Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A gripe suína é notícia em todas as primeiras páginas dos jornais de hoje.

Quatro hospitais mobilizados em Portugal, para controlar o surto da doença. O universitário de Coimbra, o de s. João no Porto e os de d. Estefânia e Curry Cabral em Lisboa. Em alerta para receber, se for caso disso, os 200 turistas portugueses cujo regresso do México é esperado para amanhã. É a matéria de capa do Diário de Notícias.

E no México já se sabe. Há a notícia da morte de dezenas de pessoas. Os Estados Unidos declararam estado de emergência médica… no Canadá a mesma coisa, sendo que há suspeitas do vírus ter já entrado na Europa, por Espanha, ou França.

Mortes no México e casos suspeitos em 3 continentes é a manchete no Público, enquanto o Correio da Manhã garante que os turistas portugueses estão a ser controlados nos aeroportos espanhóis e que essa mesma vigilância ainda não foi reforçada nos aeroportos portugueses. Já o Jornal de Notícias lembra que quem tomou a vacina – no caso a Tamiflu- que se tem revelado eficiente desde que tomada aos primeiros sintomas… pois diz o JN, que quem tomou a vacina está mais protegido… conclusão brilhante! Para quê tomá-la, se ela não fizesse efeito nenhum, nem bom nem mau, antes pelo contrário?!...

Ora já o 24 Horas passa ao lado da gripe suína e – celebrando o novo grafismo e visual - puxa para a capa a alegada guerra entre a TVI e o Governo… ou melhor e como diz a manchete… puxa para a capa os segredos do ódio entre José Eduardo Moniz e José Sócrates.

Dos económicos e se me permitem destaco apenas a capa do Diário. Do Diário Económico, onde se diz que os salários em Portugal têm o maior aumento da década…

Este ano! Diz o Diário Económico, que os patrões e os sindicatos acordaram num aumento médio de 2,6% nos salários, o que resulta no maior ganho de poder de compra desde o ano 2000.

Outra chamada de capa no Diário Económico vai para esta declaração do empresário Miguel Pais do Amaral… Diz que não se pode considerar vítima da crise e garantiu ao jornal que tem uma lista de empresas, que tenciona comprar nos próximos dois anos.

Pois que deus lhe dê vida e saúde para as conseguir gerir a todas com inteligência e sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário