Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

“Ele não acreditava no fim” – diz o Público...

“O incansável divulgador de cinema”, como lhe chama o JN...

“O senhor cinema” – diz o DN, que foi como Eduardo Lourenço lhe chamou, quando soube da morte de Bénard da Costa… a notícia faz a capa de todos os jornais , menos o 24 horas que lhe abre uma página inteira, mas não o convoca para a capa da edição de hoje.

O Correio da Manhã escreve em chamada de capa que Bénard da Costa morreu aos 74 anos, deixando a cultura portuguesa mergulhada em luto profundo.

Do resto da actualidade, o Correio escolheu hoje os crimes violentos sem prisão preventiva – acrescenta-se que a Justiça libertou perto de 500 suspeitos, porque os tribunais não aplicam a medida mais grave em casos de sequestro, pedofilia e assaltos a bancos. No desenvolvimento da notícia dá-se o exemplo: 16 em 19 assaltantes de bancos estão neste momento em liberdade, assim como 12 dos 24 pedófilos e 33 dos 41 sequestradores detidos pela Judiciária e com processos em curso na Justiça.

Depois, a capa do Correio completa-se com a noticia da manifestação dos polícias, ontem em Lisboa . Oito mil contra o Governo e não se ficam por aqui…”Polícias vão voltar à rua e entregar os bonés ao primeiro ministro”.

E em referência mais breve, duas actualizações quanto às escandaleiras em curso envolvendo o BPP e o BPN- no primeiro caso dá-se conta da renovação da pena de prisão preventiva de Oliveira e Costa… pensava o ex banqueiro que poderia ser ontem libertado, mas não foi e no caso do BPN, diz o Correio que o Fisco está a investigar os prémios… bónus… diz o Correio, que João Rendeiro pagava bónus através de offshores…

No JN, o grande destaque de capa vai para este homem, pastor, que a fotografia mostra e cujo patrão manteve em trabalho escravo durante 10 anos sem salário e em cativeiro numa quinta. Consta que o homem tentou fugir, mas que o patrão o perseguiu e o levou à força de volta para o “local de trabalho”. Foi a Judiciária quem o resgatou… o JN conta a história toda, lá mais para dentro, em duas páginas inteiras.

Duas páginas também merece o mapa do desemprego… A região norte concentra quase metade dos desempregados de Portugal… o ano passado havia , a cada dia que passava, 287 novos desempregados.

O DN toca a reunir e quem responde são os 19 Pandurs do exército português, os blindados que custaram 30 milhões de euros e que estão parados há ano e meio por defeito de fabrico. Vieram para substituir os velhos Chaimites, só que, com a ferrugem que os foi minando nesse relento de ano e meio, um dia destes hão-de ter um aspecto tão envelhecido e acabado como os que vieram substituir…

Outro destaque vai para o escândalo na Irlanda, à volta dos abusos e violências sobre crianças em colégios religiosos… “O Vaticano mantém o silêncio em mais um escândalo de pedofilia na Igreja” – diz o título no DN… os irlandeses estão em estado de choque.. foram mais de 70 ano, de sevícias e violência, em reformatórios católicos.

No Público, fala-se do desemprego para se dizer que Abril foi o pior mês de todos. Perto de 500 mil inscritos nos centros de emprego, nesse mês. O número nunca tinha engordado tanto.

E agora façamos uma rápida inversão de marcha e recuemos até à capa do Correio… só para rematar com essa notícia auspiciosa… Margarida Menezes.. lembram-se dela?… se calhar não… a jovem presidente... diria, a jovem e solitária presidente do clube das Virgens.. pois já não está tão sozinha quanto isso… o clube já conseguiu 25 associadas… Diz o Correio da Manhã, que a jovem Margarida está entretanto a escrever um livro e consta que pode vir a ser relações públicas do Benfica… diz também que a jovem Margarida vai em breve ter a sua primeira consulta de ginecologia, com cobertura televisiva… é o que diz aqui… a jovem de 26 anos vai á sua primeira consulta de ginecologia. E como se isso só não fosse bizarria suficiente… a coisa vai ter cobertura televisiva!

Crise? Crise, onde? No cu do conde?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário