Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

E a vida continua

E avancemos até ao Sol
Deixemos as grandes palavras e grandes títulos e vamos às mais discretas chamadas de capa. E temos aqui uma boa e uma má notícia. 
Primeiro a boa notícia de que em Angola se assinala a primeira vitória contra a malária. No ano passado registaram-se menos 700 mil casos, sendo que esta doença continua a ser a principal causa da mortalidade infantil no país. 
E a má notícia é que as tempestades que se levantam, lá mais para oriente, seguindo em linha recta, cortaram Moçambique ao meio , por causa  das cheias do rio Incomati.
E agora o Totonegócio. Diz o Jornal de Notícias que o Totonegócio pode levar os clubes a parar o futebol... Na primeira do Diário de Notícias , Gilberto Madail, ex presidente da Federação, diz que o Totonegócio foi uma armadilha... Já no Público lê-se que o futebol faz greve se o governo não negociar. E negociar o quê? O pagamento das dívidas fiscais que os clubes têm, remanescentes. E remanescentes de quê?... Do Totonegócio. Nem mais. E aqui chegados acredito que ninguém terá a coragem de perguntar: mas afinal o que é o Totonegócio?..
E já que estamos no Público sigamos agora por aqui ... do mundo vem a notícia de que a ajuda à Grécia terá de ser reforçada, cá mais perto da porta temos a eleição do novo dirigente da CGTP. O congresso da intersindical, que começa hoje, serve também como despedida a Carvalho da Silva. E é um assunto que sobra para a primeira do Diário de Notícias... Carvalho da Silva , a última jornada frente à CGTP. É o fim de uma era - escreve o DN
Ainda no DN, mas em discreta chamada de capa, uma notícia que a outros merece destaque bem maior. Falo do desabamento de terras nas obras da barragem do Tua. 
Três operários ficaram soterrados e morreram. 
Por exemplo, o JN lembra a propósito que desde o princípio deste ano já morreram 6 operários em acidentes semelhantes. E que numa década essa contabilidade ultrapassou os 1600.. 1630 operários morreram em acidentes de trabalho nos últimos 10 anos. 
Outra chamada no DN...  o banco de Portugal contorna a lei ao ter duas imobiliárias... o Provedor de Justiça já criticou os negócios que o banco central tem com outros bancos, neste sector do imobiliário.
E se seguirmos por este ramo, passamos pela chamada de capa do Jornal de Notícias, que diz que a crise no imobiliário vai forçando a queda continuada do valor das casas... e chegamos à manchete do de Negóciosprestação da casa vai ter maior queda desde 2009. 
Tirando isso, os económicos hoje lançam-se com algum entusiasmo à dança de cadeiras nas administrações de alguns bancos nacionais, enfim, nacionais, ou quase.. é a Caixa Geral de Depósitos e o BCP, mas depois é também o Santander ... deixemos isso, então. 
Ou antes, para encerrar esta matéria de bancos e banqueiros , deixem que cite apenas este título da primeira do jornal I – diz assim: Banco de Portugal gastou 5 mil euros em material de golfe. O material de golfe creio que é caro, com 5 mil euros talvez não tenha dado para muito... Adiante.
O Correio da ManhãAqui, muito sinceramente... prefiro não falar desta  pressão do Fisco sobre as pensões de reforma. Diz o Correio que os reformados vão ser os mais penalizados no IRS com a nova lei fiscal...   Em vez disso, peço a vossa solidariedade para com Sofia Ribeiro. Nem me perguntem quem é Sofia Ribeiro. Basta que saibam que Rubem deixa Sofia Ribeiro sozinha em casa, que o casamento está em ruptura total e que Sofia já terá arrendado um apartamento para se mudar...  
Nada mais triste que ver definhar uma bela história de amor. 
Mas enfim, é a vida. E a vida continua.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

