As caras da notícia… os rostos…
Vamos por aí. Hoje o Público imprime na primeira página – chamemos-lhe assim – o rosto do mal, ou, como diz a legenda – a imagem colorida do AH1N1, o vírus da gripe suína, divulgado no dia 24, nos Estados Unidos… Só a imagem já assustava, mas o Público faz questão de completar o cenário, com a legenda: “Alerta de epidemia global de gripe mexicana”… e continua depois: “Organização Mundial de Saúde aumenta nível de alerta de pandemia”… “Governos tomam medidas sanitárias”… “México já conta 150 mortos”… “vírus atravessou o Atlântico e há casos confirmados em Espanha e no Reino Unido”.
Ora portanto, não lhe vamos chamar uma capa alarmista, a de hoje do Público, mas admitamos que é alarmante quanto baste…
Já o DN, quanto a este assunto, resume-o dizendo que os hospitais portugueses reforçam o stock anti gripe… O JN diz que o risco de pandemia aumenta, que o número de casos na Europa vai crescendo, mas que a ministra portuguesa da saúde garante que Portugal está preparado…
O Correio da Manhã puxa para a capa a notícia de duas portuguesas de quarentena e fala de suspeitas de dois casos de gripe suína na linha de Sintra…
E até os de negócios não fogem ao assunto.
O Jornal de Negócios diz que o México lança o pânico no mundo e que a gripe suína fez cair os mercado da aviação e turismo, mas que está a ser bom para a indústria farmacêutica… Enquanto o Diário Económico dá igualmente conta do prejuízo que vai sobrando para os operadores turísticos e companhias de aviação. As companhias aéreas preparam planos de emergência, enquanto as acções vão afundando na Bolsa.
O 24 Horas, em novo formato, puxa para a capa um outro rosto…
O rosto de uma jovem actriz de telenovela. O título explica que se reuniram 11 caras famosas e que o jornal as fotografou sem maquilhagem, nem retoques, nem roupa de marca, nem truques fotográficos… Hoje o 24 convida os leitores a ver o rosto dessas 11 mulheres de coragem e com idades entre os 20 e os 70 anos e perceber como elas realmente são. DIVAS de cara lavada – é como o jornal as apresenta, em título e manchete.
Pensar que por baixo de tanta beleza se podem hospedar criaturas tão horríveis e nojentas, como a que o Público hoje retrata na capa, deixa-me cheio de medo e repugnância por mim próprio.
Sem comentários:
Enviar um comentário