Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ora aí está, que esta sim é uma manchete surpreendente! Por mais que uma razão, mas esta só já chega. Este facto, de hoje a Cultura merecer destaque e manchete, pelo menos no jornal Público.

“Crise obriga cultura a encontrar novos caminhos”, assim mesmo sem artigos, como é prática das manchetes. Continua depois o subtítulo dizendo, que é o facto de haver menos dinheiro e uma nova relação com os públicos, ditada pelas tecnologias, que levam à reinvenção de que se fala. E é também por isso, que o Público de hoje traça alguns cenários do que pode ser a nova era.

Outro destaque de capa vai para a TAP, que, por falta de passageiros, vai cancelar 2400 voos até Junho que vem.

Em queda está também a venda de peixe. E é essa a manchete do Correio da Manhã…Venda de peixe cai 26%, os pescadores garantem que não houve um ano tão mau para o negócio, como este que ainda nem vai a meio.

Depois, e quando tanto se fala em pressões, neste caso, naquele caso, enfim, em vários casos… agora é o caso Casa Pia… Diz o Correio, que um inquérito da Unidade Disciplinar e de Inspecção da Judiciária concluiu que um ex director nacional adjunto, um certo Artur Pereira, terá tentado interferir nas investigações, em defesa de Carlos Cruz…

No 24 Horas é também de pedofilia que se fala. “Menino abusado recebeu jogos de vídeo e uma consola”. O abusador tem 60 anos e é um ex bibliotecário de Coimbra. Diz o jornal, que a policia suspeita que os pais da criança sabiam de tudo e consentiam. O arguido já confessou, pelo menos que oferecia prendas à criança…

No Jornal de Noticias a manchete faz-se com a decisão aprovada ontem, de levantar o sigilo bancário. “Fisco com acesso às contas para vigiar enriquecimento” – é o título e a chamada de capa. As suspeitas sobre património vão permitir verificar depósitos sem direito a recurso e relembra-se ainda, que os rendimentos não justificados serão taxados a 60%.

E depois santa Clara-a-velha. O mosteiro das monjas clarissas em Coimbra… Séculos encerrado e ao abandono. Reabre ao público amanhã. Diz o JN, que depois das obras o velho mosteiro promete revelar pormenores curiosos, sobre a vida das freiras clarissas. Histórias de riqueza e de requinte, promete o jornal…

No DN, deitam-se contas à diferença de salários em Portugal, para se concluir que se abre cada vez mais, o fosso entre os salários mais altos e os mais baixos. A disparidade já era clara em 95 e nunca deixou de ser evidente até 2006. Este ano parece que se agravou ainda mais.

Notícias do mundo levam a primeira do DN de um salto até à Índia… 714 milhões de eleitores obrigam a um mês de eleições, no sub continente indiano. A maior democracia do mundo já corre às urnas para escolher um novo governo… mas com 714 milhões de eleitores inscritos, os resultados só devem ser conhecidos em Maio.

E uma boa nova… Diz o DN, que o número de dadores de órgãos para transplante está a crescer, apesar da lista de espera não parar de crescer, ela também… neste momento há 3 mil doentes à espera… mas a boa nova é que, não só os dadores tem vindo a aumentar em número… um aumento de 5% só nos últimos 3 meses… mas agora e para além disso, há a notícia de que o imã da mesquita de Lisboa acaba de proclamar que os muçulmanos também podem ser dadores de órgãos, se assim o entenderem.

Sem comentários:

Enviar um comentário