o Barcelona voltou a levar a melhor sobre o Real Madrid

Ora então, honra aos clássicos! 
Hoje na primeira do I assinala-se  cinquentenário da morte de Lucky Luciano. 
O  homem que o jornal apresenta como um gentleman. O gentleman que transformou a Mafia numa multinacional. Enfim, um gentleman e um visionário....
Já em topo de capa o destaque vai para Armando Vara, lendo-se em título que há guerra na Caixa Geral de Depósitos, porque  o polvo de Armando Vara está intacto e bloqueia a nova administração da Caixa - repararam na metáfora cefalópode?... Então deixem que apresente outros protagonistas da imprensa de hoje.
E porque hoje é 5ª, temos aqui a Visão e a Sábado.
Na Visão temos Jorge Silva Carvalho. É apresentado como o espião maçon e são os ficheiros secretos deste espião maçon que a revista se propõe revelar. Já a Sábado traz Paulo Futre para a ribalta da capa. Os dias delirantes de Paulo Futre. Na semana em que o ex futebolista estreou um programa na televisão, a revista acompanhou-o num dia a dia entre Lisboa e Madrid e , para ficarmos com uma ideia do frenesi que deve ter sido, a Sábado diz isto: acompanhámos Paulo Futre...   e sobrevivemos.
E falemos agora de coisas sérias. 
Na manchete do Jornal de Notícias denunciam-se 500 milhões de fraudes na Saúde. A do Público garante que os tribunais arquivam dois terços dos abusos sexuais de menores.  No Diário de Notícias, não é manchete , mas vem em legenda ; numa iniciativa que o jornal lançou há já uns tempos e que pretende de certa forma levantar o ânimo nacional e alegrar o peito ilustre lusitano. Uma iniciativa que se chama Made in Portugal e exalta o que de bom por cá se vai tendo e fazendo e hoje o destaque vai para a EDP e diz assim: sabia que a EDP foi eleita a melhor do mundo em performance empresarial?.. O que pelos vistos não chegou para dispensar a participação de capital estrangeiro para , alegadamente, lhe garantir um futuro.. digamos assim, mais luminoso.
No Correio da Manhã ficamos a saber que os construtores civis podem despedir mais cem mil operários este ano. Acrescenta o jornal que as empresas de construção pedem um regime especial para facilitar despedimentos por causa da crise. 
Claro e sempre por causa da crise...
E por causa da crise.. o fisco executa dívidas da Liga e da Federação de futebol. Porque falta pagar mais de 13 milhões de euros do Totonegócio... Bom , por causa da crise, eventualmente, estas entidades não pagaram o que deviam... eventualmente também, por causa de outras crises, o fisco deixou que a dívida chegasse aos 13 milhões e agora, por causa da crise, novamente, as Finanças repararam que a Liga e a Federação devem muito dinheiro ao Estado português e, por causa da crise,  não estamos em condições de nos darmos a esses luxos.. Aliás, os credores internacionais já nos fizerem perceber bastante bem que chegou a hora de pagar as contas. 
Bom, mas logo abaixo desta, o Jornal de Negócios escreve que as receitas fiscais afundaram no final do ano passado.    Não explica muito bem porquê nem como, mas também não é difícil perceber  algumas das razões desse naufrágio fiscal...
Já o Económico dá todo o destaque a Santos Ferreira. E isto porque Santos Ferreira abandona a liderança do BCP, não sem antes reconhecer que o banco precisa de sangue novo para uma longa marcha.  Afaste-se a núvem maoísta, que esta declaração subitamente puxa sobre o horizonte.. a longa marcha... e  fiquemos com essa informação essencial: Santos Ferreira abandona a liderança do BCP. E esta manchete ressoa a qualquer coisa que nem tem a ver muito, nem com economia nem com política, mas mais com o futebol e o mercado das transferências das estrelas intergalácticas do desporto rei. Leva-nos logo para o Universo de Messi e Cristiano Ronaldo de Pep Guardiola e José Mourinho... 
E a verdade é que ontem, em mais um embate de gigantes , o Barcelona voltou a levar a melhor sobre o Real Madrid.  Apesar do empate a dois golos, é o Barcelona quem segue para as meias finais, da Taça do Rei.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

já é um bom princípio, apesar de tudo.

E vem no Público, em manchete, que Passos diz que não irá pedir mais tempo nem mais dinheiro à Troika. Ora, a última vez que se ouviu declaração semelhante era outro, o primeiro ministro. Só não me lembro quanto tempo demorou entre Sócrates dizer que não precisava de ajuda externa e o que depois se viu...
E ontem o que se viu, quem passou pelas portas de Belém, foi um grupo razoável de gente manifestando-se contra as declarações de Cavaco. Ainda na primeira do Públicomoedas e arroz doados a Cavaco num protesto simbólico contra declarações do presidente sobre a reforma. Cerca de 200 pessoas juntaram-se à porta do palácio de Belém. Entretanto, como se sabe e os jornais hoje referem-no também, corre on line uma petição pela demissão de Cavaco da presidência da República. Leva mais de 25 mil assinaturas, sendo que bastam 4 mil para que o caso suba a apreciação parlamentar.  E deixemos agora isso.
Nos de economia, temos o de Negócios anunciando que se prepara uma nova vaga de rescisões na função pública. O Económico também o refere: Nova vaga de excedentários na função pública arranca em Maio  ... e se calhar já devia ter arrancado, pelo menos pelo que diz o de Negócios é o que se conclui – diz assim: plano de redução da administração central está atrasado – função pública prepara-se para começar a dispensar em Maio.
Outros assuntos... Em letra mais discreta , no Económico, António de Sousa, da Associação Portuguesa de Bancos e um dos convidados do Fórum Crédito e Educação  Financeira, organizado por este mesmo jornal... António de Sousa defende  como prioridade da banca, a formação financeira desde a juventude... isto porque considera que uma maior literacia financeira é boa para as pessoas e para os bancos. 
E aí está o que parece responder à manchete do Correio da Manhã
esta que diz assim:  Batota na Banca denunciada por CMVMa autoridade da Bolsa alerta os consumidores, para as ofertas dos bancos... produtos complexos e enganadores.   Diz também   que Carlos Tavares, presidente da CMVM, lança etiquetas para avisar de risco financeiro – já o de Negócios o tinha anunciado em chamada de capa –produtos financeiros complexos vão passar a ter sinais de perigo.
Da primeira do I retiro só este título curto e quase anedótico – diz assim- alerta do FMI: párem com a austeridade.. Pronto, depois deste momento de boa disposição, vamos em frente.
No Jornal de Notícias avisa-se que as obras de recuperação do teatro Garret, na Póvoa do Varzim, se arrastam por falta de dinheiro. Enfim,aqui a notícia mesmo é ---  ser notícia. 
Diz também este JN que 5 cientistas portugueses  foram distinguidos por um instituto americano.  Independentemente do valor académico da distinção, temos que cada um vai receber 513 mil euros e isso já não é nada mau...
E o Diário de Notícias.... hoje dá as honras todas ao aniversário do rei.. o Pantera Negra.. o eterno Eusébio.. faz hoje 70 anos e confessa , na capa do DN, que nunca pensou que chegasse a esta idade. Mas chegou e o DN abre hoje um pequeno especial em honra de Eusébio da Silva Ferreira.
E daqui tirava só mais esta, que nos remete para um assunto que também está a agitar as águas da polémica. 
Tanto quanto as pensões e reformas e declarações desastradas de Cavaco Silva, fala-se e comenta-se e contesta-se o estatuto especial do banco de Portugal, na questão dos cortes salariais e de subsídios. Diz o DNPartidos incapazes de impor cortes ao banco de Portugal. Diz que a maioria reconhece que não pode tomar nenhuma iniciativa legislativa que obrigue o banco regulador a cortar subsídios de férias e de natal.
Ora abóbora, e com todo o respeito! Comecemos por aqui. Como é que o banco de Portugal ganhou este estatuto especial?.. Porque uma lei assim o determinou e as leis fazem-se à medida das necessidades, sendo o Parlamento a casa onde tudo começa e se decide.  Basta, então,  que se faça uma lei que retire ao banco de Portugal esse estatuto de excepção. E para isso é que os deputados foram eleitos... para legislar. Não é o Parlamento, uma Assembleia Legislativa? Não é ali que se fazem, propõem, aprovam, e chumbam todas as leis...? Diz o jornal que os partidos se reconhecem incapazes.
Bom, já é um bom princípio, apesar de tudo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

acusado de furto de 77 cêntimos de feijão verde...

E hoje, na primeira do jornal I, a Troika exige o fim do monopólio do Continente e do Pingo Doce na distribuição – o jornal não diz se o exige com a mesma veemência com que alguns exigem o fim do monopólio das 3 agências de notação financeira, que, de há um par de anos para cá, se tornaram bastante populares...
E no Público, em chamada de capa, temos esta notícia, que diz que na Índia há quem desconheça que seja cobaia para novos medicamentos...  E voltamos ao mesmo. Não só na Índia, há quem desconheça que está a servir de cobaia – não tanto para novos medicamentos, mas para novas políticas, novas engenharias financeiras e económicas...
No Correio da Manhã, em muito discreta chamada de capa lê-se que Portugal é o campeão da pobreza e onde a desigualdade social se manifesta com mais evidência – esse é o resumo do anuário do Instituto Nacional de Estatística, que o Correio resumiu em chamada de capa...
Quanto aos jornais económicos... o de Negócios, hoje faz manchete com duas matérias. A fusão de câmaras e juntas de freguesia a que o Governo está a dar incentivo... Ou seja, câmaras que aceitem fundir-se receberão um aumento de 15% na transferência de verbas do Estado; tal como acontece já com as juntas de freguesia... A outra matéria leva-nos até Luanda... Angola vai selecionar emigrantes, empresas e projectos portugueses. Um processo a que o jornal chamou de emigração selectiva
No Económico, vai o destaque para uma matéria que sobra ainda e por variadas razões para os outros jornais do dia... No caso, os vencimentos dos funcionários do Banco de Portugal – diz o Económico que o PSD e o CDS querem impor cortes salariais no Banco de Portugal...  Escreve ainda o Económico que Cavaco quebrou o silêncio e defendeu que não se quis eximir aos sacrifícios. E aqui estamos já  a falar de outra coisa. Ou seja, de outra polémica em curso... Em relação às declarações de Cavaco sobre os rendimentos próprios e a onda de choque que provocaram...   temos por exemplo que hoje está marcada uma manifestação para as portas do palácio de Belém. A ideia é ir lançar moedinhas para o passeio, para ajudar o pobre presidente a custear as suas despesas...
No Diário de Notícias, depois de se anunciar que o governo cede e mantém férias de 25 dias para 54 mil bancários...   temos Cavaco, fotografado ontem durante o encontro com o actual governador do banco de Portugal...  na legenda à foto explica-se que ontem também o presidente fez questão de desfazer o que chamou de mal entendido.. O que queria dizer era que partilhava os sacrifícios dos portuguesesque ao dizer o que disse só quis ilustrar a situação dos portugueses... 
Ora, sejamos honestos. Para alguns portugueses, a situação que Cavaco quis ilustrar dispensa ilustração, já que esses mesmos portugueses fazem parte da fotografia... Quanto aos outros, a quem a crise passa ao largo, estou em crer que terão mais em que pensar, do que nos pobrezinhos que estão agora em dificuldades maiores do que o costume. Portanto, aqui, dispensava-se bem a ilustração...  
Mas o DN conclui a chamada de capa, lembrando que em 2010 Cavaco declarou um milhão de euros em rendimentos e poupanças.. Ora aí está para que servem as poupanças! Para os dias de vacas magras.. como estes em que vivemos.
No Jornal de Notícias temos uma chamada de capa, que já não surpreende ninguém. Bancários são os que menos sofrem com a crise.. Já não surpreende, mas também ainda não responde, pelo menos, a esta simples questão: porquê? 
E depois temos estas pontas soltas... 
No JN: acusado de furto de 77 cêntimos de feijão verde... 
E que há mais alunos a desistir do ensino superior devido à crise –manchete no Público
Creches dispostas a abrir aos sábadosdiz o Diário de Notíciaspara dar resposta aos pais que forem obrigados a trabalhar ao sábado, para salvar o país da bancarrota... 
E este Inverno muito seco está a deixar o gado sem pasto... a quebra na produção hidroelectrica é de quase 80%, o que obriga a importar mais de um milhão de euros por dia em energia .

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Confuso?... Eu não acho.

E hoje , temos alguns  jornais do dia puxando ainda para a primeira página a polémica à volta dos rendimentos de Cavaco Silva... Mas antes disso , vamos aos económicos.  
No Diário Económico lê-se que só 3% dos inquéritos de crimes económicos resultam em acusação... Já o Jornal de Negócios puxa para título maior o desaparecimento de 111 mil crianças. Enfim, o que se passa, ao que parece, é que essas crianças nunca existiram. Ou seja, desapareceram 111 mil crianças nos registos do Fisco, porque eram filhos fictícios que serviam para pagar menos IRS...
Um assunto comum a estes dois – Jornal de Negócios e Diário Económico é o futuro da REN – redes energéticas nacionais ... Chineses e árabes dão 600 milhões de euros para entrar na REN – diz o Económico... REN privatizada por 600 milhões a chineses e árabes  - responde o de Negócios
Os árabes, já agora, são de Omã.
Agora, outras contas. No Correio da Manhã, o alerta: Salários lançam revolta na GNR. Dez mil militares sem aumentos, diz o jornal que as novas regras prejudicam os quadros mais experientes. Diz também que seguiu uma carta para o Comando Geral da Guarda, dando conta desse mesmo protesto...
No Jornal de Notícias... o conto do vigário. 
Conto do vigário no crédito fácil... assim mesmo em letra grande e negra p’ra se ver bem. Em sub título, acrescenta-se que a DECO e a Judiciária receberam dezenas de queixas... em ante título já se tinha visto que se trata de gente carregada de dívidas e que acaba tramada (segundo a prosa dojornal) tramada por promessas e ainda paga.  
Bom, como alguém já disse , não há almoços grátis... se bem que, aqui neste caso... crédito fácil...  mesmo depois de estar à vista de toda a gente, o  que é que essa coisa a que se chama crédito fácil pode fazer à economia de cada um e à economia de países inteiros, mesmo... haver quem ainda recorra, e mais do que isso, acredite em crédito fácil...   enfim, ocasião faz o ladrão e quem não quer ser lobo não lhe veste a pele e à primeira todos caem , à segunda cai quem quer e à terceira, o melhor é não falar disso...  e por aí fora... vamos ao Diário de Notícias.
Curso de medicina é dos únicos a dar emprego garantido
Merece chamada de capa, mas enfim, já desde a semana passada que ficàmos a saber, que, apesar disso, há muitos médicos recém formados que preferem ir trabalhar para França, que isto por cá mal paga as despesas...
E chegamos então ao assunto que atravessou este fim de semana,  com alguma agitação mediática e até mesmo alguma indignação popular... Os rendimentos de Cavaco Silva. 
Diz o DN que cada ex presidente da República custa 300 mil euros por ano... enfim, não será ainda o caso de Cavaco, que da Presidência ainda não se reformou...   
Já o I escreve que Cavaco recebe mais 2900 euros por mês só para gastos pessoais... e fiquemos por aqui, quanto a esta matéria.
Ainda no I mais duas pontas soltas... que a má língua faz bem à saúde – diz o jornal que agora é científico... lembra também que hoje começa o novo ano chinês – o ano do Dragão   e que o aumento dos preço dos transportes vai ficar entre os 55 e os 82%...  Lido assim parece um exagero, mas não há outra forma de ler isto, porque é isto mesmo que está aqui escrito...
E vamos ao Público... a primeira página reparte-se por estas duas matérias.. primeiro a nova direcção do CCB ... Vasco Graça Moura substitui António Mega Ferreira... Diz Graça Moura, citado pelo jornal: tenho de partir para as coisas com uma grande humildade
A outra notícia é matéria delicada... Mulher exige em tribunal sémen do marido que morreu com cancro... acrescenta-se que é o primeiro caso do género que está a ser avaliado pela Justiça em Portugal. Cita-se depois a senhora em causa  - que diz assim: só quero engravidar do meu marido, não será filho de um pai incógnito, saberá quem é o pai... e fiquemos por aqui. 
Filho de pai incógnito só seria, se a mãe, mesmo que não engravidasse do marido, ocultasse ao filho a identidade do pai biológico. Caso contrário, nunca seria filho de pai incógnito, mesmo que não fosse descendente do falecido marido de sua mãe.. 
Aliás, a ser incógnito, em princípio só o seria para a própria criança. Seria mais um caso em que, eu sei mas não digo.
Confuso?...
Eu não acho.