Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Um quinto das famílias portuguesas cortou na alimentação – afirma o JN em manchete… e que isso se percebe pelo decréscimo do volume de negócios nos supermercados… diz também o JN que há menos portugueses a ir a Espanha , pela gasolina mais barata… presume-se que a coisa esteja tão mal que não haja sequer já dinheiro para a viagem…

No Público, cita-se o mesmo estudo a que se refere a manchete do JN – no caso, o da TSN Worldpannel, empresa de estudo de mercado e hábitos de consumo - para se concluir que metade dos portugueses gastou menos dinheiro sem precisar. Ou seja, “sem ter razões objectivas e obrigatórias para o fazer, mas influenciado pelo ambiente social, pela falta de confiança e pela preocupação com o desemprego”.

Isso é verdade, mas, sublinha o I, mesmo assim ainda temos quase 3 milhões de pessoas, para quem a crise já é uma realidade severa.

Ora o emprego… Diz o Correio da Manhã que as padarias saíram ao ataque do Rendimento Social de Inserção… O que se passa é que falta mão de obra nas padarias , mas ninguém parece disposto a trocar os 700 euros do Subsídio do Estado pelos 500, ou 600 euros de ordenado, oferecidos pelas padarias. O jornal publica uma entrevista com o lider da Associação representativa do sector, que diz não perceber o que poderá motivar as pessoas e convencê-las …

No Diário Económico ficamos a saber que a crise toca a todos, sendo que cada um se vai defendendo como pode … no caso do patronato, diz o Económico , a solução é recorrer aos contractos a prazo. Daí que, 7 em cada 8 pessoas que entraram no mercado de trabalho, este ano, sem experiência profissional anterior, foram contratadas a prazo…

(Ah, só mais uma, em relação às padarias… parece que se o candidato não tiver experiência no sector , o ordenado não é de 500, é menos…) Mas os contractos a prazo, diz o Económico, que os empresários entrevistados pelo jornal explicaram que essa é a forma de contornar a lei laboral, que é pouco flexível e é também a forma de enfrentar a crise… Em números redondos e rodriguinhos aparte, temos que, neste momento, 84,4% das pessoas que começaram a trabalhar no último ano, estão em situação precária de emprego.

E agora para desanuviar o ambiente, mergulhemos na capa do Diário de Notícias… dois milhões de euros em jogo no Algarve… ora viva a fartura! Dá o jornal conta da estreia em Portugal do European Poker Tour.. póquer de cartas, nem mais, em Vilamoura de hoje até domingo, mas só para inscritos. Há um trio português neste torneio, que reúne os melhores do mundo. O que está em jogo, já vimos, são 2 milhões de euros…

E finalmente… afinal foi sol de pouca dura… chegamos ao 24 Horas e aqui a manchete é séria e grave. Basta atentar na expressão da protagonista da notícia… Vamos ao título… Manuela diz que Cavaco anda a dormir no caso das escutas… explica-se, como se a fotografia não bastassee, que Manuela é Moura Guedes e que “a jornalista da TVI está indignada com o silêncio do Presidente da República”… que anda a dormir, no caso das escutas.

Enfim, depois de saber da indignação de Manuela, duvido que Cavaco consiga pregar olho nas próximas semanas. Mas é que de qualidade nenhuma, como dizia o outro.