Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackosn – a lenda continua – é a manchete do I, a propósito da morte do homem responsável pelo disco mais vendido de sempre – o “Thriller”.

Michael Jackosn morreu ontem, vítima de ataque cardíaco e faz hoje as capas de quase todos os jornais.

A pop perdeu o rei – diz o Público – Morreu ontem aos 50 anos de idade… Pop sem rei - escreve o Jornal de Notícias… O cantor estava em casa em Los Angeles, os médicos tentaram reanimá-lo, mas chegou ao hospital em estado de coma, acabando por falecer… Michael Jackson preparava agora o regresso aos palcos e às digressões…. Tinha concerto já marcado para a Arena de Londres e uma tournée mundial de 3 anos, na agenda. Preparava-se ainda para transformar o tal “Thriller” numa espécie de opereta, para apresentar nos casinos de las Vegas e de Macau…

E é assim, a morte de Michael Jackson empurra assim para segundo plano o acordo para o negócio da PT com a TVI, que está quase concluído – diz o Público, sendo que José Eduardo Moniz pode continuar na direcção do canal…

Mas a PT – é já o DN a falar – a PT não entrará na TVI antes das eleições. O negócio está dependente de dois pareceres que podem levar tempo… são os da Autoridade da Concorrência e da Entidade Reguladora da Comunicação Social.

Ainda no DN, ladeando a chamada de capa, que diz que a Câmara de Viseu levantou 6 milhões de euros do BPP há 3 meses… o jornal cita o presidente Fernando Ruas, que garante que ganhou… enfim, a Câmara ganhou muito dinheiro com o BPP e espera agora que o banco tenha liquidez, para lhe devolver o depósito de um milhão de euros.

Ao lado, temos então e ainda a notícia das reformas antecipadas no Estado, que subiram em 165%, desde o princípio deste ano… e o documento, que vai ser publicado em Diário da República e onde se proíbe a discriminação de médicos seropositivos, no local de trabalho. Em chamada de capa, o DN escreve que os doentes não têm o direito a saber, se o médico que os assiste, neste caso , se o médico que os vai operar está, ou não infectado com o HIV. O documento é subscrito pela Ordem dos Médicos…

No jornal I , a capa já se viu,,, Michael Jackon, a lenda continua,,, e em suplemento e entre outras matérias, o jornal puxa a atenção com este título chamativo… “Será que o seu médico ouve o que você diz?.”

Para segundo plano, passa também a notícia, de que a irmã de Carolina Salgado confessa ter mentido em tribunal, para incriminar Pinto da Costa , no processo do Apito Dourado… vem no JN…

O Correio da Manhã exclui da capa a morte do rei da Pop e puxa para manchete o caso BCP.

Cinco administradores estão acusados de crime económico… chamemos assim, que é mais fácil… Remunerações pagas com batota nas contas … gestores ganham 291 milhões em prémios… Ministério Público diz que, desse total, quase 25 milhões são indevidos … que o banco escondeu em off shores prejuízos de 600 milhões de euros…

Por isso é que lhes foi decretada uma caução de 7 milhões e meio de euros, entre os 5… Só no caso de Jardim Gonçalves, a caução é de 3 milhões de euros.

Na primeira do Correio, outra história merece chamada de capa.

“Matou a mulher à pedrada em acto sexual”. O acusado já confessou o crime… disse que a vítima estava a fazer um frete e que não se mexia. Foi anteontem à noite, no Porto… a vítima ainda não foi identificada, mas deve andar pelos 20, 30 anos e consta que era toxicodependente.

E chegamos ao 24 horas. José Freixo, o ventríloquo e Donaltim, o pato fantoche, foram despedidos em Janeiro, do programa da manhã da SIC. Na 1ª do 24, o artista garante que vai processar a produção do programa… diz que ganhava mais de 2500 euros por mês e que nem indemnização lhe pagaram após 6 anos e meio de dedicada colaboração… uma outra colaboradora do programa, a cartomante Maya diz que o ventríloquo está a ser injusto e mal agradecido para com quem o ajudou…

Aqui permitam que duvide, que Freixo precise de grandes ajudas. Não deve faltar trabalho a um artista, que consegue mexer a boca de forma tão expressiva, enquanto executa um número de ventriloquismo, ao mesmo tempo...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

les corruptibles

É notícia de página inteira, na edição de hoje do Público e o título diz que o Governo português adjudicou o sistema de vigilância costeira a uma empresa suspeita de corrupção.

A empresa em causa é espanhola e chama-se "Indra".

Vamos aos factos e à notícia… escreve o Público, que o Ministério da Administração Interna acaba de adjudicar a proposta de fornecimento e instalação do SIVICC – o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa Portuguesa - à "Indra", empresa que surge referenciada num caso de corrupção, num relatório divulgado esta semana pela Transparência Internacional – esta, com maiúsculas, o que a identifica como a entidade que anualmente faz o levantamento deste tipo de crimes, a nível mundial.

Reportam-se os factos ao ano de 2004, quando, segundo os autos, a "Indra" terá tentado corromper funcionários do SEF, durante um concurso para fornecimento de material informático ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. O jornal conseguiu confirmar, com a Judiciária e mesmo com fontes do SEF, a veracidade da história e conseguiu, pelo menos, ficar a saber que houve um inquérito, que acabou por seguir para o DIAP, com proposta de acusação formal. Mais que isso não se sabe… o jornal não conseguiu apurar o desfecho desse inquérito. Sabe-se só que a denúncia do caso foi feita, na altura, por um dos membros do júri de apreciação das candidaturas e que o concurso ficou suspenso, por causa dessa tentativa de corrupção. O aliciamento foi feito junto de dois funcionários do SEF; um deles, que era também membro do júri, já se reformou, entretanto. Do resto, nem a empresa, nem ninguém mais ligado ao processo quis adiantar, ao jornal, mais pormenores sobre esse caso em concreto.

Por isso ficamos com isto que temos… e o que temos são 3 dúvidas em aberto… a empresa é suspeita de tentar subornar dois funcionários, para conseguir um contrato de fornecimento de material informático ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras…

Ora bem, a tentativa, tudo leva a crer que falhou e depois?... Ou seja , venceram ou não o concurso, mesmo assim e apesar disso?...

E neste caso?... Foi o processo mais pacífico e transparente?...

E quanto ao material?... Fala-se na instalação de 19 radares fixos, espalhados pela costa portuguesa e num investimento de 30 milhões de euros… e o material é de confiança, garantido, funciona, ao menos?...

Quanto ao resto, corruptores e corrompidos… vamos a ver… se deus nos provoca e põe à prova, com tentações que nos podem precipitar no mais feio pecado… e se nós, incautos mortais, caímos nessa esparrela divina … será que isso, esse crime, essa queda, esse pecado faz de deus um pecador, ele também?… Enfim, sempre foi dele a iniciativa, a puta da ideia, pelo menos…

Pode não ter nada a ver, mas lembrei-me agora.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Há mais um português excêntrico, diz o Correio da Manhã na primeira página, mas isso é por causa do Euromilhões da semana passada, é uma novidade relativa e não é de Cristiano Ronaldo que se fala. Apesar de ser dele, a fotografia, que faz a capa da edição de hoje. Ronaldo de férias no Algarve tenta passar despercebido ao sair de uma festa, de óculos e chapéu de aba larga, enterrado quase até aos olhos.

Mas ele há coisas bem mais sérias, a merecer o destaque e a manchete… a mãe infanticida, de Vila Nova de Gaia, que mantém a guarda de 3 filhos e que está novamente grávida, ou o juiz de Loures, que libertou um violador de duas irmãs gémeas menores, ou do professor de Famalicão, que filmou os abusos sexuais a que alegadamente sujeitou um aluno.

