Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

E talvez por ser sexta-feira, os jornais de hoje tenham feito questão de não nos deixarem ir de fim-de-semana à míngua de manchetes portentosas.

Atente-se no 24 Horas… “As incríveis histórias de Jesus”…. Jesus, no caso, Jorge Jesus, o homem que o Benfica já garantiu para substituir Quique Flores e que diz, na capa do 24, que é o melhor treinador do campeonato, em termos tácticos.

Mais?..

No DN: “Eurojust considera o processo das pressões…” na investigação do licenciamento do Freeport, claro, “…assunto nacional”. O DN explica depois que o Eurojust, organismo europeu de justiça, prepara uma comunicação sobre Lopes da Mota, pelas razões que já todos sabemos…o inquérito disciplinar que pende sobre o magistrado…

No JN – “Oficiais da PSP suspeitos de desvio de dinheiro…” são irregularidades na gestão do Montepio e peritagens, que denunciam a venda de ouro na cantina e na farmácia da instituição.

No Público pergunta-se se “a Madeira pode ser independente”...? Hoje Sócrates está de visita ao arquipélago, pela primeira vez, enquanto 1º ministro. Na foto de capa no Público, Alberto João Jardim encosta-se com ar pensativo a uma espécie de parapeito, ou varandim. Estará a ponderar essa questão da manchete, a da independência, ou na forma de gerir diplomática e civilizadamente, o encontro a que inevitavelmente o protocolo de Estado o vai obrigar com o primeiro-ministro? Aquele de quem Jardim já disse ser o pior inimigo da Madeira… O mais certo, claro, é não ser nem uma coisa nem outra.

Logo abaixo desta manchete, o Público lembra ainda que o Banco de Portugal se propõe salvar os clientes do BPP, deixando para o Governo a decisão sobre o que fazer com o que sobrar do Banco, depois de saldadas todas as dívidas e esclarecidas todas as dúvidas.

No Correio da Manhã foi “preso o suspeito de bomba no avião.”

Ora o avião de que se fala é aquele que estava ali estacionado à beira da estrada, perto do aeroporto e que servia como bar de strip-tease… Esse avião. E o caso tem a ver com uma bomba que mandou pelos ares o carro e o empresário desse mesmo avião… enfim, se não se lembram… Foi mais ou menos isto. Ontem a polícia apanhou em Chaves, o empresário açoriano suspeito de ser o autor do atentado, que matou então esse outro empresário da noite, que geria o bar de strip-tease.

Já os económicos não trazem nada que nos surpreenda verdadeiramente…

“Governo assume hoje recessão em linha com Constâncio”, o governador do Banco de Portugal…é essa a manchete do Diário Económico…

Governo e Banco de Portugal de acordo quanto ao descalabro das finanças nacionais… é como tudo na vida, tem de bom e mau a um tempo. Aqui, tem de bom o consenso, é verdade, tem de mau, o assunto, que merece esse mesmo consenso… não se pode ter tudo.

Na do de Negócios… vai a manchete para a lei dos contratos públicos, que diz o jornal de negócios – “…abre a porta à corrupção”.

Agora noticias mais recentes e reveladoras da crise em curso… há que ir à capa do pequeno suplemento do Correio da Manhã. Esse, onde se editam os programas de televisão e noticias desse género.

“Desemprego atinge estrelas”… as estrelas de que se fala são Herman José e Teresa Guilherme… ambos estão alegadamente sem emprego e à procura de um projecto novo e eventualmente mais autónomo que os tire da crise, antes que a crise os atire a eles para o esquecimento… que isto nas artes do espectáculo, como em outras artes… quem não aparece esquece.

Sem comentários:

Enviar um comentário