Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Portugal entre os piores, diz o I logo a abrir... desta vez é porque há um estudo da OCDE que diz que Portugal sofre de problemas crónicos, neste particular... Parte-se do princípio de que a educação dos pais limita o êxito dos filhos, para se concluir que em Portugal a mobilidade entre classes é menor do que noutros países. Para resumir... não basta a igualdade de acesso ao ensino, a condição social dos encarregados de educação condiciona o sucesso futuro dos estudantes e com isso condiciona-lhes também o acesso ao mercado de trabalho. A educação não chega para reduzir o fosso entre ricos e pobres... a ascensão social continua a ser muito difícil e em Portugal é onde a educação e o contexto económico mais influenciam o salário futuro dos jovens.
A educação... É também tema de capa e manchete no Correio da Manhã de hoje. A Educação paga salários ilegais. Uma irregularidade que sobe aos 5 milhões de euros, pelas contas do Correio... É o resultado de uma auditoria ao serviço de professores requisitados por entidades privadas e institutos públicos... O Tribunal de Contas diz que é ilegal. A despesa em causa reporta-se aos anos entre 2006 e 2008.
Outra matéria de capa no Correio .. o narco tráfico. Diz o Correio que traficantes das favelas brasileiras chegam à margem sul... Pela manchete crê-se que chegam em força, ou pelo menos em quantidade e despudor suficientes para merecerem este destaque de 1ª página.
Depois Público e DN são hoje os únicos jornais que convocam Chopin para a primeira página. No dia em que se celebram os 200 anos sobre o nascimento do compositor... escreve o Público que parte do que se conhece de Chopin se deve à paixão por George Sand... enquanto o DN, mais lacónico escreve apenas: Chopin- a memória 200 anos depois... Já as manchetes seguem por outros rumos. Tempestade mata 50 na Europa e a França é o país mais afectado – escreve o Público. Ontem ao fim da noite, o mau tempo estendia-se para a Bélgica , Luxemburgo , Alemanha, Polónia... 
É ainda na primeira do Público que vem esta chamada de capa... 47 mil cidadãos contra Acordo Ortográfico... Está a ser preparada uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Com 35 mil assinaturas contra, o Acordo pode ter de vir a ser revisto, ou mesmo revogado...
E agora, só mais esta do Público... mais um estudo, mais uma sondagem.. Desta vez conclui-se que a confiança dos portugueses na democracia bateu no fundo. Os eleitores querem participar mais na vida pública da nação.
Nos DN e JN duas faces da mesma realidade... primeiro no DN... já faliram mais de 700 empresas só desde Janeiro... Os sectores mais afectados são os da construção civil, comércio e imobiliário, sendo o Porto o distrito em maior risco.
No JN, desemprego acelera passagem à reforma... ou seja, muitas das pessoas que pedem a reforma antecipada é porque estão já sem emprego, neste momento.
Em canto de página, ainda no JN dá-se a noticia do arranque das obras na Estufa Fria, em Lisboa. Esteve fechada 9 meses, deve reabrir em Outubro. As obras vão custar 1 milhão e 700 mil euros.
Dos económicos...
O Diário diz que o Governo prepara corte nos benefícios fiscais para reduzir o défice...  um aperto nos benefícios fiscais para famílias e empresas – bom, para famílias e empresas ... não sobra muita gente, pois não?... adiante
No de Negócios... Tribunal de Contas viabiliza novas estradas. Porque já foi aceite a solução proposta pela Estradas de Portugal, acrescenta.-se depois em sub título... ou seja, os contratos financeiros voltam aos valores iniciais e a Estradas de Portugal assume os riscos financeiros nos próximos 5 anos. Em caso de refinanciamento dos contractos, a empresa fica com a totalidade dos lucros.
O de Negócios avisa ainda que o desemprego em Portugal atinge já mais de 100 mil jovens   e que entretanto se aproxima uma semana negra para o Governo, com greves marcadas, com o debate orçamental e o PEC para aprovar...
No 24 a manchete de hoje vai para Luís Militão, o português que cumpre 150 anos de prisão pela morte de 6 pessoas na praia do Futuro. O crime ficou conhecido pelo crime de Fortaleza e ficou conhecido principalmente pela violência e pelos pormenor com que foi preparado. Hoje no 24 o monstro de Fortaleza conta toda a verdade... terá, ao que parece, escrito um livro, onde conta toda a verdade e todos os pormenores da morte desses 6 portugueses na praia do Futuro...o jornal entrevistou-o na prisão e promete revelar ainda os melhores excertos de um livro arrepiante...  irresistível, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário