E avancemos até ao Sol.
Deixemos as grandes palavras e grandes títulos e vamos às mais discretas chamadas de capa. E temos aqui uma boa e uma má notícia.
Primeiro a boa notícia de que em Angola se assinala a primeira vitória contra a malária. No ano passado registaram-se menos 700 mil casos, sendo que esta doença continua a ser a principal causa da mortalidade infantil no país.
E a má notícia é que as tempestades que se levantam, lá mais para oriente, seguindo em linha recta, cortaram Moçambique ao meio , por causa das cheias do rio Incomati.
E agora o Totonegócio. Diz o Jornal de Notícias que o Totonegócio pode levar os clubes a parar o futebol... Na primeira do Diário de Notícias , Gilberto Madail, ex presidente da Federação, diz que o Totonegócio foi uma armadilha... Já no Público lê-se que o futebol faz greve se o governo não negociar. E negociar o quê? O pagamento das dívidas fiscais que os clubes têm, remanescentes. E remanescentes de quê?... Do Totonegócio. Nem mais. E aqui chegados acredito que ninguém terá a coragem de perguntar: mas afinal o que é o Totonegócio?..
E já que estamos no Público sigamos agora por aqui ... do mundo vem a notícia de que a ajuda à Grécia terá de ser reforçada, cá mais perto da porta temos a eleição do novo dirigente da CGTP. O congresso da intersindical, que começa hoje, serve também como despedida a Carvalho da Silva. E é um assunto que sobra para a primeira do Diário de Notícias... Carvalho da Silva , a última jornada frente à CGTP. É o fim de uma era - escreve o DN.
Ainda no DN, mas em discreta chamada de capa, uma notícia que a outros merece destaque bem maior. Falo do desabamento de terras nas obras da barragem do Tua.
Três operários ficaram soterrados e morreram.
Por exemplo, o JN lembra a propósito que desde o princípio deste ano já morreram 6 operários em acidentes semelhantes. E que numa década essa contabilidade ultrapassou os 1600.. 1630 operários morreram em acidentes de trabalho nos últimos 10 anos.
Outra chamada no DN... o banco de Portugal contorna a lei ao ter duas imobiliárias... o Provedor de Justiça já criticou os negócios que o banco central tem com outros bancos, neste sector do imobiliário.
E se seguirmos por este ramo, passamos pela chamada de capa do Jornal de Notícias, que diz que a crise no imobiliário vai forçando a queda continuada do valor das casas... e chegamos à manchete do de Negócios: prestação da casa vai ter maior queda desde 2009.
Tirando isso, os económicos hoje lançam-se com algum entusiasmo à dança de cadeiras nas administrações de alguns bancos nacionais, enfim, nacionais, ou quase.. é a Caixa Geral de Depósitos e o BCP, mas depois é também o Santander ... deixemos isso, então.
Ou antes, para encerrar esta matéria de bancos e banqueiros , deixem que cite apenas este título da primeira do jornal I – diz assim: Banco de Portugal gastou 5 mil euros em material de golfe. O material de golfe creio que é caro, com 5 mil euros talvez não tenha dado para muito... Adiante.
O Correio da Manhã. Aqui, muito sinceramente... prefiro não falar desta pressão do Fisco sobre as pensões de reforma. Diz o Correio que os reformados vão ser os mais penalizados no IRS com a nova lei fiscal... Em vez disso, peço a vossa solidariedade para com Sofia Ribeiro. Nem me perguntem quem é Sofia Ribeiro. Basta que saibam que Rubem deixa Sofia Ribeiro sozinha em casa, que o casamento está em ruptura total e que Sofia já terá arrendado um apartamento para se mudar...
Nada mais triste que ver definhar uma bela história de amor.
Mas enfim, é a vida. E a vida continua.