Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Os dias da música dão-nos as boas vindas, na capa do Diário de Noticias.

3 dias e 79 concertos no Centro Cultural de Belém. O primeiro é já hoje, para ouvir Bach e seus herdeiros, anuncia a legenda à fotografia. Foto de ensaio obviamente. Diz o DN, que o ano passado se venderam 28 mil bilhetes e foi sempre casa cheia.

A manchete vai no entanto para os medicamentos genéricos gratuitos, que depois da decisão anunciada ontem pelo governo vão beneficiar perto de um milhão de doentes reformados, desde que, ressalve-se, tenham uma pensão inferior a 450 euros por mês, ou seja, inferior ao salário mínimo nacional.

Quanto ao crédito mal parado, é ainda o DN que diz, que subiu à média de 110 milhões de euros por mês, até chegar ao total de 3 mil e 200 milhões em Fevereiro.

Milhões, milhões… milhões em donativos fazem já a capa do Jornal de Noticias. Aqui a história reporta-se a uma investigação em curso e que envolve um pastor evangélico de Gaia, acusado de recorrer às verbas dos Samaritanos… Leonel Ferreira, consta ser o nome do acusado e que o JN diz ainda que estaria envolvido em negócios com explosivo nuclear… em letra mais pequena ainda, remata o JN as apresentações, acrescentando que o suspeito terá ainda burlado o Banco Alimentar contra a Fome, a Assistência Médica Internacional e uma cadeia de supermercados… regressemos ao título, que o tínhamos deixado a meio… “Milhões de donativos pagaram tráfico de urânio”.

O Público puxa para a capa a fotografia de Otelo, o herói imperfeito… O Otelo em causa é naturalmente o português Saraiva de Carvalho. Otelo Saraiva de Carvalho, esse é que é, o herói imperfeito de que o Publico fala… O chefe operacional do 25 de Abril, numa entrevista a Paulo Moura, é a chamada de capa do Publico… Diz-se que o governo o decidiu promover a coronel, mas que ele admite recusar a compensação… Compensação?!... Eventualmente será esta, de que o DN já deixava a ponta solta na breve chamada de capa, de que não tinha ainda falado, mas vamos lá agora…

Diz que, Otelo teria direito a mais de 100 mil euros em retroactivos, se os tribunais dessem provimento à reclamação apresentada, por ele, Otelo, de ter ficado a marcar passo no posto de tenente-coronel, desde 1985.

Mas regressemos ao Público. E a crise de novo e o desemprego ainda. Com 65 mil novos desempregados, Março já é o pior mês, em 30 anos.

Já a cair da capa e em muito breve chamada, diz-se ainda que, este ano, há 3 realizadores portugueses no festival de Cannes… 3 filmes de 3 realizadores: João Pedro Rodrigues está na secção “Un Certain Regard” enquanto Pedro Costa e João Nicolau participam na semana dos realizadores…

Como um filme, vai-se desenrolando o caso Freeport. Hoje, diz o Correio da Manhã que um perito da Judiciária portuguesa está em Londres, a investigar dinheiro. É o que diz. “Em Londres há uma semana a investigar dinheiro”…diz a manchete, que o processo inglês está a ser passado a pente fino.

E do 24, sem desprimor nem intenção de ofensa, estou em crer que apesar de tudo e mesmo assim, a notícia mais interessante e curial é que, segunda-feira que vem, o 24 Horas é gratuito, não se paga, é o que diz. É grátis para que todos possam ver e apreciar o novo grafismo do jornal… Grátis… até certo ponto… Ou seja, 400 mil exemplares do jornal serão grátis…

Sem comentários:

Enviar um comentário