E há obviamente a outra crise…e o Correio diz que essa outra crise tirou já 3 mil milhões de euros de receitas ao Fisco.

E isso faz derrapar as contas públicas- acrescenta o Público. Foi uma autêntica queda livre nos primeiros 5 meses deste ano - escreve o JN… O Diário Económico explica entretanto, que o que está aqui em causa é o chamado plano anti crise do Governo. Foi isso o que custou já perto de 1700 milhões de euros , agravando a quebra das receitas fiscais, para pouco mais de 20%, até Maio. A despesa do Estado subiu entretanto 4,2%.

Quanto ao défice orçamental – voltemos ao JN – o défice diz que atingiu, nesses mesmos 5 meses, os 4,3 mil milhões de euros.

Mas nem tudo são más notícias… Portugal está no grupo dos que mais travaram a mortalidade nas estradas. É assim um dos 6 países da União Europeia, que estão a um passo de cumprir as metas definidas pelo programa de Acção de Segurança Rodoviária. A meta é reduzir os acidentes para metade até 2010. Em Portugal, essa redução já vai nos 47%, no período entre 2001 e 2008. Há no entanto aqui uma pequena margem de erro… é que muitas das vítimas acabam por morrer no hospital e aí , muitas vezes, essa morte não é contabilizada como consequência directa de um desastre de viação… calcula-se que isso represente uma margem de 14%.

No DN, outra boa notícia é que os testes de sida vão começar a ser realizados nas escolas em Outubro que vem. Acontece que –segundo a manchete do Diário de Notícias - os médicos estão divididos, quanto a esta iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude.

A outra matéria de capa no DN de hoje leva-nos até às águas do golfo de Adém. Foi aí que a fragata portuguesa Corte Real interceptou e impediu ontem mais um ataque pirata. A pequena embarcação com 8 piratas somalis a bordo preparava-se para a abordagem a um navio com pavilhão de Singapura. Como não estão autorizados a fazer prisioneiros, deram-lhes chá, tiraram-lhes as armas e mandaram-nos embora.

Na capa do I, 3 candidatos alinham-se numa eventual corrida à compra da TVI… “Portugal Telecom, Oliveira e Ongoing lutam pela TVI” – lê-se em manchete… o negócio está quase fechado, garante o jornal… isto porque os espanhóis da Prisa baixaram o preço e o que parecia inalcançável está agora acessível. O que está em causa é a venda de 30% da Media Capital.

Pela direita baixa da primeira página do I esgueira-se entretanto esse título --- “Swing é o remédio para a infidelidade”.. O swing de que se fala não tem nada a ver com Benny Goodman, nem Count Basie… aqui é de troca de casais que se fala… ou, como parece que se chama de forma erudita – “sexo social entre casais.”

E finalmente o 24 Horas… Hoje fala-se de ciência, na primeira página… “A ciência que estuda as caras e que revela como eles são”

O eles aqui claro que são figuras públicas da nossa sociedade… Sócrates, por razões óbvias, Manuela Moura Guedes, da televisão, Luís Filipe Vieira, do Benfica, Pinto da Costa, do Porto, Alexandra Lencastre, do teatro, Joe Berardo, do casaco preto… são os rostos escolhidos para a capa do 24 horas… O jornal diz que são pessoas poderosas. Será que isso se lhes vê na cara?... A ciência em causa chama-se morfopsicologia e é relativamente nova e diz que sim. A ciência popular, essa é velha, muito velha e já viu muito , muita fronha, e carantonha e garante que quem vê caras não vê corações.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comecemos então pelo Diário Económico.

É aqui que se diz, que os crimes financeiros vão dar prisão efectiva – o novo regime sancionatório no sector financeiro introduz os processos sumaríssimos na banca.

