Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Despachemos já os de negócios...   e no JN, Jornal de Negócios, a manchete anuncia que Portugal é o pais que paga melhores dividendos... convida-se depois o leitor a conhecer as empresas cotadas em bolsa que têm a remuneração mais rentável... De resto, fala de prémios, o de Negócios... gestores públicos sem direito a prémios este ano – é uma proposta do CDS que o jornal acredita que vai ter o apoio de toda a oposição parlamentar...  e o presidente da Brisa que vai abdicar, ou abdicou já dos bónus relativos ao exercício do ano passado e ainda a Jerónimo Martins, que este ano vai pagar 250 euros de bonificação a todos os 50 mil trabalhadores da empresa, em Portugal... 12 milhões e meio de euros ao todo...o dinheiro, diz Soares dos Santos, será retirado dos lucros da Jerónimo Martins...
O Económico convida também a descobrir as empresas que vão pagar mais dividendos este ano, sendo que a manchete vai para o segredo de Justiça... PGR aperta regras para evitar a violação do segredo de justiça... em subtítulo explica-se que Pinto Monteiro, o Procurador, vai criar uma directiva interna para lidar com o segredo de Justiça... Uma decisão que surge na consequência do caso Face Oculta.
No Correio da Manhã, outras contas... Parlamento entregou 17 milhões ao BPN... enfim, 17 milhões e 400 mil euros... acrescenta-se que o dinheiro acabou por ser transferido para a Caixa Geral de Depósitos, uma semana antes do banco ser nacionalizado... acrescenta-se também, já lá dentro, que a coincidência de datas  não passa disso mesmo, de uma coincidência...  É disto que o Correio da Manhã faz hoje manchete, por razões certamente de toda a pertinência ... com muitíssimo menos destaque anuncia-se também que neste momento em Portugal há 89 mil pessoas que estão proibidas de usar cheques... proibidas , não... inibidas – que é o termo técnico.
No 24 dá-se algum destaque à passagem de Manuela Moura Guedes, ontem, pela comissão de ética no parlamento... e terá dito, entre outras coisas, que António Vitorino pressionou a Prisa para acabar com o Jornal de sexta, da TVI.
No DN, Moura Guedes  ainda... Moura Guedes e Balsemão lado a lado em duas fotografias tiradas justamente em S. Bento. Na primeira a jornalista informa que Sócrates até para o rei de Espanha telefonou para que Juan Carlos pressionasse a Prisa para lhe acabar com o telejornal... Balsemão afirma que houve um plano magistral para enfraquecer os privados... os privados... os meios de comunicação , claro.
Outro título de toda a actualidade... a greve de hoje da função pública, que- segundo lembra o título – é a primeira desde 2007 que é apoiada por todos os sindicatos... os sectores mais afectados hão-de ser os das as escolas,  repartições de finanças e  centros de saúde...
Público e JN fazem a capa com a violência nas escolas.... depois do caso do aluno de Mirandela que se atirou ao rio para fugir das agressões dos colegas... o Público de hoje lembra que metade dos alunos que são vítimas de bullying não apresenta queixa --- bullying... estrangeirismo que se usa agora para definir a violência física e as agressões em meio escolar entre alunos...  Acrescenta-se ainda que segundo um estudo académico, 13,5% dos alunos do secundário são vítimas desse tipo de violência. No JN e entre parêntesis afirma-se que na escola todos batem em todos... os parêntesis dizem que a declaração é de um primo do jovem que morreu em Mirandela.
No I e para acabar... diz a manchete que, 20 anos depois, a diferença entre os salários de homens e mulheres se mantém... enfim mantém-se mais ou menos... se em 1985 essa diferença estava nos 27,1%, em 2008 era de 21,6%... mesmo assim, nesse ano de 2008, para trabalho igual consta que os homens ganhavam mais 240 euros que as mulheres... enfim, presume-se que o cenário seja o de para trabalho igual.. mas também pode não ser... pode ser que as mulheres estejam ainda maioritariamente condenadas aos trabalhos pior remunerados.

Sem comentários:

Enviar um comentário