário Soares, que defende a substituição de Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia…

Como se sabe, Sócrates apoia-o… Mário Soares não. O jornal há-de abrir-se depois às razões de uns e outros, que apoiam e atacam a presidência de Durão e os argumentos de Soares e até as razões obscuras, que eventualmente possam ter levado Mário Soares a querer ver Durão Barroso fora da Comissão… há até quem fale em vingança de Soares, cobrando derrotas passadas...

Enfim, certo, certo e que se pode afirmar, mesmo sem necessidade de recorrer a cenários de guerra ou a metáforas semelhantes... é que há um socialista, chamado José Sócrates e outro socialista chamado Mário Soares que, um apoia e outro não, a recandidatura de Durão … é simples e não é preciso haver guerra para que cada um exprima e defenda a sua dama. Neste caso, sendo a dama em questão, o carinha laroca do Durão.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

E agora vai a Fátima agradecer uma vida nova… João Marcelo Calaça, o advogado brasileiro, luso descendente, que se livrou da morte porque tinha o passaporte caducado. Hoje é capa do 24 Horas e conta como era para ter embarcado, nesse voo 447 da Air France, cujo desfecho já toda a gente conhece, no essencial, mas que o passaporte caducado o fez adiar a viagem. Consta que é descendente de madeirenses e era a Madeira o derradeiro destino . Agora, quando passar por Portugal, diz que quer ir a Fátima agradecer o milagre.

Na primeira do Público acompanha-se ainda o caso BPN. O ministério Público vai ouvir Dias Loureiro… e os gastos da campanha eleitoral… Diz o Público, que o PS é quem mais dinheiro tem gasto… Aliás, diz mesmo que os "meios de campanha do PS esmagam os dos restantes partidos."

No Correio da Manhã, com discreta chamada de capa, ficamos a saber que o futebolista Cristiano Ronaldo se recusou a gravar um anúncio de incentivo ao voto nas europeias, sendo que, o destaque maior vai para o milhão e 700 mil euros, que o jornal diz que o BPN pagou a Luís Filipe Scolari. Foi o custo pelo uso da imagem do treinador, em propaganda ao Banco, logo após o Euro 2004, quando Scolari estava naturalmente no centro das atenções, em Portugal.

No JN, outras contas... “Grandes do têxtil forçadas a rescindir” – diz a manchete… “A Riopele e a Coelima pedem ajuda ao Governo para negociar saídas de pessoal.” É que ambas as empresas – garante o jornal – querem que todos tenham direito a subsídio de desemprego.

Logo abaixo, a fotografia ilustra a manifestação dos clientes do BPP, ontem em Lisboa… Exigiam a libertação das contas.. reclamavam que não eram especuladores, mas depositantes normalíssimos... aforradores- como se lê num cartaz, que a fotografia mostra. Entretanto e depois de uma reunião com a administração, receberam permissão, da própria gerência do Banco, para ocuparem as instalções, até que o Governo decida, resolva e encerre esta guerra surda.

No DN. Marilyn Monroe ilumina a primeira página. Debruçada sobre o parapeito de uma pequena ponte de madeira, Marilyn, com uns calções curtíssimos debruça-se sobre o pequeno riacho que lhe corre aos pés… Ainda há fotos inéditas de Marilyn.. esta, por exemplo… Diz o DN, que foi a revista Life, quem descobriu esses rolos que documentam a sessão fotográfica de Marilyn em 1950, tinha ela 24 anos. As fotografias estão agora disponíveis no site da Life, em celebração dos 83 anos, que hoje teria, se fosse viva.

Em breve destaque, temos ainda estes 15 milhões de telemóveis em Portugal…e temos também, que o sindicato das policias criou, ou vai criar uma estrutura de apoio a policias homosexuais .

E o I…

Diz que os crimes em Portugal fizeram disparar a videovigilância… um aumento de 130% no último ano… mais de mil câmaras velam pela tua segurança.. em autocarros, bancos , condomínios… mas o Governo quer alargar a medida às ruas e centros urbanos…

De resto, Portugal é o país que dá menos ajuda aos filhos.. ou pelo menos, dos que dá menos ajuda aos filhos…

...Mário Soares lidera a petição, que quer substituir Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia e a grande manchete… a que anuncia a grande entrevista.

