Vamos lá, então!


A partir de hoje, doravante e para o futuro, é aqui que podeis ficar a par e passo certo com a actualidade que realmente interessa, à medida que os gatos vão deixando os jornais do dia, ainda a cheirar a peixe, ao pé do Quiosque e à mão de semear da Maria Pandilha, uma vossa criada e criatura fortemente empenhada na livre circulação de informação, ideias e outras merdas.
Por isso as vendo ao preço que as compro, as notícias do dia.
Se cheiram a peixe, a culpa não é minha. Se quereis jornais a cheirar a tinta, comprai-os vós, que isto não é a Santa Casa, gaita!

Vamos lá, então.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Comecemos pelos económicos…

Os fundos de pensões perdem mil milhões com a crise das bolsas – diz o Jornal de Negócios em manchete… o Diário Económico vai acrescentando que a maioria das empresas na bolsa já dá dinheiro…

Diz o de Negócios, que a deflação já dá sinais de vida e que o vestuário, a saúde, os transportes e o lazer já registaram preços em queda…

Responde o Económico, que as Universidades estão sem verbas para pagar salários.

Volta o de Negócios explicando quanto vai pagar quem quiser comprar casa e também como são tributadas as mais valias, a quem as quiser vender…

O Económico remata dizendo que as falências em Portugal dispararam 80%, nos primeiros 3 meses deste ano.

Do mundo, trazem o Público e o DN as imagens de dezenas de milhares, nas ruas desafiando o estado de emergência, imposto pelo governo da Tailândia… é a legenda da foto de capa no Público de hoje… “Tailandeses nas ruas desafiam estado de emergência” é o título e legenda na capa do DN.

E na capa do DN dá-se ainda conta, das primeiras conclusões das perícias em Itália, para se concluir que 22 mil prédios ruíram, no sismo de Aquila, por manifesta e comprovada má construção.

A manchete do DN remete-nos no entanto e de novo para a política nacional e para dar notícia de que as Finanças dizem que os polícias devem receber por horas extras. A decisão foi anunciada pelo ministro das Finanças e assim sendo, os sindicatos do sector vão hoje pedir ao ministro da administração interna, que dê ordem imediata de pagamento.

Falando de dívidas, só mais esta para fechar a capa do DN: “Dívidas de telemóveis disparam 63% só na PT”. Entre telefones móveis e fixos, a operadora já tem um total de quase 5 milhões de euros, em dívidas incobráveis.

Na primeira do Público, a outra chamada de capa vai para a reforma do mapa judiciário, que deixa 60 vagas por preencher nos tribunais. Diz o Público, que a falta de magistrados do ministério público se agrava no interior do país… Enfim, seria a primeira coisa a não se agravar no interior do país! Adiante.

Na primeira do JN é o poder local que faz a manchete… Mais 520 cargos políticos a criar nas autarquias é o que se lê – gordo e negro a toda a largura. Setúbal e Faro estão entre as 22 câmaras, com direito a mais 2 vereadores. Diz ainda o JN, que o aumento de número de autarcas altera a constituição das assembleias municipais e de freguesia e que vai custar ao erário público perto de 3 milhões e meio de euros.

Agora a grande chamada de capa, com fotografia e tudo, vai para as crianças com trissomia 21. “Não desistam destes filhos à primeira” – lê-se no título à foto. Promete-se depois o relato de 3 mães, que tiveram crianças com trissomia 21 e que contam como foi lidar com a notícia da doença e com a própria doença dos filhos…

Na capa do 24 Horas os números são alarmantes. Números de 2007, que dizem que, nesse ano, 309 crianças foram abandonadas. Por falta de dinheiro, por negligência…

Ou, quem sabe, por motivos ainda mais imponderáveis. Atente-se na capa do Correio da Manhã-- Diz assim: “Casal troca criança por cão” – é o que consta – uma família da zona centro – o que para o caso seria irrelevante, supõe-se …. Uma família, portanto, devolveu um menor em processo de adopção, por incompatibilidade com o cão da casa…

Sem comentários:

Enviar um comentário