Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

a vida extraordinária de d. Adelaide de Bragança

Bom e mesmo que pouco vos interesse saber o que Bruxelas pensa fazer... é de Bruxelas que descem as novidades mais influentes da nossa actualidadezinha... 
E assim sendo vamos a resumos.
No Correio da Manhãcrise grega arrasta juros de Portugal para máximos – cimeira aprova regra de ouro dos défices.
No PúblicoBruxelas quer acordo global para a dívida grega decidido até ao fim da semana. Passos Coelho rejeita segundo resgate a Portugal.
No Diário de NotíciasConselho europeu avança reforço da disciplina das finanças públicas. Os lidereres europeus decidem promover o crescimento, combater o desemprego e avançar com um pacto orçamental a 25... a 25, que a Inglaterra e a República Checa não assinam.
No Jornal de Notíciasna Cimeira Europeia Bruxelas exige a Passos Coelho emprego para jovens.
E agora em sentido inverso. 
Ainda no Jornal de Notícias, a manchete – Justiça deita ao lixo 3 milhões e 200 mil euros...  é o balanço mais evidente que o jornal faz do novo mapa judiciário... dá-se o exemplo do tribunal de Cabeceiras de Basto, que foi inaugurado há dois anos, custou os tais 3 milhões e 200 mil e vai fechar.  
Das breves chamadas de capa sublinho só esta p’lo insólito – em Valença, corre um peditório para ajudar um falsário a sair da cadeia.
No DN, ainda a contas com a Justiça, temos a ministra da tutela. Perdão, dito assim até soa mal... Temos a ministra  Teixeira da Cruz a contas com as contas da Justiça. Diz a manchete – ministra manda investigar suspeita de crime nas contas da Justiça. Diz que já pediu ao Procurador da República que investigue, se não terá havido gestão danosa do ministério antes dela lá chegar. 
Das breves... estas duas.. de Coimbra vem o anúncio de um medicamento que pode prever o cancro.. ou antes, pode detectar se há e onde estão as metástases. Daí o caminho torna-se mais fácil para o médico.
A outra garante que desde que a lei de saúde mental foi aprovada, em 98, os internamentos compulsivos mais que triplicaram. Diz o jornal que os pedidos de internamento partem dos familiares dos doentes. Ora aí está uma informação interessante.. são então os familiares ?... Não são os próprios?... 
No Público... a Justiça ainda... por razões óbvias... o novo mapa judiciário. Mas a manchete aqui diz isto:  Governo negociou com a Troika adiamento de grande parte das reformas na Justiça. Diz que o novo calendário dá mais tempo ao executivo para aplicar o programa – e aí está mais uma informação fundamental. Vai-se prolongar o prazo para se ter mais tempo... Já se o encurtássemos provavelmente ficaríamos com menos tempo. O tempo é fantástico – estica e encolhe com uma facilidade  espantosa. Adiante, que não temos o tempo todo.
No Correio da Manhã, o principal  destaque vai para o futebol. Mas há aqui duas discretas chamadas de capa que talvez valham a pena.
Primeiro esta, pela selvajaria da coisa em si – perto da Kapital –sendo esta capital uma discoteca de Lisboa – perto da Kapital homem morto à pancada. 
E a outra- por causa da televisão digital terrestre o apagão analógico afecta dois milhões. O mais irónico é que é até capaz de ser verdade.. pode bem haver dois milhões de pessoas que se vão sentir mesmo afectadas, se ficarem sem poder ver televisão...
Dos económicos e financeiros...  temos esta chamada de capa no Económico, onde se cita o primeiro ministro. 
E diz isto: Passos garante que Portugal vai regressar aos mercados em 2013. Bom, dos mercados nunca ele se livrou nem saiu. O que se passa é que por estes dias os mercados a que Portugal recorre parecem apostados em comê-lo vivo.
No de Negócios, em edição especial, conta-se hoje o que mudou em Portugal com a Troika. 
E entre as várias abordagens, o jornal leva-nos até este Clube do Optimismo... e sublinha que para os fundadores deste jovial clube , uma das prioridades nacionais é acabar com a frase batida do “ Vamos indo”.
E vamos indo nós também até à capa do I
Banco de Portugal tem quinta com cavalos para funcionários – anuncia a manchete. Fica em Caneças. Para os funcionários e família. Serve também para receber algumas reuniões de trabalho.  E pelo tipo de letra com que o jornal dá a notícia fica-se com a ideia que o I acha mal que o Banco de Portugal tenha uma quinta com cavalos em Caneças...
Já empurrada lá mais para o fim da edição, temos ainda D. Maria Adelaide de Bragança. 
A princesa de Portugal faz hoje cem anos e será condecorada por Cavaco Silva. Daí o destaque - a vida extraordinária de d. Adelaide de Bragança que é a última neta viva de D. Miguel e que foi presa pela Gestapo e condenada à morte, quando era voluntária da Cruz Vermelha, em Viena, durante a 2ª Grande Guerra.  

Sem comentários:

Enviar um comentário