Luís Amado é o convidado da jornalista Maria João Avilez… para título e chamariz, o I escreve que Luís Amado garante não estar agarrado ao poder, mas que não é altura para sair do Governo.. Quanto ao primeiro ministro… diagnóstico de Luís Amado: “Sócrates está num momento difícil.”

Pois não o estamos nós todos, shôtor?!...

terça-feira, 2 de junho de 2009

Hoje, nem o 24 Horas escapa à manchete. A queda do Airbus já é dada como certa em todos os jornais desta terça feira. Diz o 24, que o príncipe do Brasil ia no avião que caiu no mar – Pedro Luís de Orleans, herdeiro da casa de Bragança, um rapaz de 26 anos, primo de D. Duarte, avança o Correio da Manhã.

Diz entretanto o Público, que a maioria das 228 pessoas que seguiam a bordo eram francesas. O JN garante que não há vítimas portuguesas. O único passageiro português que era para embarcar, diz o DN que acabou por apanhar outro voo. Há também quem diga que ele foi impedido de embarcar, porque tinha o passaporte caducado…

Do resto da actualidade, temos ainda o caso BPN… Diz o Público que o PS insiste na ligação entre o BPN e o PSD… O Correio da Manhã diz que desapareceram obras de arte – como é o caso de 4 Vieira da Silva - obras compradas por Oliveira e Costa e que pertenciam ao Banco… o valor total de obras desaparecidas do património do Banco ascende aos 2 milhões e meio de euros.

Outra história que salta em letra graúda para a capa do Diário de Notícias tem a ver com os medicamentos genéricos e com a medida do Governo que prevê, desde ontem, a distribuição gratuita de medicamentos genéricos a idosos e pensionistas, que recebam abaixo do ordenado mínimo nacional… Diz o DN em manchete, que os médicos estão a bloquear as receitas e a deixar os idoso sem genéricos grátis… Acrescenta-se que, ontem, o primeiro dia do sistema de custo zero para pensionistas com reformas inferiores ao ordenado mínimo, teve adesão moderada. Logo no primeiro parágrafo do texto explica-se que os médicos – alguns pelo menos – terão receitado medicamentos chamados de marca e proibiram que fossem substituídos por genéricos. Trancaram as receitas. O plano do Governo pode beneficiar um milhão de pessoas, desde que os médicos colaborem, claro está.

De resto, histórias soltas… a Peugeot-Citröen de Mangualde – diz o JN, que garante a produção de um novo automóvel a partir do ano que vem… fala-se de um investimento de 23 milhões de euros e anuncia-se a redução do lay off na fábrica.

O Público lembra que, desde 2001, foram afastados 11 juízes portugueses de funções, por violação grave dos deveres profissionais… Fala-se nisso, porque hoje, o Conselho Superior de Magistratura reúne-se para decidir sobre o caso da pequena Alexandra, a menina russa, que foi tirada de Barcelos para ser entregue à mãe biológica e alegadamente alcoólica. O que se vai decidir hoje é se o juiz, que julgou o caso, violou ou não, o dever de reserva, ao falar do caso para os jornais.

Já o Correio puxa a mesma história, para acrescentar que a mãe de Alexandra está desconfiada com a oferta de regressar a Portugal com a filha e até arranjar emprego por cá. Que está desconfiada, diz o Correio da Manhã. No 24 horas, recusa-se mesmo a regressar a Portugal.

Na capa do I, o buraco do BPN faz a manchete…. Diz que pagava a nova ponte sobre o Tejo, o buraco… Explica-se ainda como caem os aviões... isso e os testemunhos de gente que sobreviveu a acidentes aéreos e ainda os riscos, a segurança, a probabilidade de acontecer um desastre… enfim, o folclore do costume de cada vez que há merda com aviões, comboios e merdas dessas...

E em rodapé, uma outra que, mesmo sem destaque de capa, passa igualmente pelos outros jornais… Vem de Coimbra e diz que a Igreja Universal do Reino de Deus se queixou, a ASAE foi lá e mandou fechar a loja… uma loja de objectos e brinquedos e artefactos e .. enfim, em linguagem técnica, que foi como a ASAE redigiu o auto: “brinquedos atinentes à exploração da sexualidade”.