Outro destaque de primeira página, a venda de património. A venda de património para fugir às penhoras. Um procedimento que – diz o Económico – disparou. Mais de 5 mil contribuintes com dívidas fiscais são suspeitos de terem tentado desfazer-se do património, para evitar ser alvo de penhoras. O crime – que é de crime que se fala – é passível de pena de prisão até 2 anos. Acontece que, desde Abril, que foi quando se fez o último balanço, o número de contribuintes nesta situação, quase duplicou.

E Vítor Constâncio. Escreve hoje o Económico em título, que o Provedor de Justiça acusou o governador do Banco de Portugal de falta de colaboração… Dão-se depois alguns exemplos soltos… o número de queixas apresentadas na provedoria contra a banca, que aumentou mais de 70%... o número de processos abertos o ano passado, que aumentaram em 3%, em relação ao ano anterior e ainda as queixas dos clientes, que reclamam da falta de disponibilidade dos bancos, para renegociar créditos.

E no Público, esta previsão muito pouco optimista… O Banco Mundial prevê que os países pobres fiquem ainda mais pobres. Fala-se numa quebra de investimento que chega quase aos 50%. O jornal chama-lhe fluxo de capital estrangeiro nas economias mais frágeis…enquanto isso, o Produto Interno Bruto mundial deve também cair , ou contrair-se em 3%.

A fotografia de capa no Público vai, no entanto, para o inferno de Teerão. Aumenta o braço de ferro com Londres e Washington… a BBC foi expulsa do Irão, um correspondente da Newsweek foi preso. Os protestos que saíram sábado à rua fizeram pelo menos mais 10 mortos.

As imagens que chegam cá a este lado do mundo vem por vias travessas… por exemplo, esta fotografia que o Público puxa para a capa foi enviada através do Twiter… uma nova e muito popular ferramenta da Internet.

Na primeira do DN, diz-se que os Ayatolahs, ou pelo menos a maioria dos grandes ayatolahs contesta a violência no Irão. Cita-se mesmo Ali Montazeri, a figura mais importante do clero iraniano, que disse que resistir aos pedidos do povo é proibido pela religião.

Mais dois destaques de capa… A polícia portuguesa cerca casas de criminosos, para travar a violência neste Verão. As zonas de residência dos alegados criminosos estão já identificadas. Agora é só montar guarda à vista.

Outra notícia é que a lei está pronta para avançar. Já seguiu para Belém , para promulgação. A lei que proíbe pedófilos de trabalhar com crianças.

No JN, adianta-se entretanto que a Judiciária portuguesa investiga 4 crimes de abuso sexual por dia. Diz que as queixas estão a aumentar e que só no primeiro trimestre deste ano, por exemplo, a judiciária do Porto deteve 7 violadores.

Quanto ao Irão… O Irão resiste, diz a manchete… fala-se ainda da acusação que o regime iraniano faz cair sobre Londres e Washington, acusando a Inglaterra e Estados Unidos de ingerência em assuntos internos de outros países e citam-se também os iranianos residentes em Portugal, que dizem temer um banho de sangue.

No Correio da Manhã, puxa-se Oliveira e Costa para a primeira página, para dizer que o ex patrão do BPN declarou 300 mil euros de rendimentos, para efeitos de IRS …. Pelo espavento do título, tudo leva a crer, que o Correio da Manhã não acredita muito, que o ex banqueiro não tenha ganho um pouco mais que isso…

No jornal I, diz-se que a greve de zelo da GNR resultou numa quebra drástica nas receitas das multas… Portugueses pagaram menos 14 milhões em multas – diz o título.

E chegamos ao 24 e aí – se dúvidas ainda houvesse, desfazem-se todas… chegou o Verão e com ele vamos entrando galhardamente na chamada estação parva… Olha a capa do 24!… Cavaco Silva de óculos escuros, calção de banho e toalha ao ombro… O título?... Por onde andam os políticos no Verão?... Ora, para muito boa gente, interessante seria saber, por onde eles andam e que fazem, durante o resto do ano.