Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

E do DN, resgato a notícia que vem da Grécia e que ilustra as manifestações de ontem nas ruas de Atenas e que contaminaram outras cidades, afectando serviços públicos e transportes. 30 mil desfilaram pela capital, contra as medidas de austeridade do Governo, para o país sair da crise. Os hospitais funcionam a conta gotas e as escolas, tribunais, jornais e televisões mantém-se em greve. Os portos estão fechados e os aviões ficaram em terra. 
É o que se lê, na primeira do DN de hoje... Em rodapé, notícias da casa... Diz que a Segurança Social portuguesa penhora 40 automóveis por dia. O que faz com que, desde o princípio deste ano, tenham já sido penhorados 2 mil carros para saldar dívidas que chegam aos 26 milhões de euros.  E logo ao lado outras contas... Diz que o Estado pagou 146 milhões de euros em bolsas de investigação. Uma contabilidade que faz com que , o ano passado, se tenha batido o record no número de bolseiros investigadores, ou investigadores bolseiros.
Ainda à volta da economia e do emprego... No Público , a manchete afirma que os funcionários públicos estão a antecipar as reformas com perdas de 60% nas pensões. O Governo aconselha a alguma prudência e que a antecipação da reforma lhes vai custar dinheiro... mesmo assim, os funcionários preferem assim... ou antes assim, que pior ainda... No dia em que se espera a aprovação do PEC, o Público puxa para a capa alguns dos temas mais sensíveis para os funcionários públicos... os prémios de desempenho... este ano vão mais que duplicar, diz o Público...  já os montantes para as progressões na carreira podem cair, fixando-se num total de pouco mais de 80 milhões de euros.
No JN, fala-se em despedimentos colectivos, sublinhando que a maioria deles se regista no norte do país... mais de metade. O ano passado fecharam 379 empresas, mandando mais de 5 mil pessoas para o desemprego... Ainda no JN e em chamada de capa... diz-se que duplicou o número de portugueses que se reformaram depois dos 65 anos... o que lhes valeu uma bonificação prevista pela lei. Uma bonificação, que deixa de existir, se o reformado tiver 70 anos ou mais... sendo que, para os outros, os que têm direito a bonificação, ela, a bonificação, se fixa numa taxa que chega a 1% , nos casos máximos em que se tem mais de 40 anos de descontos...   (soa a pouco, mas é decerto de boa vontade).
"Lavagem de dinheiro em vendas do Futebol Clube do Porto" – grita a manchete de hoje no Correio  da Manhã... transferência de 3 jogadores são alvo de suspeitas da polícia belga(?) é o que diz aqui... da policia belga... diz o Correio que o suspeito é um empresário e ex dirigente portista... a sede da SAD portista foi investigada pela judiciária... o I acrescenta que o empresário é suspeito de fuga ao fisco...
Mas a manchete do I vai para a situação na Madeira.. no caso, para as razões que levam Sócrates e João Jardim a recusarem a declaração de calamidade pública no arquipélago... não é para não assustar o turismo... é para não ter de os indemnizar... ou antes, não ter de os reembolsar, se algum protestar contra o mau tempo.
No Económico... preços de bens alimentares sobem 100% na Madeira após tragédia... aí está um título tão enigmático quanto esclarecedor.... ou seja, sobem 100% porque são bens extremamente escassos nesta altura, ou porque a especulação saltou também já o leito da ribeira?.. Também o de Negócios trás uma breve chamada de capa relacionada com a Madeira... madeirenses cooperam para combater efeitos no turismo...
No 24 horas, mais um milagre...  Um homem que chegou a pensar que ia ser enterrado vivo no meio da lama e do lixo. Foi resgatado com vida e está agora no hospital, de onde conta ao jornal o grande susto que viveu... 
Fixe! Mais tarde , quando tiver alta e a ilha tiver voltado à normalidade, já tem uma história do camandro para contar aos turistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário