Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Há mais um português excêntrico, diz o Correio da Manhã na primeira página, mas isso é por causa do Euromilhões da semana passada, é uma novidade relativa e não é de Cristiano Ronaldo que se fala. Apesar de ser dele, a fotografia, que faz a capa da edição de hoje. Ronaldo de férias no Algarve tenta passar despercebido ao sair de uma festa, de óculos e chapéu de aba larga, enterrado quase até aos olhos.

Mas ele há coisas bem mais sérias, a merecer o destaque e a manchete… a mãe infanticida, de Vila Nova de Gaia, que mantém a guarda de 3 filhos e que está novamente grávida, ou o juiz de Loures, que libertou um violador de duas irmãs gémeas menores, ou do professor de Famalicão, que filmou os abusos sexuais a que alegadamente sujeitou um aluno.

E há obviamente a outra crise…e o Correio diz que essa outra crise tirou já 3 mil milhões de euros de receitas ao Fisco.

E isso faz derrapar as contas públicas- acrescenta o Público. Foi uma autêntica queda livre nos primeiros 5 meses deste ano - escreve o JN… O Diário Económico explica entretanto, que o que está aqui em causa é o chamado plano anti crise do Governo. Foi isso o que custou já perto de 1700 milhões de euros , agravando a quebra das receitas fiscais, para pouco mais de 20%, até Maio. A despesa do Estado subiu entretanto 4,2%.

Quanto ao défice orçamental – voltemos ao JN – o défice diz que atingiu, nesses mesmos 5 meses, os 4,3 mil milhões de euros.

Mas nem tudo são más notícias… Portugal está no grupo dos que mais travaram a mortalidade nas estradas. É assim um dos 6 países da União Europeia, que estão a um passo de cumprir as metas definidas pelo programa de Acção de Segurança Rodoviária. A meta é reduzir os acidentes para metade até 2010. Em Portugal, essa redução já vai nos 47%, no período entre 2001 e 2008. Há no entanto aqui uma pequena margem de erro… é que muitas das vítimas acabam por morrer no hospital e aí , muitas vezes, essa morte não é contabilizada como consequência directa de um desastre de viação… calcula-se que isso represente uma margem de 14%.

No DN, outra boa notícia é que os testes de sida vão começar a ser realizados nas escolas em Outubro que vem. Acontece que –segundo a manchete do Diário de Notícias - os médicos estão divididos, quanto a esta iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude.

A outra matéria de capa no DN de hoje leva-nos até às águas do golfo de Adém. Foi aí que a fragata portuguesa Corte Real interceptou e impediu ontem mais um ataque pirata. A pequena embarcação com 8 piratas somalis a bordo preparava-se para a abordagem a um navio com pavilhão de Singapura. Como não estão autorizados a fazer prisioneiros, deram-lhes chá, tiraram-lhes as armas e mandaram-nos embora.

Na capa do I, 3 candidatos alinham-se numa eventual corrida à compra da TVI… “Portugal Telecom, Oliveira e Ongoing lutam pela TVI” – lê-se em manchete… o negócio está quase fechado, garante o jornal… isto porque os espanhóis da Prisa baixaram o preço e o que parecia inalcançável está agora acessível. O que está em causa é a venda de 30% da Media Capital.

Pela direita baixa da primeira página do I esgueira-se entretanto esse título --- “Swing é o remédio para a infidelidade”.. O swing de que se fala não tem nada a ver com Benny Goodman, nem Count Basie… aqui é de troca de casais que se fala… ou, como parece que se chama de forma erudita – “sexo social entre casais.”

E finalmente o 24 Horas… Hoje fala-se de ciência, na primeira página… “A ciência que estuda as caras e que revela como eles são”

O eles aqui claro que são figuras públicas da nossa sociedade… Sócrates, por razões óbvias, Manuela Moura Guedes, da televisão, Luís Filipe Vieira, do Benfica, Pinto da Costa, do Porto, Alexandra Lencastre, do teatro, Joe Berardo, do casaco preto… são os rostos escolhidos para a capa do 24 horas… O jornal diz que são pessoas poderosas. Será que isso se lhes vê na cara?... A ciência em causa chama-se morfopsicologia e é relativamente nova e diz que sim. A ciência popular, essa é velha, muito velha e já viu muito , muita fronha, e carantonha e garante que quem vê caras não vê corações.


Sem comentários:

Enviar um comentário