A loja fica num centro comercial em Coimbra. A ASAE mandou fechar, mas o tribunal mandou reabrir. A ASAE alegava que a loja fica a 35 metros de um local de culto, acontece que quando a Igreja Universal abriu portas no centro comercial, a loja já lá estava há um ano. A dona da loja diz que ninguém a avisou, nem Finanças, nem Câmara Municipal, que era preciso uma licença específica, para aquele tipo de comércio. Os advogados da dona da loja ironizam…que agora e de cada vez que abria uma igreja, haveria de se limpar o terreno à volta, de toda e qualquer vizinhança considerada ímpia… A dona da loja é mais pragmática nesta matéria e diz que vai processar a ASAE, por abuso de poder.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Avaliações. É manchete no Diário de Notícias, que um dos principais problemas no processo de avaliação dos professores é que os avaliados não reconhecem competência técnica aos avaliadores. Essa foi também a conclusão, a que chegou o órgão consultivo do Ministério da Educação, que esteve nas escolas a fazer o levantamento da situação. As recomendações serão entregues nos próximos dias ao ministério da tutela. Diz-se ainda, que os próprios avaliadores não se sentem muitas vezes à vontade, para desempenhar a tarefa que lhes foi confiada.

Mais duas chamadas de capa no DN… a 1ª, remete-nos para a Provedoria de Justiça, onde, o ano passado, chegaram perto de mil reclamações relacionadas com apoios sociais… por exemplo, pensões, direito ao trabalho e habitação social. O número representa um aumento de 23%, em relação ao ano anterior e explica-se – explica a Provedoria de Justiça , com as recentes reformas legislativas.

A outra chamada de capa diz que, por causa do desemprego, o Instituto de Socorros a Náufragos congelou o acordo com uma associação de cidadãos brasileiros. A época balnear começa hoje e, diz o DN, que o Governo mandou congelar a contratação da nadadores salvadores brasileiros, por causa do desemprego.

No JN, fala-se da luta contra a fome e no record de dádivas ,que chegaram ao Banco Alimentar, este fim de semana… mais de 23 mil voluntários se juntaram à campanha.

Ao topo da capa e porque hoje é também o dia da criança , o JN lembra que os imigrantes de leste são alunos motivados e com boas notas, já que a educação faz parte do projecto de vida destas famílias.

O Público puxa para manchete a fiscalização da CMVM aos corretores da bolsa… Dizem que está a matar o mercado… "Os corretores dizem que a fiscalização da CMVM está a matar o mercado." A Comissão é assim acusada de fazer acções de inspecção excessivas, que podem prejudicar os intermediários nacionais. O Público garante, que ouviu as queixas e as acusações, só não pode identificar os corretores queixosos, porque terão preferido manter o anonimato.

Estes aqui mantém-se obviamente anónimos, mas por razões estritamente profissionais… é que são piratas.. Diz o Correio da Manhã que, "piratas da Internet atacam o Fisco". 2278 ataques no ano passado… Diz o Correio que houve um aumento de 72%, da pressão sobre os computadores da administração fiscal. Diz-se mais… 334 mil ocorrências de vírus informáticos foram detectadas e resolvidas… já os e-mails considerados lixo, ou, pelo menos, não solicitados… chegaram aos 23 milhões e 600 mil… o suficiente para entupir e bloquear as próprias ligações.

No I… outras contas… Diz o jornal, que as famílias da classe média já são taxadas como gente rica… ou, por outras palavras… "famílias da classe média e alta cobrem já 60% das receitas fiscais de IRS"… São apenas 5% dos contribuintes, mas pagam quase 2 terços do total da receita. Daí, os economistas citados pelo jornal fazerem essa comparação… a classe média está a ser taxada pela medida grande… à rica.

Na TAP é que as coisas vão pior… Falta dinheiro- grita a manchete… é por isso que a TAP corta salários e reduz voos e procura novos investidores para equilibrar as contas… seja como for… remata o título… a solução para financiar a TAP só será conhecida amanhã.

No 24, a capa faz-se ainda com o caso da pequena Alexandra, que foi para a Rússia com a mãe biológica, onde alegadamente vive em condições menos próprias e … por aí fora.. já lá estamos?

Pois hoje, a capa do 24 trás o pai afectivo à colação. O homem que recebeu a menina russa está disposto a perdoar à mãe biológica e a dar-lhe até casa e mais que isso.. diz que está disposto a abrir um café , em Braga, para dar trabalho a Natália, mãe de Alexandra, se ela regressar para Portugal e trouxer a filha.