Começa a tornar-se entediante e quase deprimente até…estas manchetes diárias de mais uma suspeita de burla, de mais uma suspeita de fraude, de mais um arguido ilustre, de mais um ex qualquer coisa a contas com a Justiça…
Pois hoje é a vez de Arlindo Carvalho subir à ribalta dos jornais …
Suspeito de burla de 74 milhões, diz o Correio.
Suspeito de burla e de enganar o fisco .. diz o DN.
É hoje ouvido pelo Juiz…diz o Público, que acrescenta que Oliveira e Costa quer sair da prisão… Oliveira e Costa e agora Arlindo Carvalho são portanto dois, dos 5 arguidos que já leva o caso BPN…
No jornal I, viram-se as atenções para outra das edificantes novelas em curso… O caso BPP. Diz o título que os accionistas não compreendem porque é que as Finanças se limitam a vetar todas as propostas de solução para recuperar o banco.
Mas a actualidade não se esgota nestas notícias e pequenos dramas…
Portugal dá uma ajuda ao sonho do carro eléctrico… Pois claro que não são desses..
Os carros eléctricos de que se fala e de que o DN até já publica uma fotografia… são de uso individual e hão-de ser construídos pela Nissan, como alternativa aos motores poluentes de combustão. Ontem ficou a saber-se, que Portugal vai receber uma das fábricas de construção de baterias, para o protótipo de carro eléctrico, ecológico e amigo do ambiente. 200 postos de trabalho no horizonte e duas vilas candidatas a receber a fábrica.. Estarreja ou Sines. O projecto é uma parceria entre a Nissan e a Renault e implica um investimento de 250 milhões de euros. Primeiro, esta fábrica de baterias de iões de lítio, depois, talvez Portugal arranque mesmo para o fabrico dos próprios automóveis eléctricos.
Na primeira do DN, ainda só mais estas duas… a primeira com título a vermelho bem visível já em rodapé de capa diz que o desemprego faz aumentar os crimes informáticos… e depois, com mais discreta chamada de capa, esta outra que diz que um empresário da Madeira foi condenado a 4 anos e meio de prisão efectiva, por fuga ao fisco.. aliás por fraude no IVA e IRS … o curioso vem logo a seguir. Diz o DN, que este empresário madeirense é a primeira pessoa a ser condenada, em Portugal, por fraude fiscal…
Deve ser verdade, já que o jornal o escreve, o que torna a revelação ainda mais surpreendente. Nunca ninguém em Portugal foi condenado e preso por fraude fiscal? De certeza?... espantoso não acham?
Mas não é verdade, se bem que seja, de facto, um caso muito raro.
Os económicos... Vamos só pelas gordas.
Segurança social ajuda empresas com dívidas a encontrar investidores - diz o Jornal de Negócios… acrescenta ainda… que o Estado português está disposto a subsidiar até 6500 euros os tais automóveis eléctricos de que se falava no DN.. foi o que ouvi também ontem Sócrates dizer… cito de memória... 6500 para quem trocasse o velho carro a petróleo por um eléctrico e 5 mil, se não me engano, para os outros casos em que não há troca nenhuma… falou também na redução em 50%, do IRC para as empresas que apostem nestes veículos não poluentes…
No Económico, Sócrates discursa perante o auditório da conferência, que o próprio jornal ontem organizou… E disse entre outras coisas , Sócrates , que se for reeleito não baixa impostos, que isso era deitar para o lixo todo o trabalho de consolidação das finanças públicas.. uma imprudência, foi o que lhe chamou.
E no Jornal de Noticias, a segurança… e é em nome da segurança que há equipas especiais da GNR, equipadas também com meios especiais, para reforçar a segurança e combater a criminalidade. Snipers e helicópteros contra o crime violento – grita a manchete …
A foto de capa no Jornal de Noticias revela entretanto uma outra realidade.
Menos espectacular talvez...
Mais discreta, quase silenciosa.
A da fome dos nossos mais velhos.
Em Coimbra, voluntários de uma organização solidária percorrem a alta da cidade, distribuindo comida e afecto aos mais velhos e mais pobres . Matar a fome a idosos pobres - é assim que o jornal resume o assunto. Um assunto talvez não tão espectacular como as audições e audiências dos nossos ilustres caídos em desgraça, mas , um assunto, de qualquer forma e todos sabemos como o assunto geralmente falta quando chegam as férias.
Sem comentários:
Enviar um comentário